No dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, também conhecido como Dia do Aprendiz. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do primeiro emprego, além de acabar com preconceitos envolvendo a contratação de jovens sem experiência.

Portanto, além de parabenizar todos os aprendizes, fica evidente a importância de ressaltar instituições que ajudam os adolescentes a ingressarem no mercado de trabalho. Aqui em Bauru, a RASC (Rede de Assistência Social Cristã) faz essa ponte entre os jovens e as empresas desde 1994 com o programa Aprendizagem Profissional.

A rede de atendimento é composta por mais de 40 unidades, estrategicamente espalhadas pelo interior do estado de São Paulo. Assim, a RASC atende cerca de 150 municípios do Estado. Ao longo de quase 30 anos de trabalho, já incluiu aproximadamente 8 mil jovens e adolescentes no mundo do trabalho.

Aprendizagem Profissional

O programa é um dos principais meios de ingresso qualificado de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de idade no mercado. Trata-se de uma importante estratégia de transição entre a escola e o trabalho, já que articula a contratação formal do jovem, a permanência na escola e a qualificação profissional teórica e prática.

Segundo o Coordenador geral da RASC-Bauru, João Lunardelli Neto, o projeto é fundamental uma vez que o mercado de trabalho discrimina os jovens pela falta de experiência. Além de estar cada vez mais competitivo, exigindo elevada qualificação profissional.

“Dessa forma aqueles que não atendem tais requisitos continuam sendo submetidos às piores formas de trabalho, o que pouco ou nada contribui para sua empregabilidade futura. A introdução precoce dos adolescentes no trabalho, influenciada pela situação econômica da família dos mesmos, pode não trazer os benefícios esperados. Assim, podendo ser extremamente danosa para o desenvolvimento físico, afetivo e cognitivo dos adolescentes trabalhadores. Além de perpetuar a situação de desqualificação e pobreza e ser um fator que contribui para a evasão escolar”, aponta.

Dessa forma, o Programa Aprendizagem Profissional, além de ser um facilitador, assegura todos os direitos dos jovens no primeiro emprego, promovendo a experiência prática nas empresas e assegurando o direito da qualificação profissional. Sobretudo, ainda garante a permanência na escola, visto que para isso os programas proporcionam uma jornada de trabalho reduzida 4 ou 6 horas.

O coordenador ainda conclui que o programa é uma forma de garantir aos adolescentes, conforme o Art. 69 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o direito à profissionalização e à proteção no trabalho. Assim, assegurando o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e a capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

Para se tornar um aprendiz

Para participar do programa, o adolescente ou jovem devem estar devidamente matriculado na rede pública de ensino, caso não tenha concluído o ensino médio, e ter entre 14 e 24 anos. Enquanto entidade de assistência social, a RASC também adota critérios baseados nos aspectos socioeconômicos como mecanismos para garantir a participação majoritária de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Antes de inserir os jovens e adolescentes nas empresas na condição de aprendizes, a RASC oferta um Programa de Integração ao Mundo do Trabalho. O intuito é desenvolver oficinas com temas voltados ao desenvolvimento pessoal dos jovens. Entre eles, inclui-se o conhecimento sobre o mundo do trabalho, marketing pessoal, relacionamento interpessoal, noções de atendimento ao cliente e controle emocional. Além disso também são ofertadas oficinas de inclusão social, promovidas pela RASC com recursos próprios assegurando a gratuidade total aos usuários.

Entre as empresas parceiras do Programa de Aprendizagem estão: Caixa Econômica Federal; Banco do Brasil S.A.; Sukest; Lojas CEM, Prefeitura Municipal de Bauru, entre outras.

RASC em Bauru

Fundanda em 30 de março de 1992, a RASC em Bauru foi constituída por um grupo de pessoas preocupadas com o crescente número de crianças e adolescentes que tomavam as ruas da cidade. Esse grupo almejava iniciar um trabalho em prol dessas crianças e adolescentes, resgatando seus sonhos e proporcionando condições necessárias para viver com dignidade.

Dessa forma, os fundadores constituíram a entidade que inicialmente ofertava o serviço de acolhimento institucional. Na época, era voltado para crianças na faixa etária de 4 a 10 anos e 11 meses, em situação de risco pessoal, social ou abandono. Com o passar do tempo, a instituição buscou outras fontes de recursos para manter os projetos e serviços sociais.

Com o intuito de ampliar suas ações, a RASC firmou novas parcerias com algumas instituições para iniciar a atuação no programa de aprendizagem. Nestes 28 anos de trabalho efetivo, consagra-se como instituição de caráter social, que se dedica ao desenvolvimento dos jovens e adolescentes visando sua realização pessoal e social, a conscientização da sua cidadania com princípios éticos e morais, interagindo com outras instituições e os agentes sociais comprometidos com os mesmos objetivos.

Programas e cursos oferecidos

Além da Aprendizagem Profissional, a RASC também oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Intergeracional. Com caráter preventivo e proativo, o serviço é pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários.

Assim, o objetivo é alcançar alternativas para emancipação do indivíduo, bem como o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Realizado em grupos de acordo com cada ciclo de vida, o serviço destina-se a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Os usuários participam de atividades diversificadas e apropriadas para sua faixa etária, no contra turno da escola, tais como:

  • Jogos matemáticos; esportivos; recreativos; com palavras;
  • Oficinas de informática; esportes; artes (desenho/ pintura/ escultura); teatro e dramatização; geração de renda;
  • Coral e música;
  • Contação de histórias;
  • Cinema;
  • Palestras;
  • Gincanas;

Por fim, a RASC também está habilitada, por órgãos competentes, a ofertar os seguintes cursos: Serviços Bancários; Serviços Administrativos; Serviços em Postos de Combustíveis – Frentista; Serviços Hoteleiros; Auxiliar de Produção; Telemarketing; Agronegócios e no comércio varejista.

“Colocamos nossa Entidade à disposição de todas as empresas de Bauru e região que desejam cumprir sua responsabilidade social através da inclusão de jovens e adolescentes no mundo do trabalho. Dessa forma o empresário poderá contribuir com a nossa missão social, além de obter a solução para sua empresa na formação de jovens talentosos, criativos, motivados que seguirão a cultura de sua organização e poderão contribuir para o alcance de suas metas organizacionais”, finaliza o coordenador geral.

publieditorial

Serviço
RASC – Rede de Assistência Social Cristã de Bauru
Local: Rua Luiz Bassoto, 5-50 Jd. Marambá
Telefone: (14) 3879 3183 / (14) 3879 3184
E-mail: [email protected]
Site: www.rasc.com.br
Facebook: www.facebook.com/RASC.Aprendiz
Instagram: @rasc_aprendiz

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…