Se você é daqueles que sempre falam “não tem nada pra fazer nessa cidade”, pode ir esquecendo essa frase, principalmente nesse final de semana. E nem a falta de dinheiro vai ser desculpa para não sair de casa e curtir os eventos que estão rolando em Bauru.

Como profissionais em fazer o social, nós separamos uma programação com 20 eventos gratuitos para os bauruenses levantarem do sofá e irem socializar por aí também! Tem todo o tipo de rolê: festa, exposição, show, teatro e muitos outros. Confira abaixo as opções para curtir a sexta (22), o sábado (23) e o domingo (24) sem gastar nada em Bauru.

Sexta-feira (22 de junho)

– Show Trio Sinhá Flor

Carolina Bahiense,
Cimara Fróis e Talita del Collado, do Trio Sinhá Flor

O Sesc Bauru recebe o trio para um show gratuito a partir das 20h. A apresentação integra o especial Forró na Sexta e acontece na Área de Convivência da Unidade.

Formado em 2008, o grupo feminino de forró é composto por Carolina Bahiense, Cimara Fróis e Talita del Collado. O Trio Sinhá Flor surge do encontro de três mulheres artistas que acreditam na importância da valorização e na difusão da nossa cultura popular brasileira.

Serviço
Show com Trio Sinhá Flor – 22/06, às 20h
Local: Sesc Bauru – Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Entrada gratuita

– Quermesse na Paróquia São João Batista Diocese de Bauru

A quermesse será realizada de 17 a 24 de junho, 30 de junho e 01 de julho, a partir das 19h, com entrada gratuita. O evento conta com barracas típicas de bebidas e comidas e será no salão paroquial, Rua Pedro Fernandes, nº 13-84 – Vila Ipiranga (Em frente à Upa do Ipiranga). No dia 24 de Junho será realizado o “Almoço do Padroeiro – Porco no Rolete”, a partir das 11h30. O almoço tem o valor de R$30,00 e os convites podem ser adquiridos antecipadamente.

Serviço
Dias 22, 23, 24 e 30/06 e 01/07, a partir das 19h
Local: Rua Pedro Fernandes, nº 13-84 – Vila Ipiranga (Em frente à Upa do Ipiranga)
Outras informações pelo telefone: (14) 3236-2112 / 98106-5875

Sábado (23 de junho)

– Documentário “Dafne”

Camila Oliveira para o projeto Dafne

A exibição gratuita do documentário faz parte da Mostra “Mulheres no cinema brasileiro”, do Sesc Bauru. A partir de releituras e interpretações sobre o mito de Apolo e Dafne, entrevistadas e entrevistados são convidados a resgatar a voz da ninfa Dafne, que foge de uma perseguição de Apolo até se transformar em árvore, em um gesto desesperado. Entre educadores, profissionais da saúde, lideranças, cuidadoras, artistas, contadoras de histórias, pesquisadoras e donas de casa, a figura de Dafne assume uma multiplicidade de formas. Ainda assim, no fio condutor de sua voz, paira a urgência do resgate de aspectos do feminino na sociedade. Documentário realizado com apoio da Lei de Estímulo da Secretaria de Cultura de Bauru. (Direção: Liene Saddi / Brasil / 2018 / 90 minutos).

Serviço
Documentário “Dafne” – 23/06, às 15h
Local: Sesc Bauru – Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Classificação etária 12 anos.

– 2º Arraiá de Xangô

A segunda edição do arraiá começa a partir das 15h, no Parque Vitória Régia (Av. Nações Unidas, 25-25). O evento vai contar com comidas típicas, apresentações de curimba e maracatu, samba de terreiro, exposições e playground infantil. Além disso, será realizado um bingo, às 18h, no valor de R$10 reais para duas cartelas e os participantes irão concorrer a um liquidificador, panela elétrica, ensaio fotográfico, uma passagem para a excursão de Yemanjá em dezembro, e outros prêmios.

O arraiá é uma realização do Instituto Jovens de Aruanda e conta com a colaboração do designer Faiolli Assis e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento também conta com uma participação solidária da “Campanha do Agasalho”, portanto haverá um espaço disponível para quem tiver interesse em doar uma peça de roupa ou cobertor.

A entrada para o evento é gratuita. Outras informações: https://goo.gl/bEpyr2

Serviço
2° Arraiá de Xangô – 23/06, às 15h
Parque Vitória Régia
Entrada Gratuita

– Sarau do Viaduto

A cantora Jô Moura e a poeta Luiza Romão são as convidadas do Sarau do Viaduto

A partir das 19h, será realizada mais uma edição do Sarau do Viaduto no cruzamento da Avenida Duque de Caxias com a Nações Unidas. A edição deste mês vai contar com a presença da poeta e atriz Luiza Romão, que vai lançar o novo trabalho “Sangria”, um livro que vem acompanhado com um projeto audiovisual. O Sarau também recebe o pocket show de Jô Moura, sambista bauruense e intérprete da MPB com um repertório que segue as vertentes do samba e da afromusicalidade.

O evento é uma realização da Biblioteca Móvel Quinto Elemento, com patrocínio do Programa de Estímulo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Tem o apoio da Casa do Hip Hop de Bauru e da Frente Feminina de Hip Hop de Bauru.

Serviço
Sarau do Viaduto – 23/06, às 19h
Local: No viaduto que cruza a Avenida Duque de Caxias com a Nações Unidas
Com a poeta Luiza Romão e pocket show de Jô Moura

– Dia Internacional do Asteroide no Observatório da Unesp

“Será que um dia algum asteroide gigante poderá se colidir com a Terra?”, “O que aconteceria com a vida no planeta?”, “Será que já houve grandes impactos antes?” e “O que fazer se um dia isso acontecer em breve?”. O público bauruense está convidado para encontrar estas respostas durante a noite de atividades do Observatório Didático de Astronomia, localizado no IPMet (“radar da UNESP”).

O evento será neste sábado, dia 23, das 19h às 22h, quando será celebrado o Dia Internacional do Asteroide! Mais de 2.500 eventos serão realizados em 193 países em função do Asteroid Day e o Observatório da Unesp é um deles! O evento está registrado no portal do Asteroid Day: https://goo.gl/7ZsqR8

O Observatório irá oferecer as seguintes atividades ao público:

Atividades lúdicas infantis
Oficina de confecção com argila de um modelo de um asteroide chamado Ida
Observação da Lua e do planeta Júpiter com telescópios
Exposição de paisagens cósmicas
Divulgação dos produtos e materiais do Observatório
Duas palestras diferentes de 15min sobre asteroides e sobre o que fazer em caso de impacto!
Museu do Céu (equipamentos antigos de Meteorologia)
Sorteio de brindes de Astronomia

A entrada é gratuita e as observações do céu dependem das condições atmosféricas.

Serviço
Dia Internacional do Asteróide – 23/06, das 19h às 22h
Local: Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” (Estrada Municipal José Sandrin, s/n)
Outras informações: (14) 99124-9044
Entrada gratuita

Domingo (24 de junho)

– 2º K-Pop Party

Twice, grupo de K-Pop

O evento pretende reunir os amantes do K-Pop com muita música, dança, apresentações e jogos. A festa será realizada das 10h às 17h, no Ginásio de Esportes Raduan Trabusi Filho e qualquer pessoa pode participar. Os interessados devem gerar o ingresso pelo link: https://goo.gl/wAWZza e levar um quilo de alimento no dia do evento.

Confira a programação completa aqui.

Serviço
2º K-Pop Party – 24/06, das 10h às 17h
Local: Ginásio de Esportes Raduan Trabusi Filho – Av Darci Cezar Improta 3-13, Vl. Santa Luzia
Inscrições: https://goo.gl/wAWZza
Outras informações: (14) 9689-1801 ou [email protected]

– Festival Comunidade Lúdica “Copa Cultural”

O Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes está organizando a sexta edição do evento com o tema Copa Cultural. O festival irá oferecer diversas atividades lúdicas, jogos e brincadeiras para a comunidade gratuitamente. Mais informações aqui.
Serviço
6º festival de comunidade lúdica “Copa Cultural”
Data: 24/06, das 10h às 14h
Local: CEU das Artes – Rua Maria José Silvério dos Santos, quadra 02
Entrada Gratuita

– Piquenique Vegano

O 1º Piquenique Vegano de Bauru será realizado neste domingo (24), das 09h às 12h, na Praça Salim Haddad Neto (atrás do Habib’s da Avenida Nações Unidas). O evento é aberto ao público, gratuito e visa reunir todas as pessoas que simpatizam com o assunto. O objetivo do encontro é se conhecer, tirar dúvidas, trocar receitas e simplesmente passar um tempo em boa companhia. Dessa forma, cada um deve levar um prato vegano para compartilhar com todos do evento. Confira a programação completa do evento aqui.

– Teatro infantil: O dia d’elas

Foto: Paulo Eleutério

É dia de folga de duas palhaças que esperam muito tempo por tal momento. Elas escolhem ir ao clube perto de suas casas, para relaxarem na piscina e esquecerem um pouco da rotina do lar, dos filhos, dos trabalhos e dos maridos.
No meio do caminho: um convite inesperado! Flóris e Matrioska podem mudar de planos e transformar aquele dia tão aguardado em uma viagem maravilhosa.

Serviço
Teatro “O dia d’elas” – 24/06, às 15h
Local: Auditório do Sesc Bauru – Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Entrada gratuita, basta retirar os ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento

– Show “Pra Xamegar” com o trio Beijo de Forró

Influenciado pela cultura nordestina e sua diversidade rítmica, o trio traz temas urbanos e amorosos para o forró com pegada tradicional. O repertório conta com xote, xaxado, baião, carimbó e frevo.

Serviço
Show com Beijo de Forró – 24/06, às 17h
Local: Área de Convivência do Sesc Bauru – Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Entrada gratuita

Exposições em Bauru

Outra ideia de programação gratuita para o fim de semana é conhecer as exposições aqui em Bauru. Sao cinco exposições diferentes, vale a pena conferir:

– Exposição “Ensaios”

O Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) realiza a mostra “Ensaios”, no saguão de entrada da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP). A exposição é do artista plástico Júnior de Sá, que exibe 19 desenhos, em lápis, tinta nanquim e carvão sobre papel e arte digital em impressão offset. Júnior de Sá está no quarto ano do Curso de Graduação em Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) na Unesp de Bauru.

“Ensaios” se refere a um gênero textual, curto, onde o autor tem espaço e oportunidade para refletir e discorrer sobre determinado tema, expressando sua opinião pessoal. “Escolhi o título como uma referência ao meu próprio processo criativo, onde muitas vezes, o desenho surge na forma de uma reflexão sobre determinado assunto ou experiência pessoal. Assim procuro separar a produção pessoal da profissional, então trabalho com o digital, e o papel se torna algo mais intimista, um gosto pessoal”, acrescenta Júnior de Sá.

Serviço

Exposição “ensaios” – até o dia 13 de julho
Local: Biblioteca da FOB – Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 9h às 12h

– Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro

A exposição trata-se de xilogravuras, painéis e cubos, que buscam sensibilizar e celebrar a cultura popular e o direito à diferença corporal e à diversidade humana, bem como refletir sobre a importância da sensorialidade e acessibilidade para a construção e fluidez de uma sociedade mais inclusiva. Também são apresentados personagens com corpos diferentes e histórias que procuram aguçar a sensorialidade, em um convite à exploração das possibilidades e das percepções do corpo. Quem visitar a exposição poderá relembrar vivências individuais e coletivas por meio das lendas folclóricas brasileiras, como Saci-Pererê, Curupira, Boitatá e Iara, por exemplo.

Serviço
Exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”
Data: de 07/06 a 05/07, das 8h às 18h
Local: Centro Cultural de Bauru – Av. Nações Unidas, 8-9

– Mostra “in | teiros”

A mostra está sendo realizada simultaneamente em lugares distintos com o objetivo de fazer o público circular pela cidade de Bauru criando uma fenda espaço/tempo “imagética”. Dessa forma, o público pode visualizar sua própria fenda desenhando seu deslocamento de um espaço ao outro, cortando ruas e lugares em mapas, criando suas próprias fissuras geográficas.

Serviço
Mostra simultânea “in | teiros” – até 05 de julho
Teatro Municipal (até dia 30/06) – Avenida Nações Unidas, 8-9. Telefone: (14) 3235-1088
Casa Amarela (aos sábados, das 10h às 12h, até 30/06) – Rua Rodrigo Romeiro, 1-18
Centro Cultural da USP (08h às 17h até 05/07) – Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75. Telefone: (14) 3235-8394

– Luz (i)matéria: do visual ao imaterial

A exposição é baseada no encontro da luz com a matéria, um fenômeno aparentemente simples, mas fundamental para o trabalho dos artistas. Na escultura, ela é exterior e envolve a luz que o escultor tenta conceber com os planos de volume na matéria (com suas projeções e reentrâncias), além do foco luminoso, que nos faz perceber as diferenças entre partes claras e escuras do objeto. Como resultado desse conceito, estão as esculturas de Elena Greiner e Terê Machado.

Serviço
Exposição “Luz (i)matéria: do visual ao imaterial”
Data: de 08/06 a 27/07, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz (Rua Antônio Alves, 09-10)
Telefone: (14) 3232-1552

– Coleção Bozano

A exposição conta com 25 gravuras de artistas brasileiros e de diversos países como Chile, Japão, México e Peru que compõem a “Coleção Bozano”. A exposição está organizada em quatro temas diferentes: Arte denunciatória; Cores de esperança; Paisagens interiores e exteriores e Mistérios inquietantes. As gravuras fazem parte do Acervo da FAAC – UNESP, em Bauru.

Serviço
Data: até o dia 29 de junho – de segunda a sexta, das 9h às 17h30
Local: Galeria Municipal “Angelina Waldemarin Messemberg” (Avenida Nações Unidas, 8-9)

– Exposição “Irmãos Ponce Paz: memória em cores”

A exposição “Irmãos Ponce Paz: memória em cores” segue na Pinacoteca Municipal até 27 de junho. O projeto foi selecionado por meio da Lei Municipal de Estímulo à Cultura de Bauru, da Secretaria Municipal de Cultura e teve início em agosto de 2017. Doze obras passaram por Procedimentos de Conservação, como higienização e troca de moldura. Os visitantes da exposição também poderão ver o Centro de Memória digital – assistindo vídeos, acessando documentos online e conhecendo a história dos irmãos Ponce. As visitas podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h30.

Serviço
Exposição Irmãos Ponce Paz: memórias em cores – até dia 27 de junho
Local: Pinacoteca Municipal de Bauru “Casa Ponce Paz” – Rua Antônio Alves, 9-10
Horário de visitação: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h30

– Exposição ECO Arte: gravuras contemporâneas

A exposição é composta por 25 gravuras de artistas brasileiros e de outros países das Américas e uniu agentes da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, a Comissão de Acervo e Galeria da FAAC, uma equipe de estudantes de Artes Visuais da Comissão de Acervo, que ajudaram a pensar a exposição e assinam textos sobre artistas. A mediação educativa da exposição está a cargo do Grupo de Pesquisa ARTEDUC, ligado à graduação em Licenciatura em Artes Visuais da FAAC/UNESP. O horário de visitação, é de segunda a sexta, das 9h às 17h30.

Serviço
Exposição ECO Arte – até dia 29 de junho
Local: Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” – Av. Nações Unidas, 8-9
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h30

– Geringonças do Mestre Molina

A exposição apresenta as geringonças do Mestre Molina. Elas contam, por meio da narrativa, as tradições, as histórias e as situações cotidianas das pessoas que vivem no campo e nas pequenas cidades. Nas bancadas estão os truques e engenhosidades para dar movimento e ação expressiva aos personagens em cenários povoados por minúsculos objetos, ferramentas, máquinas e animais.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Sesc Bauru.

Serviço:
Data: até o dia 29 de julho – de terça a sexta, das 13h30 às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Local: Sesc Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71)

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…