A Universidade do Sagrado Coração (USC) já está se preparando para a encenação da tradicional Via Sacra. Neste ano, o evento está em sua 15ª edição e contará com duas apresentações. A primeira será nesta quarta-feira, dia 21 de março, na Paróquia Coração de Jesus, às 20h. Já a segunda, será na sexta, dia 23, no Auditório João Paulo II da USC, também às 20h.

A entrada para o evento é gratuita em ambas apresentações. O objetivo da encenação é recordar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo para Bauru e região. Dessa vez, o tema é “Memórias de Maria” e mostra a trajetória de Jesus até a crucificação contada pelos olhos da mãe. As memórias de Maria relembrarão a história por meio de cenas independentes e fora de ordem, evidenciando certos períodos vividos pela personagem.

“É a história tradicional sobre a Via Sacra contada de uma forma diferente, a fim de envolver o público e criar emoções em tempo real. A mensagem que queremos transmitir é o caráter litúrgico dessa história tão simbólica e importante para a comunidade cristã e da USC, a partir de linguagens e ferramentas que atraiam o público”, diz o Prof. M.e Rafael Marques, diretor do espetáculo.

A proposta para este ano da encenação da Via Sacra é explorar efeitos teatrais de distanciamento, ou seja, deixar visível ao espectador que ele está diante de uma apresentação teatral. Para isso, durante o espetáculo, as trocas de roupas e de personagens estarão à mostra e a coxia – um espaço fora de cena, onde os atores se preparam – estará exposta durante a apresentação, como elemento de cena.

“Estamos fazendo teatro e ao mesmo tempo contando a Via Sacra. Será um espetáculo não realista com os bastidores da cena visíveis para os espectadores, mas com a construção de personagens e uma narrativa que conta a história de Jesus”, disse o diretor.

Via Sacra “Memórias de Maria” da USC

Nesta 15ª edição, além da direção geral feita pelo professor Rafael, 17 alunos dos cursos de Artes Cênicas, Artes, Biomedicina, Letras e Jornalismo fazem o espetáculo. Eles compõem o elenco e estão envolvidos com a criação dos cenários, figurinos e maquiagens. Além disso, um aluno está responsável pela parte técnica, com o propósito de valorizar a arte do ator mais do que efeitos espetaculares. “Busca-se reforçar a arte do encontro entre a cena e o público”, completou Marques.

A produção tem o apoio da diretora do Centro de Ciências Humanas, Ketilin Mayra Pedro, e da coordenadora do curso de Artes Cênicas, Valéria Biondo. O roteiro, baseado em passagens bíblicas, foi avaliado e aprovado pela coordenadora da Pastoral da Universidade, Irmã Marcia Assis.

15 anos de Via Sacra

Para Biondo, a tradição de realizar há 15 anos o espetáculo destaca os diferentes talentos da USC. “Nesses 15 anos, muitas foram as formas de contar essa história cujo enredo todos conhecem tão bem, tornando-a sempre fresca aos olhos do público.  Isso se deve à versatilidade dos participantes das montagens ano a ano e às diferentes linguagens teatrais utilizadas. Vimos montagens utilizando o Teatro de Sombras, outras o Coro Grego, seja no palco ou ao ar livre. É uma atividade que permite aos alunos vivenciarem a prática daquilo que aprendem em sala de aula. Constituindo, assim, um grande aprendizado para a profissão. É uma honra para o curso se engajar na missão da USC, contribuindo para o fortalecimento dos valores cristãos”, diz.

Segundo Marques, o desafio desta edição é recontar uma história antiga na perspectiva de Maria, que seja interessante para o público e para quem está fazendo o roteiro. “Mudar o foco do contexto para uma mãe contando a história de um filho vem de encontro ao objetivo de mostrar que Jesus tem um caráter humano. Acredito que mudar o foco da história para a visão de Maria, brincando com a cronologia na história, nos fatos, na cena, e dando esse efeito flashback nos leva a pensar em nossas vidas pessoais, em que os fatos marcantes também não acontecem de forma linear”, ressaltou.

Para a Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora, a encenação da Via Sacra da USC vive um momento especial. “Além de ser um evento artístico e cultural, de formação dos estudantes, é também um momento de renovação da Fé e de celebrar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que vem de encontro com os valores e a missão da Instituição que realiza uma formação integral. Há 15 anos a USC presenteia á comunidade bauruense com esse momento especial.” completa.

publieditorial

Serviço

Via Sacra “Memórias de Maria”
Encenação na Paróquia Coração de Jesus – 21/03, às 20h
Local: Rua Benedito Moreira Pinto 7-2, Jardim Panorama

Encenação na USC – 23/03, às 20h
Local: Auditório João Paulo II (bloco J) na USC – Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil
Informações pelo telefone (14) 2107-7030
A entrada é gratuita

Confira a ficha técnica da Via Sacra “Memórias de Maria”
Duração: 45 min
Texto e direção: Rafael Marques
Assistente de direção: Rodrigo Machado

Atuação:
Maria: Camila Freitas
Jesus: Caio Oliveira

Elenco:
Ana Mari, Fabiana Denis, Heloisa Garcia, Lua Ferrarezi, Luciane Prado, Matheus Henrique Pereira, Patrick Garcia, Rhaissa Sabongi, Thainá Tarda, Thais Ferreira.
Figurino, maquiagem e cenário: coletivo

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …