Acredito que, quando você faz a sua viagem, você faz mil planos referindo onde pretende conhecer, comer, experimentar, comprar, tirar fotos e muitas outras coisas interessantes. Só que tem um detalhe entre todo esse planejamento que se chama “O RESPEITO do Viajante”! O respeito do viajante é preciso ser exercido durante toda a viagem, para que ele realmente tenha orgulho de si próprio! Mas, no que estou me referindo? Simples, vamos partir para o início de tudo!

O que significa respeito? Segundo as pesquisas que fiz no dicionário, encontrei: respeito é um substantivo masculino oriundo do latim respectus que é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração e deferência. O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação à outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

E é exatamente isso que estou me referindo! Antes de realizar o passeio ou a viagem, é importante estudarmos sobre a história, geografia, meio ambiente, cultura, costumes, gastronomia, idioma, como se vestir adequadamente em alguns locais, horários de visitação, o que pode e o que não pode fazer e claro recapitular as boas maneiras para utilizarem com classe. São classificadas como palavras chave: bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, por gentileza, obrigada, com licença, perdão e posso fazer isso? Entre outras palavras que você vai se adequando durante o local visitado.

Existem umas coisas que realmente me chateiam sempre que flagro em viagens é a falta de respeito, quando um viajante joga lixo na rua, arranca uma flor ou uma folha da árvore e depois joga no chão, muitas vezes quer colocar o valor daquele produto artesanal do local lá no chão, tira foto com flash no museu sabendo que não pode. Poxa meu amigo, se você faz isso, está na hora de parar e mudar esta postura e RESPEITAR sim o local visitado!

Já imaginou como muita coisa ao seu redor melhorará se você começar a agir corretamente? Pense nisso, se ainda falta um detalhe para mudar, faça-o! Aproveite no próximo final de semana, caso for visitar algum lugar e lembre-se dessa dica de cidadania! Respeito é muito bom e todo mundo gosta! Obrigada e até mais.

Compartilhe!
  • Fallout

    Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …
  • Eu vim de Bauru mas eu volto pra lá

    Eu estou voltando, confirmo sim, mesmo quando viajo para longe, quando estou a quatrocento…
  • Monstros do Cinema

    Nunca imaginei que Godzilla e Kong: O Novo Império seria o sucesso comercial e segue de lo…
Carregar mais em Colunistas
...

Verifique também

Fallout

Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …