O bauruense Gustavo Barquilha, formado em Educação Física, percebeu que queria mais para sua carreira profissional. Por isso, ele decidiu fazer mestrado em São Paulo, mas a experiência foi muito além dos estudos.

Em oito anos na capital, Gustavo recheou o currículo com ótimas referências. Ele trabalhou com grandes empresas como a Integralmedicas, de suplementação, Red Bull, Nike e a clínica Body for Life. Além disso, o educardo físico esteve em contato com grandes nomes do esporte como Anderson Silva, Leticia Bufoni (campeã mundial de skate), Cidão (goleiro titular do São Paulo), entre outros.

“Em Bauru eu não conseguiria ter contato com as pessoas que eu trabalhei e isso me deu experiência. Então eu volto para Bauru com a experiência de ter trabalhado com atletas de ponta, com alto rendimento no quesito de performance”, diz.

Tendência no esporte em Bauru

Para alguns atletas, como Marcos Pezão e Felipe Sertanejo, o bauruense era o preparador físico, para outros, como Anderson Silva e Jacaré, ele era o fisiologista e trabalhava em conjunto com outros profissionais.

Com esse trabalho em equipe, Gustavo descobriu as vantagens da união com nutricionistas, médicos e fisioterapeutas e decidiu investir na SportsPerform. A empresa é um laboratório com diversos equipamentos e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos e nutricionistas.

E depois de oito anos trabalhando com atletas de ponta e grandes marcas, o educador físico voltou para Bauru, por conta da família. Foi aí que ele percebeu que o trabalho que fazia em São Paulo ainda não era comum por aqui. Por isso, ele está trazendo a SportsPerform para a cidade.

“O mesmo trabalho que eu fiz com o Anderson Silva e outros atletas é o que eu vou fazer com os atletas amadores e profissionais de Bauru, visando sempre melhorar a performance do atleta e evitar lesões, sempre trabalhando com uma equipe multidisciplinar”, diz Gustavo.

Por que é tão importante esse trabalho?

A independência na hora de fazer um exercício físico é muito comum aqui no interior, mas Gustavo conta que em grandes cidades, as pessoas estão, cada vez mais, procurando alinhar o trabalho de diversos profissionais da saúde. O resultado disso são apenas pontos positivos.

“O que eu vejo muito em Bauru são os profissionais trabalhando separadamente. Mas quando você coloca tudo junto, o atleta rende mais, tem menos dores, menos lesões e não cai na monotonia do treinamento. A minha principal função, como fisiologista, é fazer a comunicação entre os profissionais. Se uma pessoa quer emagrecer, eu posso prescrever o treino ou fazer as adaptações no treino juntamente com o personal (quando houver). Ela vai passar por uma médica para tratar alguma disfunção hormonal, passar pela nutricionista que vai fazer a dieta em cima do treino, e todos estarão conversando. Não tem como dar errado”, esclarece.

SportsPerform Bauru

A SportsPerform já está atuando aqui em Bauru na Clínica Medere, mas os planos de Gustavo não param por aí. O educador físico também quer trazer cursos e uma pós-graduação para os bauruenses com o objetivo de trazer novidades do mundo esportivo para a cidade.

“Espero introduzir o conceito de equipe multidisciplinar em Bauru, que é o modelo que eu sempre trabalhei em São Paulo e no Rio de janeiro. Estamos montando uma equipe multidisciplinar e, a partir disso, espero que outras clínicas também formem suas equipes e que esse trabalho funcione. Eu também quero trazer muitos cursos e eventos com profissionais de alta qualidade, focando sempre na parte de conteúdo. Especialmente porque eu palestro nos maiores eventos da área de Nutrição Esportiva e Educação Física, estando sempre antenado nos temas e nos palestrantes desses eventos. Então, o principal objetivo, na verdade, é trazer o que não tem aqui”, revela.

publieditorial

Serviço
A SportsPerform Bauru está localizada dentro da Clínica Medere na Rua José Fernandes, 2-67
Telefone: 3223-2047

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Fabíola da Silva e Sandro Dias vêm a Bauru para do Dia do Desafio no Sesc

A 24ª edição do Dia do Desafio será realizado nesta quarta-feira, dia 30 de maio. Além de …