Um dos passeios mais interessantes para conhecer Bauru é também um dos mais simples: basta andar pelas ruas e admirar os prédios!

Isso porque arquitetura e cidade são palavras que se completam. São as casas, prédios, ruas, áreas verdes, praças e calçadas – somadas às belezas naturais e o clima – que criam a paisagem urbana e permitem uma viagem por diferentes estilos, épocas e culturas.

“A arquitetura acompanha o desenvolvimento da sociedade. Ela é o grande livro que conta a história da humanidade”, reflete a Prof. Ma. Tatiana Ribeiro de Carvalho, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unisagrado, alertando que essa história é contada por todos os aspectos.

“A estética é apenas uma das faces contempladas pela arquitetura”, ou seja, é uma obra de arte utilitária, como define Ribeiro, pois abriga as pessoas, viabiliza as atividades e melhora as vidas da sociedade.

Por isso, dependendo das características, a arquitetura é capaz de emocionar pela beleza e pela capacidade de permitir conforto, interação e bem-estar. 

“Ela utiliza materiais, técnicas construtivas, saberes e referências disponíveis no momento. A arquitetura reflete o momento de sua construção. Cada edificação, cada área da cidade, cada período da história da cidade refletirá um tipo de arquitetura”, finaliza a professora.

Um passeio por Bauru

Grande e histórica, Bauru é uma ótima cidade para fazer um passeio turístico contemplando a arquitetura. Segundo a arquiteta, devido à importância na formação da região em um ponto estratégico em São Paulo, desenvolveram-se a cidade e, consequentemente, a arquitetura

Os prédios surgem como forma de dar suporte às atividades de cada época e constroem a identidade e temporalidade de Bauru.

Como exemplo, Tatiana cita o Hospital Beneficência Portuguesa, que “mostra a importância da colaboração dos imigrantes na construção da paisagem urbana de Bauru”. O estilo neocolonial com telhados com beirais, uso de frontão, muxarabis, alpendres e janelas marcam a presença portuguesa em Bauru. 

Outros prédios por aqui passam uma mensagem similar. “É a própria história da cidade sendo contada através de suas edificações”, diz Ribeiro, que, citando Raquel Rolnik, afirma que contemplar os prédios é uma forma de ler a história da cidade como um texto.

E para te ajudar nessa leitura histórica de Bauru, preparamos um roteiro de 4 km para você conhecer 5 estilos de arquitetura que embelezam a cidade e mostram história, cultura e estilos.

1) As curvas do Automóvel Clube

> Comece na Praça Rui Barbosa, 1-23, Centro, no Automóvel Clube.

De origem neoclássica, o Automóvel Clube é uma edificação ornamentada que resgata características da arquitetura greco-romana, com colunas, arcos romanos e balaústres. Remetendo ao luxo da época, o prédio combina com a Praça Rui Barbosa, um dos cartões postais da cidade.

“Por sua imponência e características de palacete avarandado, atrai olhares e expõe aos frequentadores o poder da elite bauruense da época, que valorizava  o rodoviarismo e daí o nome da edificação”, diz Tatiana, contando como a ideia era ter um espaço “adequado” para receber as autoridades.

O local data das primeiras décadas do século XX e destaca-se pela curva da fachada apoiada em pilastras de adornos com impressionante nível de detalhes.

A arquitetura de Bauru

 

2) Prédios históricos no Centro

> Desça para o calçadão da Batista de Carvalho e siga por 4 quadras até chegar ao prédio onde hoje fica uma unidade da farmácia Drogasil.

Pelo caminho, você já verá vários sobrados com estilos que marcam diferentes períodos da formação da cidade, como eclético e art déco. Entretanto, especialmente pela qualidade do acabamento, um dos mais bonitos é o antigo Palacete Pagani. 

“[O bairro] conta com uma grande quantidade de edifícios de caráter histórico relevantes para a cidade e o Palacete Pagani se destaca na área por apresentar uma riqueza em seus detalhes da fachada”, comenta Tatiana.

Quando foi construído, representava a força econômica na rua comercial mais rica da cidade. “O palacete, em estilo rococó, foi construído testemunhando as posses de seus proprietários e dispunha de uso residencial na parte superior e comercial na parte inferior”, explica a professora.

A arquitetura de Bauru

3) A Igreja Presbiteriana Independente e o estilo neogótico

> Subindo duas quadras em direção à Avenida Duque de Caxias e virando à esquerda, você vai chegar na Rua Cussy Júnior, 9-76, Centro, à Igreja Presbiteriana Independente.

A Igreja Presbiteriana Independente foi construída em 1940, após o esforço da comunidade religiosa, o que revela a importância da religiosidade e diversidade de crenças em Bauru, informa Tatiana.

Simétrica, a igreja apresenta detalhes no estilo neo-gótico, contemplando arcos em ogiva e vitrais que salientam a luz e a sombra, efeito característico do período. Por ter sido construído em uma área de menor tamanho, as soluções das escadarias dão uma beleza à construção.

“A igreja é imponente, seus detalhes se destacam no plano de fachadas da quadra, assim como no skyline da região. Pode-se dizer que o estilo se adequa ao terreno onde está inserida e impacta de forma positiva na área atribuindo singularidade ao local”, afirma Tatiana.

A arquitetura de Bauru

4) Bauru no Século XXI

> Agora é hora de ir até a Av. Duque de Caxias, no número 7-83, para ver o prédio recém-lançado e espelhado da Rede AmorSaúde.

A estrutura do centro médico adota uma tendência na arquitetura: as fachadas espelhadas, registrando o crescimento econômico e a sofisticação da cidade, segundo informa Tatiana, apesar de alguns arquitetos contestarem esse tipo de construção. 

Ainda assim, comenta a professora, prédios como esse adicionam novas histórias à paisagem urbana, já que demonstra como os profissionais de Bauru estão alinhados com as atuais técnicas da engenharia. “As edificações com fachada espelhada tornaram-se comuns nas nossas cidades e são reflexo dos materiais e técnicas mais arrojadas do momento”, explica.

A arquitetura de Bauru

Dessa forma, a edificação contribui para representar o desenvolvimento de Bauru e posicionar a cidade como moderna e atualizada.

< Para quem quiser fugir alguns quilômetros do roteiro para admirar outro prédio moderno, a sugestão é visitar o escritório da Caracho Arquitetos, na Rua Severino Lins, 2-28, Vila Aviação.

A influência criativa do arquiteto é visível, o que torna uma edificação interessante de observar as propostas. De fora, a principal delas é o espelho d’água que cria uma sensação de que o prédio está flutuando.

A arquitetura de Bauru

5) O oriente em Bauru na Igreja Tenrikyo de Dendotyo

> Por fim, é preciso fazer uma caminhada maior, mas vale a pena, porque o roteiro fecha na Igreja Tenrikyo de Dendotyo. Siga pela Av. Duque de Caxias sentido Vila Independência até chegar à Rua Tenri, nº 4-58. 

“A presença da igreja Tenrikyo em Bauru, além de revelar a presença da comunidade japonesa na cidade, revela a fé dos seus fiéis à crença oriental, uma vez que a igreja foi construída pelos próprios fiéis japoneses, que se inspiraram no estilo arquitetônico de sua matriz e sede original no Japão”, diz a mestra em arquitetura.

O projeto da igreja data de 1935, mas foi interrompido devido à Segunda Guerra Mundial (Brasil e Japão eram inimigos). Portanto, apenas em 1960 iniciou-se a construção do templo, baseado na matriz na cidade japonesa Nara.

Desde o jardim na entrada, o local já é um convite para contemplação e reflexão. O corpo sacro é erguido por quatro altares e tem um amplo espaço para realização de danças sagradas. As cores, pequenas curvas do teto e os detalhes dão um ar japonês ao local.

Ou seja, é uma viagem ao país asiático. Inclusive, em 1992, a reforma foi comandada por arquitetos japoneses para manter a autenticidade – já que não havia mão-de-obra especializada na cidade.

A arquitetura de Bauru

Com informações do site do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru (CODEPAC)

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …