O Comitê pelo Clima foi criado em agosto de 2019 com o objetivo de realizar atividades em prol do meio ambiente e debater temas relacionados às políticas socioambientais em Bauru, além de pautas ligadas à situação climática do Brasil.

Neste mês, como forma de focar no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o projeto vai promover duas ações voltadas para o público feminino: uma Oficina de Ecoabsorventes e a participação na Marcha das Mulheres, com o Bloco Ecofeminista.

A Oficina

A menstruação é tida muitas vezes como tabu, mas é algo que faz ou fará parte da vida da maioria das meninas e mulheres. Para dar enfoque a este tema, a primeira ação será a Oficina de Ecoabsorventes em parceria com o Coletivo Ecofeminista UMA.

O evento irá abordar as implicações dos absorventes descartáveis na saúde feminina e também no meio ambiente, além de ensinar a confeccionar uma alternativa mais saudável e sustentável do produto.

Os absorventes descartáveis dão uma falsa sensação de higiene, mas representam um risco para as mulheres, pois possuem mais de 10 componentes tóxicos. Além disso, são um risco para a natureza, por causa do impacto da produção de seus componentes e do descarte dos absorventes, sem falar nos testes dermatológicos realizados em animais“, explica a porta-voz do Comitê, Fabiana Silva.

A oficina será realizada neste sábado (07), das 14h às 17h, no CEU das Artes, localizado na Rua Maria José Silvério dos Santos, no Conj. Hab. Pastor Arlindo Lopes Viana.

Participando da oficina

Os interessados devem realizar a inscrição antecipadamente no link cutt.ly/oficina_ecoabsorventes. O valor para se inscrever é de R$ 15,00 e será utilizado para custear o material que será utilizado e o oferecimento de vagas sociais.

A organização também solicita que seja feita a doação de um produto de higiene, que deve ser entregue no dia da oficina. Os itens arrecadados serão entregues para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Marcha das Mulheres

No dia 14 de março, a partir das 13h, as mulheres de Bauru irão se unir para marchar em prol de seus direitos.

A Marcha, organizada pela Coletiva 8M – Mulheres em Luta, terá a concentração na Praça Rui Barbosa contando com a participação de diversos grupos e coletivos da cidade.

O Comitê pelo Clima não poderia ficar de fora e irá participar do evento com o Bloco Ecofeminista, que defende os direitos das mulheres e também o fim da exploração da natureza.

As mulheres são a vanguarda em diversas lutas sociais e ambientais, então vamos fazer deste mais um ano em que as mulheres abrem o caminho ao tomar as ruas em defesa dos nossos direitos e contra a exploração das mulheres, animais e natureza. É tempo de nos unirmos para seguir trilhando o caminho da luta das mulheres por justiça social e ambiental“, finaliza Fabiana Silva.

Serviço
Oficina de Ecoabsorventes
Data: dia 7 de março, das 14 às 17h
Local: CEU das Artes (Rua Maria José Silvério dos Santos, no Conj. Hab. Pastor Arlindo Lopes Viana)
Facebook: www.facebook.com/events/625316831619228/
Instagram: @baurupeloclima

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…