volei bauru
 

Foi realizada nesta terça-feira (03) a cerimônia oficial de lançamento da edição 2015/16 da Superliga, principal competição de vôlei do país. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), foi realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de representantes das 24 equipes que estarão na disputa, 12 no masculino e 12 no feminino.

O Concilig Vôlei Bauru foi representado na festa pelo técnico Chico dos Santos, a levantadora e capitã Ana Tiemi e a ponteira/oposta Natiele. A equipe bauruense disputará pela primeira vez a elite do vôlei nacional após conquistar o título da Superliga B, em março deste ano, ao derrotar o Sogipa/Porto Alegre na final, disputada no ginásio Panela de Pressão, em Bauru.

Além do Concilig Vôlei Bauru, disputam a edição feminina da Superliga o Rexona Ades/Rio de Janeiro (atual campeão), o Vôlei Nestlé/Osasco (SP), SESI-SP, Camponesa/Minas (MG), Dentil/Praia Clube (MG), Pinheiros (SP), Brasília Vôlei (DF), São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP), Rio do Sul/Equibrasil (SC), São Bernardo Vôlei (SP) e Renata/Valinhos Country (SP), que também disputa a Superliga pela primeira vez.

Os principais nomes do vôlei nacional e também as principais autoridades do esporte no país marcaram presença no lançamento da Superliga. Walter Pitombo Laranjeiras, presidente da CBV, destacou o papel fundamental da competição na formação de novos talentos. “A Superliga é fundamental para que tenhamos sucesso na formação de nossos atletas e renovemos o esporte no país.” Já o diretor de Competições de Quadra da entidade, Radamés Lattari, afirmou que esta edição tem tudo para ser uma das mais competitivas da história da Superliga. “Teremos em quadra vários campeões olímpicos e mundiais, o que garantirá um ótimo nível de competição. Certamente essa Superliga será um grande sucesso.”

A 22ª Superliga contará com 20 atletas que já subiram ao pódio em Jogos Olímpicos. Outro destaque desta edição é o número de estrangeiros, 19 no total, e 18 atletas repatriados. Nesse quesito o Concilig Vôlei Bauru se destaca, pois possui no elenco três jogadoras que estavam fora do país na última temporada: a levantadora Ana Tiemi e a ponteira Nayara Félix, que estavam na Romênia, e a ponteira Mari Helen, que disputou o playoff do último campeonato francês.

Indo para sua décima Superliga, a experiente Ana Tiemi acredita que o fato de ter ficado três anos fora do país será um adversário a mais na competição, mas nada que possa atrapalhar o rendimento dentro de quadra. “Não será fácil, pelo menos no início, pois fiquei três anos jogando na Europa, sem falar na qualidade das adversárias que vamos enfrentar. Mas o fato de já ter jogado o Paulista, que também tem equipes de alto nível, ajudou bastante na minha readaptação ao estilo de jogo no Brasil.” A levantadora não esconde a ansiedade em disputar novamente a principal competição do país. “Depois desse tempo fora do Brasil, o frio na barriga é igual ao de quando disputei a minha primeira Superliga. Essa sensação o atleta não perde nunca”, afirma Tiemi.

Apesar de estreante na Superliga, a boa campanha no Campeonato Paulista, em que ficou com a terceira posição, credencia o Concilig Vôlei Bauru como uma boa surpresa no nacional. Essa é a expectativa do técnico Chico dos Santos. “Nosso objetivo na Superliga é ficar entre os oito primeiros e disputar os playoffs. Mas temos um desafio ainda maior, que é tentar chegar à semifinal. Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, mas os jogos no Paulista nos deram um bom ritmo e a equipe chega em um bom nível técnico para o nacional”, explica o treinador.

Natiele também acredita que o bom trabalho desempenhado no estadual pode ser repetido na Superliga. “A nossa expectativa é a melhor possível, pois sabemos que fizemos um bom Campeonato Paulista. Nossos objetivos estão claros e estamos trabalhando duro para manter o Concilig Vôlei Bauru na elite nacional e também buscar uma vaga nos playoffs. Temos potencial para isso.”

A estreia do Concilig Vôlei Bauru na Superliga será no dia 13 de novembro, às 19h30, contra o Vôlei Nestlé/Osasco, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru. Além desse, Bauru ainda fará mais três jogos seguidos em casa: Rexona Ades/Rio de Janeiro, dia 17, Renata/Valinhos Country, dia 21, e São Bernardo Vôlei, dia 24.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…