O jovem Alex Della Barba é proprietário de um restaurante em Bauru
O jovem Alex Della Barba é proprietário de um restaurante em Bauru

Uma pesquisa realizada no fim de maio, no Brasil, mostrou que, apesar da crise econômica e política atual no país, cada vez mais os jovens de 26 a 30 anos apostam em um negócio próprio. ‘Ser dono do próprio nariz’, ter a sua própria rotina e liberdade de criação são cada vez mais atrativos. Mas será que tudo são flores?

A nossa equipe conversou com 12 empresários da cidade de diferentes ramos para saber quais as dicas que eles dão para quem está sonhando em empreender no próprio negócio. Confira:

 

1empresario-caioCaio Ayres, um dos proprietários da Lampe Comunicação
“Abrir o próprio negócio não é um ‘bicho de sete cabeças’, mas requer alguns cuidados. O primeiro e mais importante é o planejamento. É necessário colocar a ideia no papel e planejar muito, pesquisar o público, os custos para o seu negócio e qual o giro necessário para pagar as contas para sobrar o lucro almejado. Depois de tudo planejado,é muito difícil que o seu negócio não dará certo. Outra coisa legal é: mesmo após todo esse planejamento, tenha dinheiro guardado para seis meses de prejuízo total, assim você consegue se estabilizar com expectativas realistas e ver o crescimento mês a mês”.

 

1empresario-rafaelRafael Pesuto, um dos proprietários da CaseStore
“Essa pergunta não é tão fácil, mas vamos começar pela tão dita e conhecida frase: ‘Se conselho fosse bom, não se daria, e sim se vendia.’ Por que? Simples! Ter a ideia de abrir um negócio é fácil… muitos têm! Mas a intenção real e disposição para o mesmo, poucos possuem. E ainda, os que chegam a de fato tentar são menos ainda. Os que persistem? As estatísticas mostram que são bem poucos, um pequena minoria. Sendo assim, os melhores conselhos vêm de livros, dedicação à evolução pessoal, muito estudo e dedicação ao seu negócio. Tenha como se fosse a melhor coisa do mundo e vai revolucionar o que as pessoas já conhecem e existe! Mesmo que pareça distante e, às vezes, impossível! Mais real, só seguindo a citação do revolucionário Steve Jobs: ‘…Os que são loucos suficientes por acharem que podem mudar o mundo são os que o fazem…’ Por isso, nunca desista dos seus sonhos, do seu objetivo, do seu foco! Estamos na ‘Era da Informação’ e isso é bom, pois tudo se tem muito fácil, mas também é fácil se distrair e perder o foco e o objetivo. Tenha um planejamento claro e o siga! Problemas vão aparecer, mas não desista do planejamento, supere os obstáculos e leve como aprendizado necessário para o ‘produto’ final sair ainda mais perfeito”.

 

1empresario-simoneSimone Bazotti, uma das proprietárias do Blogando
“A dica que dou é: organize-se! Ter um planejamento do que quer e aonde quer chegar é essencial para crescer de maneira adequada. Saber quais são os seus objetivos a curto e longo prazo é ótimo para criar estratégias e realizá-los. Seja ousado, mas não queira dar um passo maior do que pode. Tenha determinação, perseverança e foco e não desanime quando alguma coisa der errado. Aceite opiniões sobre o seu serviço; isso é muito importante para o crescimento do seu negócio. E o mais importante: acredite em você!”

 

1empresario-rafaelsacataRafael Sacata Aranda, um dos proprietários da Aranda Dalalio & Hanada Advocacia e Assessoria Jurídica
“Acredito que o melhor conselho que pode ser dado é ter fé no seu objetivo, porém, sem tirar os pés do chão. Sonhar, mas não dar o passo maior que a perna. Estar sempre atento com os gastos que surgirão em sua jornada, aliado à boa disposição para correr atrás de vários orçamentos para a aquisição de bens necessários para o exercício das atividades almejadas é fundamental para que seu negócio comece da melhor maneira possível”.

 

1empresario-thaysThays Gerônimo, proprietária do Evergreen Salad
“Olha, com certeza, você trabalhará muito mais. Então, escolha algo que ame fazer. Só tome decisões depois de uma boa noite de sono. Existirão dias difíceis, mas não desanime. Tenha um mentor e esteja aberto para aprender. Por fim, trabalhe duro – sacrifícios são temporários, mas os resultados são permanentes!”

 
 
 

1empresario-alexAlex Della Barba, proprietário do Alex Restaurante
“Minhas sugestões para quem quer abrir um novo negócio são três: Não tenha medo de arriscar, nada vale uma boa ideia sem uma execução; foque naquilo que você é realmente bom e adeque à sua vida, não siga tendências ou modismos; se você não quer dormir 5h da manhã nem lidar com bêbados, não abra um bar porque você acha legal.
Ou seja: simplifique! Criar é muito legal, mas não precisa inventar a roda. Faça uma roda que rode com qualidade e que tenha público querendo essa roda”

 

1empresario-gabrielcabreiraGabriel Cabreira, proprietário da Gabriel Cabreira Fotografia
“O conselho que eu dou é abrir algo que você sonhe fazer e não algo que a sociedade fala que é certo ou errado. Quando você faz o que gosta, faz bem feito, independente do ramo que escolher. Tudo dá dinheiro se bem trabalhado e, principalmente, se você entender muito bem do serviço prestado. Escolha algo que faça bem, que te faça feliz e dará certo. O negócio só tende a crescer. E outro detalhe importante: não deixe que a empresa cresça muito antes que esteja com a empresa formatada 100%. Melhor um negócio menor e estável do que um grande, instável e sem controle.

 

1empresario-gabrielgonGabriel Gonçalves, proprietário do InovaSol
“Antes de tudo, é preciso identificar as motivações para a abertura do próprio negócio. Quem quer abrir o próprio negócio tem que estar ciente das responsabilidades que virão; não só dos seus benefícios. É fundamental que o empreendedor apresente certas características de comportamento que possibilitam o sucesso do negócio, como iniciativa, persistência, busca por informação e planejamento, entre outras. Aconselho a realizar cursos para desenvolvê-las e aperfeiçoá-las. Quanto à carreira, acredito que deve ser na área em que o empresário se sente realizado em trabalhar. Existem negócios de sucesso em diversas áreas: o sucesso vem com a realização no trabalho atrelado à capacitação do empresário.”

 

1empresario-rafaelguzzoRafael Guzzo, um dos proprietários da Estilo 1920
“O conselho que eu dou é: tenha foco, força e fé! (risos). Primeiro de tudo, a pessoa tem que fazer o que gosta. Depois, é preciso ter muita paciência, pois nem sempre o resultado vem nos primeiros meses. No meu caso, por exemplo, eu fiquei um ano estudando o mercado que iria entrar e só depois disso eu comecei. Mas o principal conselho que eu dou é: se você tem um sonho, busque, corra atrás, não abaixe a cabeça, pois nada acontece, até que você faça acontecer”.

 

empresario-brenoBreno Gomes, um dos proprietários da Allfenas
“Criatividade, persistência, viabilidade e fé. Foram essas características que tive de assumir para conseguir ingressar no mercado um produto diferenciado. Precisei de criatividade para elaborar e criar com meu sócio, Kelvyn Almeida, um conceito que fosse diferente de tudo. A persistência é em relação ao tempo que você vai de dedicar à essa ideia. No meu caso foram muitas madrugadas! Também é preciso identificar a viabilidade e ter um plano para cada processo do negócio. Por último, a fé. Sempre agradecíamos a Deus, até antes de a marca estar estruturada”.

 

1empresario-raquelRaquel Pampado, uma das proprietárias da Pampado Advogados
“Primeiramente, devemos fazer o que realmente gostamos. Além disso, devemos buscar sermos os melhores naquilo que nos dispusermos a fazer, pois assim seremos reconhecidos em nossa atividade. O sucesso do negócio é consequência do esforço, do trabalho empreendido. Obviamente, podem surgir obstáculos, mas são superáveis, caso haja força de vontade. O importante é não desistir. Importante frisar que, quando eu digo que devemos buscar sermos os melhores, não é ser o melhor – até porque ninguém é perfeito – mas sempre temos que melhorar e assim, o sucesso vem. Meus pais sempre me disseram isso: ‘independente do que você escolher, sempre busque fazer a diferença, busque sempre melhorar e se atualizar’. Também é importante que você procure conhecer a atividade antes, para saber se realmente vai gostar daquilo. Conversar com alguém que esteja no ramo que você escolheu, aprender com quem já tenha experiência no assunto, e saber aceitar críticas construtivas será ótimo”.

 

1empresario-rodrigoRodrigo Santana, um dos proprietários do Save Point Game Bar
“O conselho que eu dou é: organize-se! Tenha objetivos para curto e longo prazo. Determinação, perseverança e foco são fundamentais. Seja ousado e realista. E o mais importante: acredite em você!”

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Joalheria no centro de Bauru guarda história de família há 40 anos no ramo

Algumas histórias de Bauru não começam aqui. A da Amily Joalheria e Ótica, por exemplo, co…