Na última segunda-feira, 20 de janeiro, o UNISAGRADO apresentou sua nova Reitora. Quem assumiu o cargo, antes ocupado pela Profª. Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, é a Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira. Na cerimônia de transmissão, também houve a posse dos Pró-Reitores e Diretores de Centro, compondo a diretoria executiva da instituição.

A nova Reitora do UNISAGRADO tem 39 anos. Ela é formada em Letras – Português (2008) pela então Universidade do Sagrado Coração, hoje UNISAGRADO. Possui Mestrado (2015) e Doutorado em Língua Portuguesa (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde, com bolsa integral da Capes, desenvolveu dissertação e tese voltadas para a vocação educacional e formação do professor.

Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, nova reitora do UNISAGRADO

Natural de Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais, é filha do agricultor Francisco José de Oliveira (63) e da costureira Maria Aparecida de Oliveira (62). Tem uma irmã e dois irmãos: Sônia Maria de Oliveira (38), Rafael José de Oliveira (35) e Daniel Acássio de Oliveira (34); e conta sete sobrinhos. Convive com a honra de ter o avô paterno vivo, Messias Faustino (85).

Objetivos da nova Reitora

Na expectativa para o cargo, a nova Reitora do UNISAGRADO já tem seus objetivos de gestão definidos. O primeiro é a memória grata por toda a trajetória consolidada de excelência da instituição. Quer, ainda, cultivar a paixão pelo presente, reconhecendo os esforços e dedicação de todos os envolvidos no processo educativo da comunidade universitária, principalmente os docentes e os colaboradores do UNISAGRADO.

Ela ainda ressalta a importância de incentivar a esperança como motivadora de novos processos e estudos sobre inovações pedagógicas acadêmicas para o futuro, na busca de uma melhor formação integral para os estudantes que correspondam aos desafios dos tempos atuais.

“Sabemos que não é um processo fácil, porém, urgente e necessário, pois, juntos assumimos a missão do UNISAGRADO e, isto é possível com a sintonia entre o que pensamos, sentimos e fazemos, ou seja, entre mente, coração e mãos, como nos ensina o Papa Francisco”, completa.

Irmã Vânia enfatiza que espera como “primeiros passos”, enquanto Reitora, a abertura de mente e de coração e a ousadia aliada ao discernimento para inovar e zelar pela essência da missão educativa de formar pessoas.

“Quero fomentar uma cultura de inovação, favorecendo um ambiente que apoia o pensamento criativo e avança nos esforços para extrair o máximo do conhecimento, gerando processos novos ou aprimorados, baseados num conjunto compartilhado de valores e crenças na interação constante entre estudantes, docentes e comunidade acadêmica. Somos comprometidos com a formação de cidadãos éticos, competentes, protagonistas e solidários. Reconhecemos o valor da educação para a sociedade 4.0, mesmo entre rápidas transformações de ‘uma sociedade interconectada e sem fronteiras’ e que espera profissionais comprometidos e capazes de serem qualificados no exercício de sua profissão e vocação. Isto transforma a sociedade, isto transforma o mundo”, afirma a Reitora.

O futuro

Sobre o futuro do UNISAGRADO e os caminhos para os próximos anos, Irmã Vânia faz um convite para que todos envolvidos com a instituição de ensino coloquem a pessoa no centro da educação, a fim de percorrer trilhas inovadoras do Ensino Superior. Além de buscar cinco propósitos:

  • Reconfigurar o mindset organizacional;
  • Desenvolver novas estratégias pedagógicas;
  • Implementar a cultura de inovação e sustentabilidade;
  • Ampliar os projetos e resolução de problemas;
  • Cultivar o humanismo solidário.

Destaca, ainda, a importância do UNISAGRADO para Bauru e região como uma missão evangelizadora e educativa. “Nossa Fundadora, a Bem-aventurada Clélia Merloni, nos ensina que ‘Educar é uma obra de Amor'”, cita Irmã Vânia. Acredita que o UNISAGRADO é consciente do modo de ser e da responsabilidade de formar as novas gerações, “acompanhando-as em suas etapas de crescimento e de resposta à vocação de Deus e a profissão futura como um serviço à sociedade”, abrindo aspas para as palavras do Papa Francisco por ocasião do Pacto Educativo entre “escola/ensino superior, família e sociedade”.

Vida e Missão

Há 25 anos, Irmã Vânia iniciou na vocação religiosa, no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), e há 17 anos fez os votos religiosos. Durante a sua formação inicial da vida religiosa, morou em Espírito Santo do Pinhal (SP) durante o Aspirantado (1994 a 1998) e Noviciado (2001), em Marília (SP) durante o Propedêutico (1999) e em São Paulo (SP) na fase do Postulado (2000) e do Juniorato Interno (2010 e 2011).

Em sua vida de comunidade religiosa e missão, durante o Postulado em São Paulo, auxiliou na formação das postulantes e de catequistas. Também na capital do Estado, foi Coordenadora da Pastoral Escolar e Responsável da Pastoral Vocacional, assim como Secretária Provincial e Gestora da Pastoral Familiar Cleliana da Sagrado – Rede de Educação, missão que continuará exercendo nas Unidades Educacionais.

Também em sua trajetória como Apóstola participou do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional de Botucatu (2007 e 2008) e, depois, secretária da Comissão do SAV-PV Sul 1 da CNBB (2009).

Irmã Vânia já morou em Bauru anteriormente. Na cidade, foi Mestra das Aspirantes e Responsável do Berçário e da Pastoral Vocacional da Creche e Escola Madre Clélia; Coordenadora da Pastoral Escolar da Sagrado – Rede de Educação e Orientadora Espiritual da Grande Família do Sagrado Coração (GFASC) com sede no Colégio São José, e no UNISAGRADO, especificamente, foi Coordenadora da Biblioteca Cor Jesu e do Audiovisual, Auxiliar na Pró-Reitoria Comunitária, Professora de Ética e Cultura Religiosa e Responsável da Pastoral Vocacional.

Após nove anos de trabalho e empenho, a Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel passa à Irmã Vânia não apenas um cargo, mas uma história vivida.

A gestão de Irmã Susana

A Reitora cessante, Profª. Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, assumiu o cargo depois de ter tido uma significativa atuação na Instituição. Ao todo, soma 24 anos de dedicação ao ensino superior no UNISAGRADO. Na ocasião de sua posse, em janeiro de 2011, revelou o desejo de fortalecer ainda mais as áreas, expandir e solidificar novos cursos, a internacionalização, continuar a modernização da infraestrutura e profissionalização das equipes para atender melhor os estudantes, assim como olhar atentamente para os projetos e atividades de extensão através de parcerias para continuar atendendo a comunidade bauruense e da região.

Profª. Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora cessante

Foi durante a sua gestão que o UNISAGRADO abriu cursos de graduação como Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Biomedicina, Jogos Digitais, Artes, Educação Física, Teatro, Ciências Contábeis, Design e Relações Internacionais, além da modernização na oferta de MBAs na pós-graduação. Também foi durante a sua gestão a expansão da instituição internacionalmente, com a possibilidade de intercâmbio para estudantes, professores e funcionários em 54 Universidades conveniadas de 83 países. Na pesquisa, incentivou a iniciação científica com uma média de 200 projetos ao ano e os grupos de pesquisa com cerca de 500 publicações anuais. Como compromisso sociocultural, investiu nos projetos em parceria com a comunidade tendo, apenas no último ano, atendido mais de 200 mil pessoas diretamente. Enquanto posicionamento estratégico realizou a transformação acadêmica para um maior fortalecimento, investimento e inovação na graduação.

Como mensagem motivadora da sua passagem pelo UNISAGRADO, sempre pontuou: “no caminho da excelência não existem atalhos”. Como perfil de gestão, ressaltava a importância do passado, pelas sementes lançadas e cuidadas por tantas pessoas com dedicação e zelo; do presente pelo dom que cada funcionário e professor têm por administrar os talentos da melhor maneira possível, contribuindo para o desenvolvimento da missão e valores institucionais, pelo bem do estudante e da sociedade; e do futuro para continuar o caminho de excelência e manter vivas a fé e a esperança no patrono: Coração de Jesus, motivo e ideal da missão educativa.

Ao se despedir, pontua: “ao fechar este ciclo na reitoria do UNISAGRADO, meu coração está em paz, com esperança e alegria por contemplar um caminho realizado com a forte, constante e terna presença do Senhor. Os desafios foram muitos e, especialmente, o redimensionamento estrutural e o fortalecimento da essência. Obrigada a todos aqueles com quem convivi ao longo desses três mandatos na reitoria e também ao longo dos 24 anos, que desenvolvi minha missão nos diversos setores da Instituição – me formando, amadurecendo e aprendendo. Agradeço, sobretudo, pelo apoio, colaboração, compreensão e incentivo que nunca faltaram. Tudo o que vivenciamos foi significativo e de grande valor. Reconheço a todos que contribuíram com esta fase da nossa história. Desejo que a nova reitora e a nova equipe continuem levando a Instituição rumo ao futuro, reafirmando as opções fundamentais. Que o nosso patrono continue iluminando e abençoando os caminhos da Instituição e sua direção, na continuidade da missão tão importante e impactante, em Bauru, região e em âmbito além fronteiras. Sucesso e bênçãos!”, deseja.

Sobre a solenidade

Para a solenidade, compareceram reitores de universidades nacionais, autoridades de instituições públicas e privadas de ensino superior, autoridades políticas, religiosas, militares, representantes da comunidade, coordenadores de curso do UNISAGRADO, professores e colaboradores.

A Superiora Geral do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), Madre Miriam Cunha Sobrinha, residente em Roma, veio a Bauru especialmente para presidir a cerimônia. Do IASCJ, quem esteve presente foi a Superiora Provincial da Província Brasileira Sagrado Coração de Jesus, Presidente da Mantenedora e Chanceler do UNISAGRADO, Irmã Márcia Cidreira.

Ao citar Cora Coralina, uma das mais importantes escritoras brasileiras, a Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira foi empossada Reitora do UNISAGRADO, na presença de autoridades de instituições públicas e privadas de ensino superior, políticas, religiosas, militares, representantes da comunidade, coordenadores de curso, professores e colaboradores do UNISAGRADO.

Em seu primeiro discurso propôs, como meta primeira de sua gestão, cuidar da pessoa. “Não sou chamada a ser mais uma doutora em educação, mas como reitora, a irmã de vocês, assumo a tarefa de lembrar a todos do UNISAGRADO o dever de servir à verdade e de promover o bem comum. Este espaço educativo deve ser aberto, cada vez mais, à formação de cidadãos éticos, competentes, protagonistas e solidários. Nesta noite, vocês são testemunhas de que me comprometo a dedicar os meus esforços para oferecer um espaço educativo de formação de profissionais, de produção e significação de conhecimentos e de prestação de serviços orientados à promoção da pessoa. Sim, aqui está o critério e o valor para o exercício de minha gestão: o ser humano no centro da educação. Devemos colaborar para que, no processo de formação integral de cada pessoa no UNISAGRADO, ela se torne também cada vez mais dotada de humanidade, consciência e dignidade, valores invioláveis do ser humano”, disse.

A Reitora cessante apresentando a nova Reitora do UNISAGRADO

A cerimônia de posse de uma reitoria é permeada por significados. Após empossada pela presidente da solenidade, a nova Reitora recebeu da Reitora cessante as vestes talares próprias do cargo, como a samarra, o capelo e o colar doutoral. A samarra é uma pequena capa na cor branca que simboliza a junção de todas as áreas de conhecimento e a pureza que deve nortear os atos do reitor. O capelo caracteriza o poder temporal e a autoridade na instituição em analogia à coroa real. Com o capelo, o reitor confere o grau nas solenidades de conclusão de curso, o colocando simbolicamente na cabeça de cada graduando. O colar doutoral é o símbolo da união e da integração entre os órgãos componentes do UNISAGRADO na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade. Recebendo o colar, a Profª. Drª. Irmã Vânia Cristina de Oliveira está solenemente investida no cargo de Reitora.

Além da transmissão do cargo de Reitora, a cerimônia também contou com a nomeação da Profª. Dra. Irmã Fabiana Berganin como Vice-Reitora. Bergamin também foi reconduzida como Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária; da Profª. Drª. Sandra de Oliveira Saes como Pró-Reitora Acadêmica. Saes também foi reconduzida também como Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; e a recondução de cargo à Profª. Esp. Irmã Maria Inês Perico como Pró-Reitora Administrativa, Profª. Dra. Ketilin Mayra Pedro como Diretora do Centro de Ciências Humanas, Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca como Diretor do Centro de Ciências da Saúde e Profª. Ms. Daniela Luchesi como Diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas.

Organograma de Posses e Reconduções

Reitoria
Profª. Drª. Irmã Vânia Cristina de Oliveira

Vice-Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária
Profª. Dra. Irmã Fabiana Berganin

Pró-Reitoria Acadêmica e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Drª. Sandra de Oliveira Saes

Pró-Reitoria Administrativa
Profª. Irmã Maria Inês Perico

Diretoria do Centro de Ciências Humanas
Profª. Dra. Ketilin Mayra Pedro

Diretoria do Centro de Ciências da Saúde
Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca

Diretoria do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas
Profª. Ms. Daniela Luchesi

publieditorial

O UNISAGRADO está localizado na R. Irmã Arminda, 10-50. Confira mais informações sobre o Centro Universitário pelo site: www.unisagrado.edu.br.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…