influx1

Um método de ensino totalmente diferenciado – essa é a maior proposta da Influx, escola de idiomas que já está em todas as regiões do país. Só no Estado de São Paulo, já são mais de 30 instituições da rede curitibana com aulas de inglês e de espanhol.

“A metologia Influx é totalmente exclusiva. Aqui, a gente trabalha com duas abordagens de ensino: a lexical e a comunicativa. Na prática, isso significa que o aluno aprende gramática, pronúncia e vocabulário de maneira integrada. Diferente das outras escolas que trabalham essas questões de maneiras separadas. Com isso, os cursos dessas escolas acabam sendo mais longos. Aqui na Influx, o aluno tem a garantia de que, ao final do curso, que são dois anos e meio, ele vai alcançar o nível avançado de inglês”, diz Bruna Iubel, coordenadora pedagógica da rede Influx.

Confira a entrevista e saiba mais sobre a escola!

Você comentou sobre o prazo de dois anos e meio. Mas como vocês conseguem medir isso?
Bruna: Então, mesmo quem não teve nenhuma aula, consegue atingir essa meta. E todo mundo pergunta: ‘como vocês vão conseguir garantir isso’? Eu não posso dizer que a garantia ‘soy yo’! (risos). Mas ao final do curso, todos os nossos alunos fazem o Toeic, que é o teste de proficiência mais usado por empresas, multinacionais e universidades. Essa prova é totalmente gratuita porque a Influx dá para os alunos. Se eu for tentar uma vaga em uma universidade, por exemplo, eu não posso dizer que eu sou o livro 5 da Influx, né? (risos) Eu preciso apresentar uma certificação internacional. E, ao final desse período de dois anos e meio, todos os alunos fazem o Toeic e a gente garante a eles 700 pontos que significa que a pessoa já está no nível de inglês avançado. E se o aluno não atingir essa pontuação ele pode continuar estudando de graça até atingir esse nível. Isso prova que a gente acredita, de fato, que a Influx tem uma metologia avançada.

E como funcionam as formas de ensino?
Bruna: Com a abordagem lexical, o aluno vai aprender muito vocabulário, que é basicamente o que a gente precisa para se comunicar. A gente precisa saber vocabulário. Mas os nossos alunos da Influx não aprendem palavras soltas, eles aprendem combinações de palavras. A gente não ensina o aluno somente a falar ‘ônibus’. A gente ensina a falar ‘ponto de ônibus’, ‘subir no ônibus’, ‘descer do ônibus’, porque aí ele não precisa ficar juntando as palavras sozinho. A gente já ensina a combinação para eles. Então, dentro de uma aula lexical, o aluno vai aprender o vocabulário e toda a gramática dentro de uma situação real. Se for uma aula sobre o restaurante, por exemplo, ele vai aprender os tipos de comida, tipos de bebida, como pedir comida, como falar onde ele quer sentar e aprende todo o vocabulário envolvido. Já a próxima aula é totalmente comunicativa e aí a sala de aula muda e se torna um restaurante. O professor é o garçom e os alunos são os clientes. Nessa hora, o aluno precisa colocar em prática todo o vocabulário que ele aprendeu na aula anterior. E isso é muito importante porque, quando ele vai mudando de nível, ele vai vivenciando todas as situações que ele certamente terá que passar lá fora.

influx8

As aulas também têm escrita ou é tudo falado?
Bruna: Também tem escrita e a gente trabalha as quatro habilidades da língua: leitura, escrita, fala e audição. Aqui, o aluno trabalha tudo isso e sai com conteúdo completo.

E qual o tempo de cada aula?
Bruna: São duas horas por semana que podem ser em dois dias ou um dia só.

O método é o mesmo para o inglês e para o espanhol?
Bruna: Sim, para os dois. A única diferença é que o curso de espanhol dura dois anos.

Hoje em dia é muito comum o ‘Callan Method’ (Método Callan). O sistema da Influx é muito diferente?
Bruna: É semelhante. O Callan conta com aulas de vocabulário… é muito vocabulário, mas você nunca pratica. E são palavras soltas, já o Influx não. Você aprende uma combinação de palavras, além de estar sempre praticando esse vocabulário. O aluno mostra que já consegue se comunicar. Eu fui professora da Influx por muitos anos e, hoje, eu só trabalho com treinamento de pessoas. Mas eu tive vários alunos que, quando voltavam de uma viagem para fora, sempre contavam que tinham conseguido se comunicar. Eles falavam: ‘nossa, quando eu cheguei no restaurante, foi igualzinho ao treinamento em sala de aula’. E isso é muito bom.

O sistema de ensino é voltado para alguma faixa etária?
Bruna: A gente trabalha a partir dos sete anos. Todo mundo é bem-vindo para vir aprender inglês aqui.E a gente trabalha com turmas reduzidas, com nove alunos por sala, no máximo.

Então, depois desses dois anos e meio o aluno já termina o curso?
Bruna: A gente costuma até brincar que, depois desse tempo, o aluno tira a habilitação de motorista e já pode dirigir. No entanto, ele pode continuar praticando e trabalhamos com outros cursos, como de comunicação avançada, inglês para negócios e preparatório para o Toeic. É só pensar: quanto de vocabulário em português a gente sabe? Bastante, né? Mas não aprendemos todo dia? Com o inglês é a mesma coisa. Mesmo que você já saiba falar inglês, nada te impede de aprender mais.

E o que é mais fácil: inglês ou espanhol?
Bruna: Olha, eu sou suspeita porque eu sou professora de inglês! (risos) Mas eu acho que, com essa metodologia, as duas línguas ficam fáceis. Como a gente trabalha com essa maneira inovadora que é o ensino do vocabulário com a gramática e a pronúncia, tudo fica mais fácil. Fica divertido, descontraído e o aluno sempre aprende muito. Acredito que, dessa maneira, o inglês e o espanhol ficam fáceis.

Saiba mais
As aulas na Influx começam em março e os alunos não são obrigados a fecharem contratos anuais, apenas semestrais. “A gente tem esse outro diferencial que é o nosso contrato. O aluno assina um contrato de um semestre porque não queremos que ele fique aqui obrigado. Então, ele só ficará no outro semestre se ele tiver gostado. Se ele sentir que aprendeu e que valeu a pena, então ele renova por mais um semestre”, diz. Um outro diferencial da escola é que, o aluno que tirar a maior nota do Toeic, de todas as escolas Influx, ganha um intercâmbio de um mês com tudo pago. “Irlanda, Canadá, Austrália… o aluno pode ir para qualquer lugar!”, finaliza Bruna.

A Influx English School fica na Rua Rio Branco 21-22. Tel: (14) 3206-2627

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…