A triatleta Thais Queiroz foi destaque na prova de Ironman que foi realizada em Bariloche, na Argentina, recentemente. A bauruense ficou em 9º lugar na prova que é caracterizada por conter longas distâncias e incluir natação, atletismo e corrida. Nossa equipe bateu um papo com a Thais, que comentou sobre o desafio! Veja só o bate-papo:

Este foi o primeiro Ironman que você participou?
Sim, esse foi o meu primeiro Iron Man. O Ironman, pro triatleta, é a prova mais desejada e consiste em duas distâncias. A principal é o Ironman Full, que consiste em nadar 3.800 metros, pedalar 180km e correr 42km. Existe também a modalidade menor, que foi a que eu fiz: são 1.900m de natação, 90km de bike e 21km de corrida.

E por que decidiu participar?
O triatlo entrou na minha vida em outubro de 2016, quando uma amiga comentou comigo que no Bauru Tênis Clube tinha um treinador de triatlo. Foi quando eu procurei por ele e descobri que já até tinha uma equipe de triatlo que treinava com o Cali Amaral, que foi técnico da seleção brasileira por quatro anos consecutivos.

Foram muitos meses treinando? Como era a sua rotina de treinos?
E, embora eu venha do polo aquático, eu fui goleira e a minha natação nunca foi o meu forte, mesmo o meio aquático sendo algo muito tranquilo para mim. Eu também já vinha fazendo umas corridas de rua e sempre gostei de correr, mas a bike foi o mais difícil, porque nem bicicleta eu tinha. No começo eu treinava quase todos os dias – só descansava aos domingos. Nos últimos seis meses, eu treinei todos os dias. Os treinos são puxados, mas são adaptados de acordo com a rotina de cada um. Entre faculdade, filho, família, trabalho… o treinador conseguiu adaptar o melhor treino para o tempo disponível para cada um.

Como foi a experiência? Foi mais difícil do que você imaginava?
A prova em Bariloche, embora o clima tenha sido desfavorável com muito frio – para se ter uma ideia, nós largamos com 8 graus e pegamos até 50km de vento. Mas foi uma prova incrível, com um visual maravilhoso o percurso inteiro. Foi uma prova dura, mas muito prazerosa. Não foi difícil e eu me senti muito preparada.

O triatlo te mudou de alguma forma?
O esporte, de alguma maneira, sempre fez parte da minha vida. Participei por oito anos do polo aquático e abandonei quando fui para São Paulo cursar minha faculdade de arquitetura e urbanismo. Aí, após ter a minha primeira filha, eu comecei a nadar e depois da minha segunda gestação, resolvi voltar à competição. Foi quando eu descobri o triatlo em Bauru. E sim, o triatlo me mudou em muitas coisas. Hoje eu me sinto uma pessoa muito mais prática e consigo resolver mil coisas ao mesmo tempo. E o esporte já muda a pessoa, independente de qual esporte você esteja praticando. Você começa a fazer uma alimentação mais saudável, dorme mais cedo, acorda mais cedo, a qualidade de vida fica muito boa. Qualquer esporte já é muito bacana e traz muitas mudanças para nossa vida. E hoje tenho a felicidade de ter o meu marido comigo no triatlo também.

E ter participado do Ironman te mudou de alguma forma também?
A sensação de conseguir terminar um treino exaustivo é maravilhosa e cruzar a linha de chegada em uma prova é uma sensação indescritível. Treinar todos os dias para um objetivo e conseguir atingir é algo muito mágico e viciante! Mas para isso é preciso muita disciplina e força de vontade. É importante saber que cada dia de treino é muito valioso para o nosso desempenho.

No Brasil, alguns locais promovem a competição. Por que você escolheu participar dela em Bariloche?
No Brasil existem muitas provas e a minha escolha foi porque eu tinha muita vontade de conhecer Bariloche, então, uni o útil ao agradável. Fui fazer uma prova e fui passear com o meu marido também.

Você já sabe qual será a próxima prova que irá competir?
Já sei sim, será no Chile, em Pucón, que vai acontecer em janeiro de 2019.

A prova, com rela~ção às mudanças é mais do aspecto tecnico. Cosegui observar alguns erros que eu cometi e quero corrig-los para uma proxima prova ter um desempenho melhor.

Eu fiquei em 9º lugar na minha categoria

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…