A energia está presente na casa e nos estabelecimentos de grande parte dos brasileiros. Seja para acender a luz, proporcionar o acesso à internet ou fazer um eletrodoméstico e as engrenagens de uma máquina funcionarem. 

Porém, apesar de fazer parte do nosso cotidiano, você sabe de onde vem a energia que você utiliza? E mais: sabia que, possivelmente, a partir de 2022, você poderá escolher (assim como escolhe sua operadora de celular) quem será o seu fornecedor de energia? 

Essa é a proposta do Mercado Livre de Energia Elétrica! Assim, os bauruenses poderão garantir sua energia – de acordo com sua demanda, e ajustando o “plano” para caber no bolso. 

Aqui em Bauru, a Witzler Energia já atua desde 2015 com soluções energéticas. Hoje, a companhia destaca-se como uma das 10 maiores gestoras de energia do país! No momento, oferecem serviços apenas para indústrias, supermercados, shopping centers e hospitais, ou seja, grandes consumidores.

Contudo, em dois anos esse cenário deve mudar. O atual proprietário da empresa, Lucas Witzler, explica a seguir tudo sobre o funcionamento da gestão energética e os benefícios que isso traz para os clientes físicos ou jurídicos. 

Apostando no ramo de energia 

Oriundo de uma família que já atua desde 1956 no ramo da engenharia elétrica no Centro-Oeste Paulista, Lucas conta que foi em seu mestrado que viu a oportunidade de trazer para essa região soluções em energia para além do habitual.

“Eu enxerguei que no interior havia a necessidade de uma empresa que oferecesse soluções mais customizadas para consumidores de energia de grande porte. Isso tudo com uma linguagem mais didática para explicar um pouco do setor elétrico e suas oportunidades”, acrescenta

Assim, o membro da 4ª geração de sua família contribuiu para o crescimento da Witzler – única empresa do ramo presente na região -, que hoje é responsável pela gestão energética de 1100 unidades consumidoras em todo o Brasil.

Witzler Energia - soluções energéticas

Soluções de A a Z

Ainda, o crescimento da empresa também foi decorrente da expansão de sua atuação. Atualmente, ela oferece os seguintes serviços: 

  • Soluções no Mercado Livre de Energia; 
  • Consultoria em Energia; 
  • Eficiência Energética;
  • Geração de Energia; 
  • Certificação de Energia Renovável;
  • Engenharia Elétrica;
  • Comercialização de Energia. 

“Hoje, fechamos esse ciclo da geração até o consumo de energia, passando pela comercialização e gestão de consumidores. Nós também temos um braço de eficiência energética, que o primeiro passo é o cliente diminuir o quanto ele paga pela energia. O segundo passo é ele produzir mais com menos energia. Então, também temos a operação em que usamos nossa inteligência e tecnologia para otimizar o uso de energia, seja criando uma cultura ou fazendo a troca de equipamentos”, explica.

Mercado Livre de Energia

Para entender o Mercado Livre de Energia, primeiro é necessário ter em mente que distribuição de energia e a energia em si são conceitos distintos. Assim, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é a reguladora da tarifa da distribuição de energia, que é um monopólio natural. No entanto, a energia em si, pode ser negociada livremente. 

Uma forma simples de compreender é pensar, de forma figurativa, que a ANEEL fica responsável pela regulação de todo sistema elétrico e a distribuidora local de energia do “cabeamento” das casas. No caso, esse procedimento de distribuição tem uma taxação padrão. Porém, a escolha da energia a ser oferecida por meio dos cabos fica por conta dos clientes, que podem optar por aquele que corresponde às suas necessidades.

Assim, em 1998, surgiu o Mercado Livre de Energia Elétrica, um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica, que permite que os participantes saiam do ambiente de contratação regulado e negociem livremente todas as condições comerciais. 

A possibilidade de escolher o fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras, pode gerar uma economia de até 30% para grandes consumidores. 

Acesso expandido

Curtiu a proposta? Então, fique sabendo que, a partir de 2022, o serviço, que foi exclusivo para grandes consumidores durante 20 anos, passará a ser acessível para todos.

“Hoje, existem 25 empresas no Brasil com a habilitação de comerciadores varejistas, e nós somos uma delas. O título, garantido pela ANEEL, permite o atendimento de consumidores de menor porte e nos posiciona para abertura prevista a partir de 2022 no Mercado Livre de Energia. No momento, ele é restrito a consumidores que têm uma demanda de, pelo menos, 500kW – o que representa um gasto de mais de 40 mil reais com energia – e estão ligado em média tensão”, pontua o proprietário. 

Assim, a Witzler, por meio da Exponencial Energia – seu braço especializado – está capacitada para facilitar essa migração do consumidor para o Mercado Livre.

Desenvolvimento sustentável

Lucas destaca que um outro benefício do Mercado Livre de Energia é que o consumidor também pode optar por uma energia que seja tanto mais barata quanto mais sustentável, o que é uma necessidade urgente para a conservação do planeta. 

“Nós vivemos toda essa conjuntura climática e o efeito disso nas nossas vidas é notável. Todo mundo é afetado por isso, e acho que é uma responsabilidade nossa trabalhar em prol desse desenvolvimento sustentável. A gente acredita que é possível ter esse desenvolvimento de uma forma economicamente viável. Então, aplicamos toda nossa energia para acelerar esse processo e trazer o que é de mais novo e tecnológico para os nossos clientes”, acrescenta. 

Nesse sentido, a Witzler atua também com o objetivo de aproximar essa possibilidade dos consumidores. Por isso, por meio de uma parceria com o Sistema Brasileiro de Certificação, oferece a possibilidade para as empresas garantirem selos de sustentabilidade. 

“Hoje temos a certificação do uso de energia renovável. Então, nossos clientes podem se certificar e garantir que seus produtos são feitos 100% com energia renovável. Isso colabora para fomentar essa indústria e incentiva a expansão da matriz de geração renovável”, pontua o proprietário. 

Tecnologia que gera resultados 

Além de fomentar esse mercado sustentável, Lucas que a atuação da empresa também possibilita o desenvolvimento social. Isso, porque ao diminuir os gastos com energia, sobram recursos para empregar, investir em novos equipamentos, por exemplo, o que, consequentemente, torna o mercado nacional mais competitivo. 

Ainda, ele destaca que mesmo com toda a tecnologia aplicada em diversos setores, seu foco ainda são as relações humanas com os clientes. 

“Eu comecei sozinho e hoje temos uma equipe de 38 pessoas. Fazemos negócios com todos as grandes geradoras e comercializadoras do país. Atendemos clientes regionais, empresas familiares e até multinacionais de grande porte. Então, temos que investir cada vez mais em soluções, plataformas, tecnologia, tratamento de dados, etc, mas sem perder a relação humana do atendimento, da visita. Acreditamos muito que o cliente é o mais importante para o nosso negócio”, finaliza orgulhoso. 

publieditorial

Serviço 

Witzler Energia 

Local: Av. Duque de Caxias, 11-70 Vila Altinópolis, Ed. Atlantida Tower – 1° andar
Telefone: (14) 3104-8200
E-mail: [email protected]
Site: www.witzler.com.br/
Instagram: @witzler.energia 

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Em fase de lançamento, imobiliária apresenta Piemonte, apartamento de 1 dormitório com lazer completo

Um espaço integrado traz mais mobilidade para os ambientes de um apartamento, por exemplo,…