Segundo dados da Sinan (Sistemas de Informação de Agravos de Comunicação) obtidos e analisados pelo veículo Folha de S. Paulo, somente em 2018 foram mais de 145 mil casos de violência contra a mulher no Brasil.

A fim de dar atenção a esse importante tema e evitar que mais casos de violência desse tipo aconteçam, a USP de Bauru irá oferecer uma aula gratuita de autodefesa para mulheres no dia 15 de março, às 9h30.

A aula será ministrada por Márcio Silva, professor de Jiu Jitsu há dez anos e formado em faixa preta no esporte.

Foco da aula

Como as técnicas de autodefesa do Jiu Jitsu são amplas e incluem diversas situações diferentes, o professor junto à organização do evento optou por segmentar a temática da aula.

Dessa forma, o tema será: defesa pessoal contra rapto e condução violenta da mulher, com desfecho em violência sexual. Assim, serão ensinadas técnicas para escapar de puxões de cabelo, agarrões, pegadas de braço e o desfecho no chão.

A aula será baseada no curso de defesa pessoal de Gracie Barra, uma associação brasileira de Jiu-Jitsu.

A defesa pessoal da Gracie Barra foi desenvolvida para que a pessoa fraca consiga se defender de uma pessoa mais forte. Então as técnicas não usam força, são alavancas e usam um método onde a força do oponente não faz tanta diferença em uma situação real”, explica Márcio.

O professor ainda salienta que a temática abordada corresponde a apenas uma das vertentes do curso, que, para ensinar todas as técnicas, leva de quatro a seis meses.

Para participar

As interessadas no evento devem realizar uma inscrição pelo email [email protected] até o dia 14 de março.

A organização do evento orienta as participantes a irem com roupas de ginástica e a levarem namorados, maridos ou amigos, para que este também seja um momento inclusivo.

As que desejarem podem doar uma peça nova de calcinha ou sutiã, pois as doações serão encaminhadas à Casa de Passagem Feminina (Comunidade Bom Pastor).

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3235-8394.

Serviço
Aula aberta de autodefesa para mulheres
Data: 15 de março, a partir das 9h30
Local: Ginásio de Esportes do Campus USP (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, quadra 9)
Telefone: (14) 3235-8394
Facebook: https://www.facebook.com/CentroCulturalUspBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…