Há algumas semanas noticiamos aqui os lançamentos artísticos que contam a trajetória do dramaturgo bauruense Paulo Neves. Entre os formatos do “projeto-territórios”, que promove o resgate da vida e obra de Paulo, está um experimento cênico que convida o público a se questionar sobre uma realidade distópica.

Assim, o espetáculo “#Errar_e_human_um” terá novas sessões online e gratuitas nos dias 3 e 4 de julho. No sábado, a sessão será às 20h e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Para assistir ao experimento cênico, basta se cadastrar neste formulário.

A ação é produzida por alunos e colaboradores, atuais e antigos, do Curso Livre de Teatro Paulo Neves. Já o roteiro foi inspirado pelo texto original da montagem “Errare Humanum Est” (1975), também do dramaturgo. A partir dele, foram explorados questionamentos do presente baseados no contexto pandêmico em que vivemos.

Para isso, foram mantidos alguns textos da dramaturgia original e novos materiais foram acrescidos durante o processo de criação, realizado de forma colaborativa, online e remota.

“Creio que muito por conta das questões geradas pela pandemia foi inevitável não escapar de temas como isolamento, solidão, buscas, realizações, sonhos… A gente acaba se reconhecendo em algum momento. Essas temáticas são destaque especialmente nas cenas individuais”, conta Talita Neves, orientadora geral do projeto.

Soma-se a esta abordagem a realidade das telas, em que a sensação de estar sendo vigiado é constante.

“#Errar_e_human_um” possui orientação geral de Paulo Neves e Talita Neves e direção técnica de Paulo Rosa. Ainda fazem parte da montagem, como artistas-criadores: Aline Prado, Andressa Cisneiro, Bruno Ospedal, Diego DAC, Júlio Zaicoski, Laura Kuster, Marco Aurélio Ribeiro, Mariana Brunatti de Moraes, Pedro Pina Furtado, Raissa Foschiani e Tamires Frank.

A inspiração

“Errare Humanum Est” estreou em 12 de novembro de 1975 no palco do extinto Cine BTC em Bauru (SP) e ocupa um lugar especial na trajetória do dramaturgo, jornalista e professor bauruense Paulo Neves, que conta com mais de 50 anos dedicados aos palcos.

Nesta encenação, o público pôde conferir quais eram as angústias diante do futuro dos jovens da época tendo como referência um mundo sombrio retratado nas obras Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) e 1984 (George Orwell). A peça contou com a participação de 30 alunos de Paulo, entre eles o jovem Edson Celulari.

Sobre o “projeto-territórios”

Realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso Lab), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Governo Federal – Lei Aldir Blanc, o “projeto-territórios” contempla o lançamento do livro de memórias “Palco de memórias – 50 anos de teatro e luta, autobiografia comentada de Paulo Neves” (Editora Mireveja), a temporada online do experimento cênico “#Errar_e_human_um” e um minidocumentário “Precário Poético”.

Serviço
“#Errar_e_human_um” – temporada online e gratuita
Data: 3 e 4 de julho
Horários: aos sábados, 20h, e domingos, 19h
Local: transmissão online, via plataforma Zoom
Ingressos: para participar das sessões é preciso se cadastrar neste formulário
Classificação indicativa: 12 anos

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …