Quem mora em condomínios sabe das obrigações, como pagar as taxas, obedecer as regras e respeitar os vizinhos. E conhece também a pessoa responsável pela organização de tudo isso: o Síndico, aquele que soluciona todos os problemas para que os moradores fiquem tranquilos.

Uma figura que, inclusive, tem sua própria data, o Dia do Síndico, comemorado em 30 de novembro. Hoje, quem decide assumir esse papel deve saber que está aumentando a sua lista de responsabilidades diárias.

A importância do Síndico é percebida pela quantidade de responsabilidades. Por isso, para ajudar nesse comando, existem administradoras de condomínios como a Star Bauru, cuja atribuição é dar respaldo profissional ao trabalho de gerenciamento.

Todos os deveres ainda são do administrador local, mas a Administradora orienta. Vira uma relação colaborativa para melhorar o dia a dia dos condomínios. 

Nesse sentido, Rodrigo Moreto, sócio da Star Bauru, diz que a empresa vira quase uma escola de Síndicos. Nós temos o trabalho de ensinar, e é um trabalho super gostoso, porque você percebe que quando a pessoa entra, assume, muitas vezes ela não tem experiência, então, ensinamos tudo. É isso que gostamos de fazer”.

Se antes esse papel era repassado àquele morador com tempo livre, por exemplo, agora, já se tem a noção da relevância de um trabalho sério. Inclusive, em alguns casos, com a contratação de um Síndico Profissional.

Assim, Rodrigo elogia quem tem a iniciativa de assumir a função. “Muitas vezes ele tem que tratar até a relação de problemas pessoais, de vizinhos. Acaba sendo quase um pacificador. Tem que ter jogo de cintura, tem que saber conversar”, destaca. 

Condomínio é uma comunidade

Por ser um lugar onde as pessoas moram, a impressão que passa é de que a gestão é semelhante com o cotidiano da casa. Apesar de não ter personalidade jurídica, os condomínios funcionam quase como empresas, inclusive tendo CNPJ.

O Síndico, quando assume o cargo, torna-se uma espécie de diretor do condomínio, vinculando o CPF dele ao CNPJ do local e adquirindo responsabilidades civis, criminais, ambientais, trabalhistas, tributárias e previdenciárias. Uma função que responde por todas essas áreas.

Moreto inclusive brinca com a quantidade de obrigações. “Se eu inverto [em uma reunião], e começo a falar de todas as atribuições, antes de fazer a eleição, ninguém levanta a mão (risos). Então, hoje vemos condomínios pedindo auditorias das contas para saber se está tudo certo, para saber se a gestão do Síndico está correta, se não teve irregularidades”, conclui. 

Ainda, o setor financeiro exige cuidados legais. Pagamentos sem nota fiscal, descumprimento de encargos trabalhistas, cobranças erradas e não prestação de contas são problemas comuns na gestão condominial. Na contabilidade do condomínio, é importante checar se toda a movimentação está disposta no balancete mensal. É necessária a conciliação bancária, não podendo haver diferenças. 

“Não é na má-intenção, má-fé. Mas o Síndico pode não ter a expertise para saber qual era, de fato, a sua obrigação”, comenta Rodrigo. 

O apoio da Administradora ao Síndico

Com tanta responsabilidade, algumas empresas se especializam em atender condomínios e dar respaldo aos Síndicos. É o caso da Star Bauru, que há quatro anos passou a focar na gestão e administração condominial. 

A empresa possui cinco departamentos. O administrativo, que acompanha assembleias, participa do cotidiano, garante o cumprimento da regras e presta contas. O jurídico, responsável pelas questões legais.

O departamento de cobrança acompanha a movimentação diariamente, sendo responsável por emitir os boletos aos condôminos e garantir o recebimento das taxas, incluindo prazos e acordos.

Além desses, há o departamento pessoal e operacional, incumbido dos funcionários do condomínio, envolvendo a contratação, o treinamento e a supervisão dos trabalhadores. 

Dentro dessa divisão, os serviços vão desde lidar com o dinheiro pago pelos moradores para cuidar dos jardins que decoram os espaços até vistorias prediais e limpeza dos ambientes comuns. 

No geral, o objetivo da Star Bauru, que hoje atua em toda a região, é acompanhar a movimentação dos condomínios, a qualquer hora. 

“Nossa empresa trabalha 24 horas por dia, 365 dias no ano. Nós não paramos. Mesmo fora do horário comercial, tem alguém respondendo pela empresa no campo. Então, qualquer situação, o que acontecer no condomínio, terá  um responsável de plantão”, garante Moreto.

App facilita a rotina dos moradores

Ademais, as empresas de gestão de condomínios devem pensar além da relação com o Síndico e garantir também serviços para organizar a rotina dos moradores. 

Portanto, facilitar a vida dos condôminos é um dos pontos importantes ao escolher uma empresa no setor. A Star Bauru, por exemplo, investiu na otimização do site e na criação de um aplicativo exclusivo. 

Por lá, a interação é mais próxima e evita situações desagradáveis. Lembram dos cadernos de ocorrências? No aplicativo, é possível registrar reclamações, solicitar serviços, emitir boletos das taxas e reservar espaços comuns, como salões de festa. 

É uma forma de facilitar a vida dos moradores. Foi por essa plataforma, por exemplo, que as assembleias seguiram acontecendo durante a pandemia, usando sistemas de vídeos. 

Ampliando o foco

Há nove anos no mercado da cidade, a Star Bauru ampliou os horizontes. Especializada em serviços de terceirização de mão de obra para empresas e condomínios, sendo eles portaria, recepção, zeladoria, limpeza, jardinagem e conservação de áreas verdes, há quatro anos, o foco também passou a ser a administração condominial.

A expertise foi levada pela nova formação de comando da empresa, por três sócios. Rodrigo Moreto, Administrador, com 15 anos de experiência na gestão de condomínios, Dra. Ednara Otsuka, há 18 anos no departamento jurídico, e Laryssa Berro no setor financeiro

Para Moreto, é uma década e meia fazendo o que gosta: interagindo com pessoas, inclusive nas famigeradas reuniões de condomínio. Eu acompanho as assembleias. Tem gente que fala ‘Misericórdia, não me leva em assembleias!’. Eu vou em todas. Só perco se tiver duas na mesma data. As assembleias são momentos de interação, e essa interação com pessoas é o que eu gosto de fazer”, finaliza. 

publieditorial

Serviço 

Star Bauru
Endereço: Rua Aviador Gomes Ribeiro, 11-47. Bauru-SP
Telefone: (14) 3234-1015
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Site: www.starbauru.com.br/
Facebook: /starbauru
Instagram: @starbauru

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Raphael Bonini
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bauruense se especializa em reparo de armações de óculos e inaugura oficina

Os óculos, tanto de grau quanto o solar, deixaram de ser uma utilidade para ser um acessór…