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Muitas vezes a gente não sabe ou não se dá conta disso, mas as pessoas que nos cercam têm muito a ver com o nosso futuro e o que fazemos de nossas vidas. E foi exatamente isso o que aconteceu com Julio César Fidélis e Bernardo de Almeida.

Os dois, que vieram morar em Bauru na infância, se conheceram por acaso, aqui na cidade. “O Julio era amigo do meu primo e, um dia, ele estava lá rua da casa dele brincando com a gente. Tínhamos uns sete anos e somos amigos desde então”.

E, por causa da afinidade desde cedo, os dois transformaram a amizade em um negócio que deu certo. Há três anos nasceu a Ôvizu, loja e marca de roupas, acessórios e calçados especialmente pensado para o público que quer se sentir diferente. A loja está localizada na Rua Rodrigues Alves, no Calçadão da Batista, e hoje comemora a reinauguração em um local muito mais amplo e confortável.

O Social Bauru conversou com os empresários que relembraram o início do projeto, as dificuldades enfrentadas e o sucesso da marca que já conquistou famosos, como o cantor Seu Jorge e a atriz Roberta Rodrigues, entre outros por aí! Confira:

Quando aconteceu a inauguração da Ôvizu?
Bernardo: Nós inauguramos neste local no começo de janeiro, mas nós já temos a loja há três anos, aqui nesta mesma galeria, na Rodrigues Alves. Ela tinha a mesma estrutura, mas era menor.

E por que vocês decidiram abrir a loja?
Bernardo: O Julio já vendia tênis, antes de abrirmos a loja. Ele fazia um trabalho de porta em porta.
Julio: Eu trabalhava no Wall Mart e queria uma renda extra. Já que todo mundo sempre me perguntou o local que eu comprava os meus tênis, eu percebi que ali podia ter uma chance de um novo mercado. Assim, comecei a vender os tênis. Juntei um dinheiro e trouxe, de São Paulo, cinco pares – todos do meu número porque, caso eu não vendesse, eu já ficava com os modelos! (risos).
Bernardo: E eu fui o primeiro cliente dele! (risos). E aí, quando ele começou com essa ideia, eu já pensei que podíamos abrir a loja. Eu sempre o admirei muito e sempre quis trabalhar com ele. Nos conhecemos desde criança e sei a pessoa que ele é. Sempre falo que não somos irmãos de sangue, mas somos de coração. Aí, em 2007 eu criei o nome que vem de ‘o visual’. Antigamente, existia a gíria ‘mó visu’. Eu quis utilizar isso, mas de uma forma que fosse algo aberto e não restringisse o público. Por mais que a nossa loja seja mais direcionada ao público casual, black music, rap e ao esporte, eu não queria um nome que segmentasse. Queria algo para todos. Dessa forma, ‘o visu’, todo mundo tem; todo mundo está preocupado com o visual. Aí o nome ficou guardado, muito antes de abrirmos a loja de fato. Mas eu sabia que um dia isso iria acontecer porque sempre acreditei no potencial dele.

Você sempre gostou de moda?
Julio: Sempre! Na verdade, eu que vestia toda a turma. Quando íamos sair, os meus amigos já passavam em casa e pegavam as coisas do meu guarda-roupa.
Bernardo: Às vezes ele ia em casa e via uma roupa dele que nem lembrava que estava comigo! (risos). Então eu percebia que ele tinha um bom feeling para moda e a gente decidiu criar uma marca, que é o que temos hoje.
Julio: E isso aconteceu depois de eu ter vários clientes fiéis, já que fiquei cinco anos trabalhando de porta em porta vendendo os tênis.
Bernardo: Em 2013 eu aproveitei que recebi um dinheiro e ele também tinha uma quantia investida e aí decidimos abrir a loja. Eu sempre achei que era a hora certa para investir porque, se perdêssemos tudo, ainda somos jovens para correr atrás de novos desafios.

Qual o público da loja?
Bernardo: Todas as pessoas que querem se diferenciar. São pessoas ligadas em moda, que estão procurando sempre novidades e que têm muita personalidade e buscam exclusividade. No fim, todo mundo quer ser visto e ser notado.

Vocês não se preocuparam com a amizade em montar uma empresa juntos?
Bernardo: Ah, sim. Nós nos conhecemos quando tínhamos uns sete anos. Ele era amigo do meu primo e começamos a brincar juntos. Com o tempo, a amizade só cresceu. Claro que já tivemos brigas e já ficamos até dois anos sem nos falarmos, por causa de um mal entendido. Mas isso nos fortaleceu. Acredito que todo relacionamento tenha que passar por isso para não ter problemas no futuro. E temos uma afinidade muito grande. Ambos prezam o crescimento da empresa. Nós nos completamos: eu sempre brinco que ele é cantor e eu sou o compositor! Fazemos as coisas juntos, mas eu não gosto tanto de aparecer. Então as nossas diferenças se complementam e nos conhecemos muito bem, por isso não irá atrapalhar a amizade. Muito pelo contrário!

Acabou sendo mais difícil que vocês estavam imaginando?
Julio: Não, acabou sendo mais fácil. Mesmo eu tendo que sair do meu antigo emprego para apostar neste negócio, eu tinha certeza que daria certo. E posso afirmar que está sendo muito mais tranquilo que imaginávamos. E também não começamos do nada: nós ficamos muito tempo planejando e organizando tudo, até abrirmos a loja.
Bernardo: Sem contar que a aceitação também foi muito bacana. Desde o começo, a reação das pessoas foi muito boa; todos diziam que sentiam falta de uma loja como esta.

É uma loja bem conceitual, diferente da maioria do Calçadão da Batista. Quando vocês pensaram em ampliar, não quiserem mudar o local?
Bernardo: Não porque é exatamente isso que os nossos clientes falam; que eles sentem que aqui é diferente. A maioria das lojas da Batista quer falar com todo mundo, mas aqui a gente busca a exclusividade. O cliente se sente importante aqui dentro. E, como já estávamos aqui há três anos, percebemos que aqui é o nosso local, a nossa casa. Não é porque estamos em uma galeria diferente, que fizemos algo mal feito. Sempre nos preocupamos em dar o conforto para os clientes, como se fosse no shopping ou alguma loja da zona sul. E é um público que não frequenta essas lojas por receio. Então, esta sempre foi a nossa preocupação: trazer esse tipo de coisa para quem não tinha acesso.

E há quanto tempo vocês estão trabalhando a marca?
Bernardo: Há um ano e meio, mais ou menos. Todos os modelos são nossos. Desenhamos juntos…. Julio é mais agressivo e eu incluo o básico no modelo! (risos). Mas sempre trabalhamos em conjunto e procuramos que todas as peças tenham um significado. Trabalhamos com moletons, tênis, botas, óculos e camisetas.

E quais os planos para 2016?
Bernardo: Nós temos vários! O Julio, por exemplo, vai começar a fazer um curso de moda, para aprimorar a nossa coleção. Também vamos incluir uma coleção feminina, nos próximos meses. Além de entrar uma coleção só com jeans, que é uma novidade na loja.
Julio: Nada foi fácil – apesar de estarmos muito bem hoje – mas batalhamos muito. Fomos atrás de muita coisa, atrás de parcerias para que a gente pudesse realizar os nossos sonhos. Quem vê hoje o nosso sucesso, nem imagina o quanto batalhamos lá atrás. Quando a gente quer muito alguma coisa e vai atrás, os caminhos se abrem. Nós não temos dúvidas disso. Tudo o que temos hoje agradecemos sempre. Aqueles meninos de sete anos nem imaginavam o que ia acontecer no futuro! Mas temos certeza que iremos crescer cada vez mais.

Serviço
A Ôvizu Store tem como objetivo oferecer produtos diferenciados atendendo as necessidades individuais de cada cliente.
A loja está localizada na Rua Rodrigues Alves, 7-30, na Galeria Via Fratelli.
Telefone: 3245-7091
Instagram: @ovizustore
Para saber mais, acesse: www.ovizustore.com.br ou www.facebook.com/ovizustoreoficial

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