Você ainda não conhece o Projeto Cemeia? A iniciativa traz questões relacionadas à agricultura para mais perto dos bauruenses por meio de diversas ações. Assim, nesta sexta (6) acontece mais uma iniciativa do projeto: um dia inteiro voltado para a troca de mudas de plantas. 

Funciona da seguinte forma, você leva uma muda de alguma erva aromática, medicinal ou de uma planta de pequeno porte, e sai com outra de citronela. Assim, o maior benefício é que a citronela possui propriedade repelente para insetos, sem falar em suas funções aromatizadora, bactericida e calmante. Portanto, essa pode ser uma ótima alternativa para manter, longe de casa, o mosquito da dengue!

A iniciativa será uma primeira experiência e caso haja participação da população, o Cemeia estuda realizar o Dia da Troca uma vez por mês. Ademais, a ideia faz parte do anseio de sustentabilidade trabalhado pelo Projeto, além de promover o contato das pessoas com a agricultura urbana livre de defensivos agrícolas.

Sobre o Projeto Cemeia

O Projeto Cemeia (Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana) faz parte do Programa Agricultura Urbana. Ele é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com as Secretarias de Educação e Administração. 

A aposta do Projeto é trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato. “Você conhece o pé de alface para consumo. Se a gente deixar passar daquele ponto, ele vai soltar uma florescência e você não vai saber o que é esse pé de alface. São essas curiosidades que vamos trazer para esse projeto, tudo trabalhado com sustentabilidade”, afirma o técnico agrícola da Sagra e coordenador do projeto, Mario Augusto Camargo.

Dessa forma, o projeto é voltado para visitas monitoradas com crianças em fase escolar. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura aos pequenos, por meio do cultivo de hortas e plantações.

Além de demonstrar e aproximar as pessoas do processo produtivo do alimento orgânico, o Cemeia também está aberto para auxiliar munícipes que queiram cultivar uma horta própria, mas que ainda não sabem por onde começar, que tipo de alimento plantar e como manter a horta.

Serviço

Dia de troca de mudas no Cemeia
Local: Almoxarifado Central da Prefeitura (Av. Rodrigues Alves com Av. Hélio Pólice)
Horário de funcionamento: das 8h às 16h
Contato: [email protected]

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …