Dos mais de 60 Arranjos Produtivos Locais (APL) reconhecidos no estado de São Paulo, Bauru recebe o primeiro de Audiovisual. A iniciativa, que instala ainda o primeiro APL do município, partiu do Plano Conjunto – Coletivo Audiovisual de Bauru. O objetivo é acelerar o desenvolvimento econômico e social na área, de forma a estimular a cooperação entre empresas do ramo e agentes do setor público e privado.

“Nos últimos anos, temos visto profissionais, diretoras e diretores de Bauru produzirem obras que circularam em festivais nacionais e internacionais, e que hoje compõem a programação de canais de TV”, conta Ana Heloíza Pessotto, produtora audiovisual, pesquisadora e integrante do Plano Conjunto.

“Com o APL de Audiovisual, esperamos ampliar o fomento ao setor, para que novos projetos sejam produzidos aqui em Bauru, empregando pessoas e fazendo girar ainda mais a indústria criativa local, complementa.

Arranjo Produtivo Local abre portas para fomento ao setor

APL é um conjunto de empresas localizadas em um mesmo território que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais. Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa estão entre os agentes que podem se beneficiar de parcerias com um APL.

3° Filma Bauru, evento realizado em 2019 (Foto: Conrado Dacax)

“Um APL trabalha por meio do compartilhamento de recursos, competências, experiências e pesquisa. Um modelo que consideramos mais interessante do que a tradicional disputa entre empresas”, explica Liene Saddi, produtora cultural, professora e gestora do APL de Audiovisual de Bauru.

A produtora considera Bauru um território com vocação para o cinema e audiovisual. De acordo com Liene, “a produção de cinema independente na cidade, somada à concentração de cursos de formação na área na Unesp e em faculdades particulares, além da presença dos estúdios da TV Unesp, TV TEM, Record e Band Paulista, tornam oportuna a instalação deste APL.

Sobre o Plano Conjunto – Coletivo Audiovisual de Bauru

Reunião online do Plano Conjunto (Foto: divulgação)

Plano Conjunto é o coletivo de produtores de audiovisual de Bauru. Desde 2019, o grupo realiza encontros quinzenais para discutir pautas relacionadas a políticas públicas de incentivo à cultura e formas de produzir cinema independente na cidade. Os encontros online farão parte da programação do Sesc Bauru a partir de maio, com participação aberta ao público e gratuita.

O Plano Conjunto realiza o festival Filma Bauru, que terá sua quarta edição em outubro deste ano, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo. O grupo ainda produziu e dirigiu coletivamente o documentário Cartografias Possíveis (2020), realizado pelo Sesc Bauru, e integra a ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista.

Filmagem de Cartografias Possíveis (Sesc Bauru) dirigido coletivamente

Acompanhe a programação do Plano Conjunto pelas páginas do Facebook e Instagram (@filmabauru).

O reconhecimento do Arranjo Produtivo Local de Audiovisual foi realizado por meio do Programa de Fomento de Arranjos Produtivos Locais Paulista do Governo do Estado de São Paulo, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Decreto n° 54.654 de 2009).

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …