Nós sabemos que 2020 exigiu de todos inúmeras adaptações. Muitos trabalhadores precisaram se ajustar ao regime de home office, entre eles, os professores. Consequentemente, os alunos também precisaram aderir à tecnologia para dar continuidade aos estudos.
Contudo, mesmo para os mais jovens e adeptos ao modelo, o período pode ser exaustivo. Dessa forma, pensando em trazer uma atividade agregadora para os alunos do 9° ano, no dia 28 de novembro, o Colégio Chaminade promove o Web Game.
A dinâmica que tem o formato de um game será totalmente on-line e estudantes que cursam o 9º ano em 2020, de todas as escolas da cidade podem participar. Ainda, o evento premiará o 1° colocado com um Kindle, o 2° lugar com um cartão-presente de produtos esportivos e o 3° lugar com um cartão-presente para uma livraria.
As inscrições são gratuitas e para participar é necessário inscrever-se neste link.
Conversamos com o diretor pedagógico do Ensino Médio do Colégio Chaminade, em Bauru, Marcos Roberto de Paula, e com a consultora de comunicação do colégio, Carla Tim, que explicam detalhadamente como funcionará o game.
Desafio no formato de game
Diferentemente da preparação tradicional para provas escolares e para o vestibular, o Web Game é uma gincana pedagógica. Dessa forma, em vez de acompanhar o conteúdo programático, as perguntas abordam conteúdos gerais relacionados à atualidade.
Assim, foi dividido entre duas categorias: desafios e enigmas. No primeiro caso, a pontuação varia com a rapidez da resposta, a quantidade de tentativas, a opção de pular a questão e com o número de erros.
Exemplo de questão da categoria Desafio. Foto: Divulgação
Já no caso dos enigmas, o participante começa com uma quantidade de pontos e, a cada pista solicitada para sua resolução, a pontuação vai decrescendo. Ou seja, quanto menos pistas solicitadas, mais pontos. O resultado final é calculado a partir da soma das duas modalidades.
Ainda, para chegarem às respostas os alunos podem – e devem – realizar consultas, sejam elas na internet, em livros ou até mesmo com familiares.
“No modelo de sociedade que temos hoje, o acesso à informação é muito fácil. Portanto, é a possibilidade de transformar esses dados em conhecimento propriamente dito que deve ser trabalhada com os alunos. O Web Game vem nesse sentido de utilizar a estratégia de jogos para a construção do conhecimento. Essa atividade está alinhada à proposta do Ensino Médio, já que aqui a ideia é que os alunos tenham essa autonomia e esse protagonismo. Como estudantes do Ensino Médio, eles precisarão em vários momentos fazer buscas, seleção de dados, análises desses dados e, a partir disso, construir o resultado dos seus próprios projetos”, destaca Marcos.
Habilidades para a vida
Foi-se o tempo em que as provas apresentavam questões que exigissem um conhecimento simplista. Atualmente, elas demandam a capacidade de correlacionar informações, mobilizando diferentes áreas do conhecimento para chegar às respostas.
Sendo assim, o Web Game acompanha a proposta e visa preparar os estudantes para esses desafios. “É uma gincana pedagógica porque estimula o principal: a capacidade de buscar informação, de selecionar, de organizar, de fazer uma síntese, de se organizar no tempo também. Isso é um treinamento de todas as habilidades que o aluno tem que ter para ir bem na escola e no vestibular também”, explica Carla.
Além disso, essas competências também são úteis – e necessárias – no dia a dia, para além da vida escolar, como acrescenta o diretor pedagógico.
“É uma nova realidade no cenário educacional e nós temos que estar prontos para trabalhar com isso. Estamos atuando de uma forma que os alunos sejam capazes de se interessar pela busca pelo conhecimento, não apenas a questão da informação. Isso é algo que eles vão lançar mão em diferentes cenários e situações, desde práticas profissionais até nas relações interpessoais”, afirma Marcos.
Além disso, neste momento em que as medidas de distanciamento social completam cerca de oito meses, o diretor pontua que esse tipo de iniciativa é muito benéfica.
“O Web Game permitirá um certo contato, já que estarão competindo entre si, brincando e participando. Tudo isso tendo como resultado final um processo significativo de aprendizagem; por ser um game, ocorrerá de uma forma natural para eles e não de uma maneira imposta”, finaliza o diretor.
Serviço
Web Game Chaminade
Data: 28 de novembro,
Inscrições: www.webgamechaminade.com.br
Colégio Chaminade
Local: Rua Regina Célia Palmeira, 1-80 – Vila Aviação
Telefone: (14) 3235-1900
Site do colégio: www.chaminade.com.br
Facebook: /chaminadebauru
Instagram: @colegiochaminade