A Universidade do Sagrado Coração (USC) já está se preparando para a encenação da tradicional Via Sacra. Neste ano, o evento está em sua 15ª edição e contará com duas apresentações. A primeira será nesta quarta-feira, dia 21 de março, na Paróquia Coração de Jesus, às 20h. Já a segunda, será na sexta, dia 23, no Auditório João Paulo II da USC, também às 20h.

A entrada para o evento é gratuita em ambas apresentações. O objetivo da encenação é recordar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo para Bauru e região. Dessa vez, o tema é “Memórias de Maria” e mostra a trajetória de Jesus até a crucificação contada pelos olhos da mãe. As memórias de Maria relembrarão a história por meio de cenas independentes e fora de ordem, evidenciando certos períodos vividos pela personagem.

“É a história tradicional sobre a Via Sacra contada de uma forma diferente, a fim de envolver o público e criar emoções em tempo real. A mensagem que queremos transmitir é o caráter litúrgico dessa história tão simbólica e importante para a comunidade cristã e da USC, a partir de linguagens e ferramentas que atraiam o público”, diz o Prof. M.e Rafael Marques, diretor do espetáculo.

A proposta para este ano da encenação da Via Sacra é explorar efeitos teatrais de distanciamento, ou seja, deixar visível ao espectador que ele está diante de uma apresentação teatral. Para isso, durante o espetáculo, as trocas de roupas e de personagens estarão à mostra e a coxia – um espaço fora de cena, onde os atores se preparam – estará exposta durante a apresentação, como elemento de cena.

“Estamos fazendo teatro e ao mesmo tempo contando a Via Sacra. Será um espetáculo não realista com os bastidores da cena visíveis para os espectadores, mas com a construção de personagens e uma narrativa que conta a história de Jesus”, disse o diretor.

Via Sacra “Memórias de Maria” da USC

Nesta 15ª edição, além da direção geral feita pelo professor Rafael, 17 alunos dos cursos de Artes Cênicas, Artes, Biomedicina, Letras e Jornalismo fazem o espetáculo. Eles compõem o elenco e estão envolvidos com a criação dos cenários, figurinos e maquiagens. Além disso, um aluno está responsável pela parte técnica, com o propósito de valorizar a arte do ator mais do que efeitos espetaculares. “Busca-se reforçar a arte do encontro entre a cena e o público”, completou Marques.

A produção tem o apoio da diretora do Centro de Ciências Humanas, Ketilin Mayra Pedro, e da coordenadora do curso de Artes Cênicas, Valéria Biondo. O roteiro, baseado em passagens bíblicas, foi avaliado e aprovado pela coordenadora da Pastoral da Universidade, Irmã Marcia Assis.

15 anos de Via Sacra

Para Biondo, a tradição de realizar há 15 anos o espetáculo destaca os diferentes talentos da USC. “Nesses 15 anos, muitas foram as formas de contar essa história cujo enredo todos conhecem tão bem, tornando-a sempre fresca aos olhos do público.  Isso se deve à versatilidade dos participantes das montagens ano a ano e às diferentes linguagens teatrais utilizadas. Vimos montagens utilizando o Teatro de Sombras, outras o Coro Grego, seja no palco ou ao ar livre. É uma atividade que permite aos alunos vivenciarem a prática daquilo que aprendem em sala de aula. Constituindo, assim, um grande aprendizado para a profissão. É uma honra para o curso se engajar na missão da USC, contribuindo para o fortalecimento dos valores cristãos”, diz.

Segundo Marques, o desafio desta edição é recontar uma história antiga na perspectiva de Maria, que seja interessante para o público e para quem está fazendo o roteiro. “Mudar o foco do contexto para uma mãe contando a história de um filho vem de encontro ao objetivo de mostrar que Jesus tem um caráter humano. Acredito que mudar o foco da história para a visão de Maria, brincando com a cronologia na história, nos fatos, na cena, e dando esse efeito flashback nos leva a pensar em nossas vidas pessoais, em que os fatos marcantes também não acontecem de forma linear”, ressaltou.

Para a Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora, a encenação da Via Sacra da USC vive um momento especial. “Além de ser um evento artístico e cultural, de formação dos estudantes, é também um momento de renovação da Fé e de celebrar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que vem de encontro com os valores e a missão da Instituição que realiza uma formação integral. Há 15 anos a USC presenteia á comunidade bauruense com esse momento especial.” completa.

publieditorial

Serviço

Via Sacra “Memórias de Maria”
Encenação na Paróquia Coração de Jesus – 21/03, às 20h
Local: Rua Benedito Moreira Pinto 7-2, Jardim Panorama

Encenação na USC – 23/03, às 20h
Local: Auditório João Paulo II (bloco J) na USC – Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil
Informações pelo telefone (14) 2107-7030
A entrada é gratuita

Confira a ficha técnica da Via Sacra “Memórias de Maria”
Duração: 45 min
Texto e direção: Rafael Marques
Assistente de direção: Rodrigo Machado

Atuação:
Maria: Camila Freitas
Jesus: Caio Oliveira

Elenco:
Ana Mari, Fabiana Denis, Heloisa Garcia, Lua Ferrarezi, Luciane Prado, Matheus Henrique Pereira, Patrick Garcia, Rhaissa Sabongi, Thainá Tarda, Thais Ferreira.
Figurino, maquiagem e cenário: coletivo

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Brinquedoteca inaugurada no Bauru Shopping cuida das crianças enquanto pais passeiam

A pequena Alice se divertia na cama elástica quando chegamos para conhecer a Brinquedoteca…