Você sabia que desde 2007, mais da metade da população mundial vive nos centros urbanos? Esse dado é da ONU (Organização das Nações Unidas). Ainda segundo essa pesquisa, em 2030, a taxa de habitantes que residem em aglomerações metropolitanas subirá para 60%, atingindo 75% em 2050.

Esses dados se revertem na preocupação de pensar em planos de urbanismo e paisagismo que transformem as cidades em espaços mais acessíveis e que acomodem a população da melhor forma possível.

Pensando nisso, o professor de Arquitetura da UNESP – Bauru, Adalberto Retto Júnior, criou o “Curso Internacional de Extensão Universitária – A Dimensão Paisagística no Projeto da Cidade Contemporânea: um itinerário internacional de estudo”.  Além de tudo, o professor também buscava compartilhar com outras pessoas as experiências adquiridas durante o doutorado no Istituto Universitario di Architettura di Venezia (IUAV).

Hoje, o projeto já se encontra em sua oitava edição e é aberto para toda a comunidade!

Um novo destino para o curso

Para 2020, o  “8º Curso Internacional de Extensão Universitária – A Dimensão Paisagística no Projeto da Cidade Contemporânea: um itinerário internacional de estudo”, se aprofundará em temas atuais relativos às cidades e suas transformações. A ideia é ir além da questão ambiental, abordando também a sociedade, a cultura e a economia.

O curso será ministrado em duas etapas. A primeira etapa acontece de forma concentrada (sexta à noite e sábado manhã e tarde) na Unesp de Bauru; a segunda etapa é o itinerário internacional que acontece de julho a agosto de 2020, com duas semanas de aulas ministradas nas cidades escolhidas. O itinerário internacional tem como objetivo explorar experiências concretas em várias cidades.

curso de arquitetura Percurso de bicicletas por Amsterdã, 2014

Ao longo dos anos, os percursos já realizados pelo curso foram: Rio de Janeiro, Paris, Veneza, Roma, Berlim, Barcelona, Atenas, Londres, Amsterdã, Roterdã e Copenhague. Também esteve entre o percurso Estocolmo, Viena, Praga, Budapeste, Istambul, Paris, Hamburgo, São Petersburgo e Moscou.

Para a oitava edição, a escolha do destino será feita a partir de uma consulta com os alunos, junto da população. Essa é a primeira vez que isso acontece, e os professores responsáveis analisarão as sugestões e escolherão as que melhor se encaixaram com a proposta do projeto.

Vale lembrar que o curso tem apoio do corpo docente das universidades dos destinos, tendo a tradução simultânea em português para os participantes.

“Como o curso é aberto a toda população, e não somente à arquitetos e urbanistas, ele visa dar suporte para reflexão e entendimento de como as práticas urbanas e políticas públicas podem dar suporte para a construção de uma cidade pública justa e democrática e com muita qualidade”, comenta o professor Adalberto.

Uma visão para mudar o futuro

Ainda segundo professor Adalberto, o curso tem como objetivo proporcionar vivências nas cidades. Além disso, os alunos poderão entrar em contato com o passado, o presente e o futuro daquele lugar.

“Hoje, como no passado, as cidades continuam a ser objeto de considerável interesse tanto no nível teórico quanto em termos práticos”, explica Adalberto.

Enquanto algumas teorias sobre a crise e declínio das cidades crescem, é possível ver a importância da reconstrução, reestruturação e regeneração das áreas urbanas.

curso unespCurso sobre as cidades olímpicas, Rio de Janeiro, 2016

Dessa forma, as expectativas para o curso é que ” a partir da experiencia da viagem, cada aluno, ou profissional da área de arquitetura e urbanismo ou aspirante à – reconheça o papel crucial do estudo atento da morfologia e das camadas de tempo na formação de nossas cidades. Assim como a importância dos itinerários culturais-intelectuais para a formação profissional e para a vida”, finaliza o professor.

Para conhecer mais sobre o  “8º Curso Internacional de Extensão Universitária – A Dimensão Paisagística no Projeto da Cidade Contemporânea: um itinerário internacional de estudo” basta acessar ou página ou grupo do Facebook.

publieditorial

Serviço

“8º Curso Internacional de Extensão Universitária”
Data: início da primeira parte do curso para julho de 2020
Facebook: www.facebook.com/cursointextuniv
Grupo SITU: www.facebook.com/grupositu

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …