publieditorial

Ter que lidar com processos jurídicos não é algo fácil e ter a ajuda de um advogado, nem sempre, é viável. Mas você sabia que existe um serviço assistência jurídica gratuita em Bauru? É o Serviço de Assistência Jurídica (SAJu), uma unidade acadêmica integrante do Núcleo de Prática Jurídica do curso de graduação de Direito, das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

O SAJu funciona da seguinte forma: a pessoa que necessita dos serviços jurídicos apresenta o problema e a partir desse momento identifica-se qual a melhor maneira de atendê-lo para efetivação de direito e solução da questão.

O que pode ser resolvido pelo SAJu

Diversos tipos de problemas podem ser resolvidos pelo serviço, como o direito à saúde, o direito à educação, a alteração de nome, o divórcio, a execução de alimentos, entre outras questões do dia a dia.

Os atendimentos são supervisionados pela advogada Roberta Duarte Spindola Ranieri que, junto aos alunos estagiários, analisa todas as questões possíveis e apresenta uma solução, que vai desde a orientação até a avaliação de um processo no Poder Judiciário. Neste caso, a pessoa assistida será acompanhada no processo judicial até a a conclusão.

Dessa forma, o SAJu é destinado à população carente que precisa de orientação sobre determinada situação vivenciada no contexto social ou o auxílio sobe ações judiciais.

Por que oferecer o serviço de assistência jurídica?

Por meio desse trabalho, é possível garantir a efetivação dos direitos, como um todo, da população bauruense. Segundo o coordenador do curso de Direito da FIB, Camilo Stangherlim Ferraresi, toda pessoa tem direito a um defensor técnico.

“A assistência jurídica gratuita se trata de uma ação social para contribuir com a efetivação de direitos, inclusão social e diminuição das desigualdades, participando de forma efetiva no desenvolvimento do contexto social em que está inserida e possibilitando cidadania para a população carente”, explica.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 18h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h. O Núcleo de Prática Jurídica está localizado no Bloco B da FIB (Rua José Santiago 16-50, Jd. Ferraz. Acesso pela quadra 26 da Av. Castelo Branco). Para agendar o atendimento basta se dirigir ao local ou ligar no telefone: (14) 2109 62 49
Direito mais fácil

Outra forma de oferecer auxílio nas questões que envolvem a justiça, é o programa “Direito é todo seu” exibido pela TV FIB. O objetivo é fazer com que todos entendam as leis, dessa forma, os assuntos sobre os direitos dos cidadãos são tratados de forma clara.

O programa é apresentado pelo professor de Direito da FIB, César Augusto Micheli, e já conta com mais de 30 vídeos disponíveis gratuitamente pelo canal da TV FIB no Youtube.

O curso

Além de ajudar a população de Bauru, é uma forma dos estudantes colocarem em prática todo o conteúdo teórico aprendido em sala de aula. O curso de direito na FIB também oferece outras vantagens aos alunos como a Revista Jurídica, a Semana Jurídica e o processo simulado eletrônico para o Núcleo de Prática Jurídica.

Com a duração de cinco anos, o curso de graduação em Direito conta com aulas teóricas e práticas utilizando uma metodologia inversa e aulas invertidas. Além disos, o aluno tem contato com audiências interdisciplinares, Clínica Jurídica, Juri Simulado e pesquisas de iniciação científica.

O cursoconta com nota máxima na avaliação (5) do Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor nota de Bauru e região. Ainda sobre as notas, a FIB tem alta taxa de aprovação dos alunos no exame de ordem mesmo antes de concluírem o curso, sendo uma faculdade recomendada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Em 2018, o curso de Direito também será oferecido no período diurno.

Vestibular

As inscrições para o vestibular agendado da FIB devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço:
A FIB- Faculdades Integradas de Bauru – está localizada na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP)
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)
Site: www.fibbauru.br
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Vitta Residencial constrói segundo maior parque público de Bauru

Você provavelmente já ouviu falar do Parque Vitória Régia, não é mesmo? Localizado no cora…