No último dia 15 de novembro aconteceu o primeiro turno das eleições municipais em todo o Brasil. Alguns dias antes, o mundo também parou para acompanhar a apuração das eleições norte-americanas, em uma das votações mais importantes da história. Para conscientizar os alunos do 3º ano do ensino fundamental sobre a importância do voto e do processo eleitoral, as professoras Fernanda Saraiva, Mônica Prado e Érika Costa, do Colégio Anglo Bauru, promoveram o projeto “Voto Solidário”.

A campanha foi criada a partir dos assuntos estudados nas disciplinas de História e Geografia e da leitura do livro “E se criança governasse o mundo?” do autor Marcelo Xavier. Além disso, é dever da escola a promoção do aprendizado tendo como pilares os valores éticos, a vida em sociedade e o conhecimento sobre o sistema político já no Ensino Fundamental, de acordo com a Lei de Diretrizes e a Base Nacional Comum Curricular (I.9394/1996).

Assim, cada aluno assumiu uma posição como candidato a prefeito de Bauru e gravou um vídeo apresentando suas propostas para a cidade, que abordaram assuntos como educação, segurança, saúde e meio ambiente. A atividade levou à reflexão sobre o que é ser cidadão e também incentivou as crianças a conhecerem melhor o município onde moram.

“Os estudos que vinham acontecendo já traziam às crianças um olhar de preocupação para os problemas da cidade. Com a proposta da campanha eleitoral, eles tiveram um olhar mais profundo e foram procurar os problemas que poderiam ser solucionados, o que fez com que eles se envolvessem com as questões sociais. Isso faz com que nossos alunos cresçam com um olhar crítico e se tornem adultos capazes de mover situações para promover mudanças”, explica a professora Erika, do 3ºC.

925 litros de leite arrecadados

Os leites foram doados à Instituição Seara de Luz, projeto social de Bauru que atende 170 crianças carentes de 6 a 15 anos no contraturno escolar

Depois da campanha, cada aluno pôde mobilizar seus “eleitores”, sendo assim, um litro de leite equivalia a um voto. O resultado foi extraordinário: 925 litros de leite arrecadados no total, entre as três turmas.

“Esses projetos solidários são importantes pois desenvolvem nos alunos a consciência social e sensibilidade em relação às necessidades de outras pessoas e do ambiente”, explica Janaína Guion, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Anglo Bauru. “Eles aprendem que a verdadeira cidadania se dá na relação de responsabilidade com próximo e com o espaço em que se está inserido”, completa.

Participação da Família

O envolvimento e a participação dos familiares na atividade já eram esperados pelas professoras. “Nós já esperávamos a participação das famílias, pois elas são muito participativas no aprendizado dos nossos alunos. Mesmo assim o resultado foi surpreendente, houve uma grande campanha nas redes sociais que contribuiu para gerar uma grande arrecadação”, conta a professora Fernanda.

“Quem move as famílias são as crianças. Se os conteúdos foram bem apresentados aos alunos e eles se envolveram, eles conseguem transcender isso para a família, o que é muito importante”, conclui a professora Erika. O diretor do colégio, André Cola, também dá ênfase para o impacto de ações solidárias para as famílias: “as famílias se envolvem e veem que todos podem ajudar e fazer a diferença na vida de quem precisa e muitas vezes não tem com quem contar”.

As professoras organizadoras da campanha também ficaram muito felizes e satisfeitas com o resultado das arrecadações. “O sentimento é de gratidão e dever cumprido”, destaca a professora Mônica. Já a professora Fernanda descreve a felicidade de “ter conseguido envolvê-los em uma ação que constrói a cidadania, a humanidade e o amor ao próximo”.

3 prefeitos para o 3° ano

Apesar do “Voto Solidário” ter sido uma campanha específica para as turmas do 3º ano, o Anglo Bauru promove com frequência projetos de contribuição que movimentam todos os alunos e famílias do colégio, como a doação de alimentos, material escolar e roupas. No ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia, as ações aconteceram em formato de “drive thru” para preservar a saúde e segurança de todos.

A campanha “Voto Solidário” resultou na “eleição” de três prefeitos, um para cada turma: Lavínia Ramos, do 3ºA, Valentina Mendes, do 3ºB e Caio Franco, do 3ºC. Em sua primeira ação como governantes, os alunos foram até o colégio para fazer a entrega das arrecadações à instituição Seara de Luz, projeto social de Bauru que atende 170 crianças carentes de 6 a 15 anos no contraturno escolar, oferecendo apoio, alimentação e atividades de lazer.

Mônica Prado, Lavínia Ramos, Érika Costa, Caio Franco, Valentina Mendes e Fernanda Rocha e a representante do Seara de Luz

Promover projetos e ações que destacam a solidariedade e o respeito ao próximo são formas de incentivar alunos e famílias a entender o mundo de forma consciente e crítica. Mostrar para as crianças que elas podem ser agentes de mudança também está inserido na ideia de uma escola de propósito – fazer com que a educação não fique restrita apenas para o dia-a-dia em sala de aula, mas seja fundamental para construir uma sociedade mais cidadã e igualitária.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Minidocumentário da ABDA conta história de Nando, paratleta que teve vida transformada pelo esporte

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) acaba de lançar o minidocumentário &#…