Cláudio Massad é bauruense, atleta profissional de tênis de mesa e um orgulho para a cidade. No primeiro semestre de 2018, o atleta participou de sete competições e já conquistou 10 medalhas, saindo com resultados positivos de todos os jogos. Com isso, Cláudio lidera o ranking nacional das duas categorias em que joga: a Sênior, com atletas de mais de 30 anos do tênis de mesa convencional, e a Classe 10 do tênis de mesa paralímpico.

Todas as conquistas são resultados do esforço do atleta, que se dedica há anos ao esporte. “Os resultados são um reflexo do trabalho de muito tempo. É bacana, porque mostra que tudo está sendo bem feito. Eu costumo treinar de quatro a seis horas por dia, além da parte física, eu tenho o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que me ajuda a chegar no meu melhor”, explica Cláudio.

Entre as conquistas do mesatenista deste ano estão:

  • Copa Brasil Sul-Sudeste – Concórdia/SC –Campeão Sênior e Classe 10;
  • 2º Torneio Ranking Paulista – São Paulo – Campeão Classe 10;
  • Copa Nacional de Pernambuco – Recife/PE – Campeão Classe 10;
  • Copa Brasil – Toledo/PR- Campeão Sênior;
  • Jogos Regionais – São Carlos/SP – Campeão Individual, Equipe e Geral pela Nova Era;
  • Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste – Cuiabá/MT – Campeão Classe 10 e Sênior.

Cláudio Massad e o tênis de mesa

A história com o tênis de mesa começou de uma brincadeira – o famoso ping pong – e, há 21 anos, Cláudio Massad se encontrou no esporte que considera muito democrático. “Quando eu descobri o tênis de mesa, vi que poderia tentar ser bom em um esporte, apesar do meu biotipo e do problema na perna”, conta.

Além de jogar tênis de mesa pela categoria convencional, o mesatenista de Bauru compete pela categoria paralímpica Classe 10, por conta de uma lesão na perna esquerda. “Aos 10 anos, eu tive uma doença chamada Blaunt. Então minha perna teve um desgaste ósseo, afetando a minha formação. Eu tenho dificuldade de estabilidade, força e equilíbrio do joelho pra baixo, o que me permite jogar nessa classe”, explica.

Apesar da história antiga com o esporte, a profissionalização veio há apenas 10 anos, com um momento que marcou a vida do mesatenista. “Eu acompanhei meu irmão no hospital quando ele pegou uma pneumonia. Ele tinha uma vida muito corrida por conta do trabalho e me contou que quando saísse dali, ele iria ser feliz, porque sempre fez o que os outros queriam e não o que ele gostava. Infelizmente, ele faleceu e aquilo me marcou muito, foi quando eu decidi mudar o rumo da minha vida e viver do que eu amo”, relembra.

A carreira de Cláudio também conta com inúmeros momentos felizes como as conquistas dos títulos. Agora, ele se dedica para disputar mais uma vitória – o Mundial de Tênis de Mesa. A competição será realizada na Eslovênia, em outubro deste ano, e o bauruense é um dos atletas que irá representar o Brasil competindo na Classe 10 do paralímpico.

Dificuldades no esporte

Para que Cláudio Massad consiga trazer diversos títulos para Bauru, ele conta com a ajuda da Prefeitura para viajar até outras cidades e países onde são realizadas as competições. Apesar do incentivo, o atleta conta que ainda existem muitas dificuldades financeiras e que, além do governo, é fundamental que as empresas privadas incentivem o esporte na cidade.

“Um dos maiores problemas no esporte é o dinheiro. A importância do atleta não é simplesmente ganhar títulos, é ser exemplo. Eu gostaria que todos os atletas fossem vistos dessa maneira também”, conta Cláudio. Ele ainda completa dizendo que o investimento no esporte é uma forma de melhorar a sociedade como um todo.

“O dinheiro do poder público é para a saúde, educação, segurança, mas o esporte envolve saúde, esporte, segurança, inclusão social, cultura. Existe uma pesquisa que a cada um dólar que você gasta com o esporte, cinco são economizados em combate às drogas, criminalidade, entre outros aspectos”.

E para quem tem interesse em conhecer o tênis de mesa, o atleta Cláudio Massad indica a Associação Nova Era de Tênis de Mesa de Bauru. O espaço é um centro de treinamento da Prefeitura e oferece treinamentos gratuitos, de segunda a sexta. Durante os sábados, o local fica aberto para quem quiser se divertir jogando o esporte.

Os interessados em incentivar o atleta bauruense de tênis de Mesa, Cláudio Massad, pode entrar em contato pela Agência Look Sports.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…