As diversas Áfricas se encontram na programação de agosto do Sesc Bauru. Africanidades é o tema de diferentes apresentações culturais como dança, teatro, literatura e esportes. O objetivo é apresentar aos bauruenses os contextos históricos, sociais e culturais que compõem a diversidade brasileira.

A programação vai até o dia 30 de agosto e permeia a ancestralidade, o afrofuturismo, os navios negreiros, resistência na sociedade contemporânea, entre outros temas diversos.

Ao longo do mês, a programação esportiva traz o “Na Ginga da Capoeira”, com roda de conversa, vivências e bate-papo sobre a manifestação que é registrada como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Para os pequenos, aos sábados, às 16h, as narrações de histórias apresentam “Contos Africanos” em um passeio pelas culturas de países como Gana, Nigéria e Zimbábue.

As informações são da Assessoria do Sesc Bauru. Saiba mais em: https://bit.ly/2LHr9Zl.

Confira a programação completa do especial “Africanidades”:

– Bombril
Performance com Priscila Resende. Na performance, a artista esfrega objetos de material metálico, e usualmente de origem doméstica, em seus próprios cabelos. “Bombril”, além de uma conhecida marca de produtos para limpeza, faz parte de uma extensa lista de apelidos pejorativos utilizados por nossa sociedade para se referir a uma característica do indivíduo negro, o cabelo.
Dia 8, quarta, 19h. Área de Convivência. Grátis. Livre.

– Bate-papo Afrofuturismo
Com Karolina Desirée, filósofa, educadora social e produtora cultural, e Fábio Kabral, escritor e ator. Conversa sobre afrofuturismo do ponto de vista da ficção e da mitologia.
Dia 9, quinta, 19h. Auditório. 165 lugares. Grátis. Classificação etária 12 anos.

– Corredeira
Espetáculo de dança com Kanzelumuka. Um exercício de reflexão em torno do corpo que conta a pluralidade do indivíduo, dissipado e transformado na diáspora negro-brasileira; da experiência artística e das experimentações de um corpo negro que dança.
Dia 10, sexta, 19h. Área de Convivência. Grátis. Livre.

– Nimba
Espetáculo de dança com Trupe Benkady. Traz ao palco a ancestralidade africana ao homenagear o espírito feminino da natureza por meio da releitura das danças e ritmos dos balés africanos.
Dia 11, sábado, 17h. Área de Convivência. Grátis. Livre.

Serviço

Especial “Africanidades” – de 3 a 30 de agosto
Local: Sesc Bauru – Av. Aureliano Cardia, 6-71
Outras informações: (14) 3235 1750

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …