publieditorial

Ter que lidar com processos jurídicos não é algo fácil e ter a ajuda de um advogado, nem sempre, é viável. Mas você sabia que existe um serviço assistência jurídica gratuita em Bauru? É o Serviço de Assistência Jurídica (SAJu), uma unidade acadêmica integrante do Núcleo de Prática Jurídica do curso de graduação de Direito, das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

O SAJu funciona da seguinte forma: a pessoa que necessita dos serviços jurídicos apresenta o problema e a partir desse momento identifica-se qual a melhor maneira de atendê-lo para efetivação de direito e solução da questão.

O que pode ser resolvido pelo SAJu

Diversos tipos de problemas podem ser resolvidos pelo serviço, como o direito à saúde, o direito à educação, a alteração de nome, o divórcio, a execução de alimentos, entre outras questões do dia a dia.

Os atendimentos são supervisionados pela advogada Roberta Duarte Spindola Ranieri que, junto aos alunos estagiários, analisa todas as questões possíveis e apresenta uma solução, que vai desde a orientação até a avaliação de um processo no Poder Judiciário. Neste caso, a pessoa assistida será acompanhada no processo judicial até a a conclusão.

Dessa forma, o SAJu é destinado à população carente que precisa de orientação sobre determinada situação vivenciada no contexto social ou o auxílio sobe ações judiciais.

Por que oferecer o serviço de assistência jurídica?

Por meio desse trabalho, é possível garantir a efetivação dos direitos, como um todo, da população bauruense. Segundo o coordenador do curso de Direito da FIB, Camilo Stangherlim Ferraresi, toda pessoa tem direito a um defensor técnico.

“A assistência jurídica gratuita se trata de uma ação social para contribuir com a efetivação de direitos, inclusão social e diminuição das desigualdades, participando de forma efetiva no desenvolvimento do contexto social em que está inserida e possibilitando cidadania para a população carente”, explica.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 18h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h. O Núcleo de Prática Jurídica está localizado no Bloco B da FIB (Rua José Santiago 16-50, Jd. Ferraz. Acesso pela quadra 26 da Av. Castelo Branco). Para agendar o atendimento basta se dirigir ao local ou ligar no telefone: (14) 2109 62 49
Direito mais fácil

Outra forma de oferecer auxílio nas questões que envolvem a justiça, é o programa “Direito é todo seu” exibido pela TV FIB. O objetivo é fazer com que todos entendam as leis, dessa forma, os assuntos sobre os direitos dos cidadãos são tratados de forma clara.

O programa é apresentado pelo professor de Direito da FIB, César Augusto Micheli, e já conta com mais de 30 vídeos disponíveis gratuitamente pelo canal da TV FIB no Youtube.

O curso

Além de ajudar a população de Bauru, é uma forma dos estudantes colocarem em prática todo o conteúdo teórico aprendido em sala de aula. O curso de direito na FIB também oferece outras vantagens aos alunos como a Revista Jurídica, a Semana Jurídica e o processo simulado eletrônico para o Núcleo de Prática Jurídica.

Com a duração de cinco anos, o curso de graduação em Direito conta com aulas teóricas e práticas utilizando uma metodologia inversa e aulas invertidas. Além disos, o aluno tem contato com audiências interdisciplinares, Clínica Jurídica, Juri Simulado e pesquisas de iniciação científica.

O cursoconta com nota máxima na avaliação (5) do Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor nota de Bauru e região. Ainda sobre as notas, a FIB tem alta taxa de aprovação dos alunos no exame de ordem mesmo antes de concluírem o curso, sendo uma faculdade recomendada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Em 2018, o curso de Direito também será oferecido no período diurno.

Vestibular

As inscrições para o vestibular agendado da FIB devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço:
A FIB- Faculdades Integradas de Bauru – está localizada na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP)
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)
Site: www.fibbauru.br
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…