Ir ao mercado é uma tarefa periódica que todos nós fazemos em meio às nossas rotinas. No entanto, muitas vezes, pela correria do dia a dia, acabamos frequentando um estabelecimento que nem sempre possui os melhores preços.
Quem nunca, assim que saiu do mercado, percebeu que um produto estava um tanto mais barato em outro lugar? Ainda, por mais que muitos tenham o hábito de consultar os folhetos de ofertas, é impossível saber se aquele preço é, realmente, promocional ou está mais barato que em outros lugares.
Bom, costumava ser impossível. A união entre Virgílio Missão, Fabrício Batista, Yuri Corona Lopes, Henrique Alves e Bruno Yamada, todos desenvolvedores, mudou isso. Juntos, eles fundaram o aplicativo Mercatálogo.
Facilitando a pesquisa do consumidor bauruense
Bruno Yamada, um dos fundadores do app, conta que a ideia do aplicativo surgiu em janeiro do ano passado. “Pensamos que seria bacana se tivesse um aplicativo que desse para pesquisar por exemplo, o preço do leite em todos os mercados. Porque é muito frequente acontecer de irmos ao mercado e ver que o leite está em promoção, mas como saber se é uma promoção mesmo?”, revela.
Foto: Divulgação
Agora, pelo aplicativo é possível pesquisar qual supermercado tem a melhor oferta correspondente ao produto buscado. Dessa forma, a ferramenta consiste em, basicamente, possibilitar que o consumidor faça uma busca por produtos específicos que deseje comprar.
Assim, o aplicativo traz uma relação de todos os mercados que possuem ofertas do produto pesquisado, possibilitando uma comparação de preço instantânea. Por isso o nome, uma junção da palavra “mercado” com “catálogo”.
Além disso, também há a opção de montar uma lista de compras, onde é possível associar produtos que estão em oferta. Dessa forma, o aplicativo mostra onde cada um dos produtos da lista estão mais baratos.
Bruno frisa que uma de suas funcionalidades é operar baseado na localização do usuário. “Dessa forma, você seleciona a sua localização e, a partir dela, o aplicativo consegue trazer para você todas as ofertas que tem nos mercados que estão nesse raio”, explica o programador.
Além disso, também é possível ajustar essa localização, entre seis e 25 quilômetros, de acordo com a disposição e disponibilidade do usuário.
O aplicativo, que deu origem à criação de uma startup de mesmo nome, começou voltada para Bauru. Porém, os fundadores sempre tiveram a intenção de expandir o seu uso para outros lugares. Assim, num processo natural, o aplicativo já está presente em algumas cidades da região, como: Jaú, Assis, Ourinhos, Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo e Avaré.
Inteligência artificial
Você ficou em dúvida sobre como eles têm esse acesso a todos os panfletos dos mercados da região? Bruno comenta que, no momento, toda a coleta de informação é um trabalho que independe do contato com os mercados.
“Todo esse processo está automatizado. Então, a gente só faz uma etapa mais de revisão para ter certeza que, por exemplo, não está entrando um folheto que é de farmácia ou que já esteja vencido”, explica.
Virgílio Missão, que também participou da fundação do aplicativo, explica o funcionamento dessa automação: “Os folhetos hoje ficam na internet, nos sites do mercado ou nas páginas do Facebook. Dessa forma, criamos processos para automatizar essa coleta com alguns robôs que fazem uma varredura dessas páginas para coletar os tabloides com ofertas.”
No entanto, a etapa seguinte à da coleta é o maior diferencial do aplicativo, pois envolve uma ferramenta indispensável: a inteligência artificial. “A aplicação da inteligência artificial nos folhetos consiste em pegarmos uma ‘imagem fria’ e extraímos delas o recorte dos produtos. Isso, usando técnicas bem avançadas e recentes”, pontua Bruno.
Foto: Divulgação
A ideia de utilizar a ferramenta surgiu porque um dos membros envolvidos na criação do aplicativo está fazendo mestrado em inteligência artificial e possui bastante conhecimento na área. Bruno também frisa que foi justamente esse fato que viabilizou o projeto no início:
“Sabíamos que se não conseguíssemos aplicar essa inteligência, não faria sentido. Isso, porque então só estaríamos fazendo o que o pessoal já desenvolveu e faz no mercado. Nos outros apps não é possível procurar por um produto específico, por isso o nosso aplicativo é único”, finaliza.
Empreendendo
E, apesar de ter sido idealizado em janeiro do ano passado, o aplicativo foi oficialmente ao ar em junho deste ano. Os cinco programadores uniram-se no mês de março, com o intuito de desenvolverem um produto próprio, conta Virgílio.
Os jovens, que têm em torno de 30 anos, atualmente também atuam em outra empresa, além da Mercatálogo. Por isso, buscam se organizar em torno das duas ocupações e preocupam-se em adquirir mais experiência na gestão da startup.
Assim, surgiu o interesse em participar do processo de seleção para o programa “Startup SP”, do Sebrae. Ao fim do processo, o quinteto foi uma, entre cerca de 20 empresas de Bauru, que foram selecionadas para receber a mentoria e também a validação oficial da entidade.
“O Sebrae não mexe com nada monetário; ele dá orientação, mentoria financeira, palestras e cursos. Então, está nos ajudando bastante com contatos de networking e também consegue nos conectar com o mercado”, pontua Virgílio.
O programador ainda conta que, no início de novembro, será realizada a parte final do programa: o Demoday. Lá, a equipe apresentará o aplicativo para investidores que poderão fazer aportes na startup.
Aplicativo em aperfeiçoamento
Atualmente, apesar de já estar no ar, Bruno afirma que ainda estão sendo feitos processos iterativos para que sejam feitas melhorias no aplicativo. Os programadores também frisam que buscam demonstrar para os supermercados que a empresa não tem o objetivo de concorrer, mas sim de agregar valor.
Além disso, entre as intenções da empresa está continuar sua expansão pelo estado de São Paulo e até alcançar visibilidade nacional.
No momento, o aplicativo está disponível de forma gratuita para dispositivos IOS e também Android.
Serviço
Aplicativo Mercatálogo
Site: www.mercatalogo.com.br
Facebook: www.facebook.com/mercatalogo.com.br
Instagram: @mercatalogo.com.br