O home office, do inglês, trabalho em casa, é uma categoria que tem se popularizado. Apesar do nome, esse tipo de trabalho não é restrito apenas a casa, ele pode ser realizado em diversos locais alternativos como cafés, hotéis, empresas de coworking ou em casa.

No caso da última opção, alguns ajustes devem ser feitos no ambiente para separar bem o lugar de trabalho do resto da casa. De pequenas mudanças até mesmo adaptar um cômodo para o escritório vão ajudar a melhorar o desempenho no trabalho.

Por isso, conversamos com a personal shopper, Fernanda Laborda, para saber algumas dicas de como arrumar um cantinho para trabalhar em casa. Além de ajudar as pessoas a arrumar um home office, ela também tem um espaço para trabalhar dentro de casa, já que é autônoma.

“Toda casa que eu me mudo, procuro ter um espaço para o trabalho. Na minha última casa, eu tinha um quarto de hóspede com uma bancada de maquiagem. Como eu não gosto de me maquiar em bancada, eu transformei em bancada de trabalho. Este espaço é muito bom porque eu ligo o meu som e me desligo ali, me concentrando no trabalho”, conta a personal shopper.

Confira algumas dicas da Fernanda que separamos para quem trabalha em casa:

1- Invista no conforto

A primeira mudança a ser feita ao trabalhar em casa é esquecer a cama e o sofá. Por isso, tenha uma opção ainda mais convidativa, ou seja, escolha uma cadeira confortável. Assim você diminui o cansaço de ficar horas sentado, além de ir se adaptando ao local de trabalho.

2- A mesa de trabalho

Ao contrário da cadeira, a mesa para trabalhar não precisa de tanto investimento e nem ser muito sofisticada. Segundo Fernanda, há diversas técnicas para fazer uma mesa moderna e barata.

“No caso da mesa, eu acho que não tem a necessidade de investir muito. Tem muitas técnicas modernas de colocar cavalete com placas de MDF, que podem ser encontradas em muitas lojas no mercado. Você mesmo consegue montar a sua mesa”, explica.

3- Luz

Outro ponto a ser destacado como um fator que ajuda a melhorar o desempenho no trabalho é a iluminação. Luz natural é a melhor opção, já que traz mais vivacidade ao ambiente e com isso, traz a economia de energia. Para quem trabalha durante a noite e precisa de luz artificial, é interessante usar uma iluminação uniforme e não ofuscante, evitando o cansaço da vista.

4- Organizadores

Ter um local de trabalho organizado é sempre importante, assim você não fica horas procurando um documento. Além disso, a organização traz a sensação de conforto ao espaço. Há diversos tipos de organizadores e a boa notícia é que, além de úteis, eles podem ser decorativos.

“Sempre sugiro ter um gaveteiro na parede, que nem precisa ser aquela estrutura grande de guarda-roupa, mas, sim, um planejado para os documentos não ficarem soltos, em uma bagunça aparente”, sugere Fernanda.

5- Painel

Se você é uma pessoa visual, precisa ter tudo sempre anotado e à vista, para não se esquecer dos compromissos do dia a dia, o painel é ideal para você. Eles podem servir para você colocar recados, post-its com informações importantes e algumas fotos para decorar.

“Tenha um painel que seja para a organização de trabalhos. São diversas opções de painéis que existem no mercado e no site Pinterest, você pode se inspirar em muitas ideias. Existem painéis de cortiça, de telinha, vários! Este painel é fundamental”, diz a profissional.

6- Poltrona

Você trabalha em casa, mas mesmo assim precisa receber clientes ou tem eventuais reuniões com colegas de trabalho? Então, é essencial ter um espaço para receber essas pessoas, mas nada que influencie no andamento da casa. Para Fernanda Laborda, ter uma poltrona confortável para a visita é o essencial.

7- Personalizar

Assim como no escritório, o home office precisa ter a sua cara. Objetos, plantas, fotos e tudo o que estampa o seu estilo para trazer um sentimento de aconchego e pertencimento. Todos esses detalhes vão ajudar na hora de trabalhar.

“Você fica o tempo todo neste espaço, então tem que ser algo criativo e acolhedor. Acho que personalizar é muito legal. Claro que isso pode ser feito aos poucos, mas ter este clima de aconchego dá um incentivo maior ao trabalho”, conta Fernanda.

Consultoria: Fernanda Laborda, personal shopper de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Yoga: prática acalma corpo e mente com exercícios feitos dentro de casa

A nova rotina de trabalho e as demandas têm exigido cada vez mais do nosso corpo e da noss…