Qual é o melhor lugar em Bauru para praticar esportes? Provavelmente, uma resposta que depende de cada pessoa. Até mesmo porque o que vale mesmo é onde você se sente melhor ou qual é o mais conveniente. O ideal é praticar atividades físicas independente do local!

Ainda assim, como uma brincadeira e uma forma de estimular a prática esportiva, surgiu a dúvida de quais são os melhores lugares de Bauru para praticar diferentes modalidades. Por isso, nós chamamos especialistas no assunto para ajudar a responder a pergunta.

Caminhada e corrida

A rua é praticamente uma pista para caminhadas e corridas. Dessa forma, qualquer espaço ao ar livre serve para quem quer colocar o tênis e se movimentar. Aqui em Bauru, o que não falta são grandes avenidas e ruas largas.

Entretanto, alguns lugares se destacam pelo espaço mais amplo ou pela paisagem. Para saber qual é o melhor, quem responde é Amauri Amaral, professor de educação física e coordenador da academia da Campara Wellness Center. De acordo com ele, depende do ritmo da pessoa.

Quem quer uma caminhada mais leve, focada no bem-estar, o ideal é o Bosque da Comunidade. “Por ser uma via asfaltada, então não tem tantos degraus. Além disso, é um lugar bem arborizado com bastante sombra”, explica ele.

Já para as corridas, a alternativa são os locais sem falhas na pista e com calçadas bem tratadas. Nesse sentido, Amauri sugere duas avenidas: Avenida da Água Comprida (Av. Jorge Zaiden), e a Av. Engenheiro Luís Edmundo Carrijo Coube, em frente à Unesp. “Essas opções são pensando na área mais esportiva, um pouco mais de rendimento. Para quem busca treinamento de corrida”, comenta Amauri.

Bicicleta

Andar de bike é outra modalidade perfeita ao ar livre, especialmente em locais com ciclofaixas ou com menos circulação de carros. Por isso, é interessante descobrir quais são esses locais a partir das pessoas com experiência em diferentes ruas da cidade. 

Portanto, as melhores pessoas para responder ‘Qual é o melhor lugar para andar de bike?’ são aqueles que fazem do ciclismo um estilo de vida. Pedimos ajuda ao grupo Bike Brothers Bauru para sugerir alternativas. Assim como para corrida, primeiramente é preciso saber qual é o objetivo.

Para o estilo ‘Speed’, ou seja, para os amantes da velocidade, os melhores locais são a avenida em frente à Unesp e Hospital Estadual e na área próxima ao Alphaville. 

Já para o ‘Mountain Bike’, estilo mais voltado para o contato com a natureza e trilhas, são várias possibilidades pela região. Para os integrantes do Bike Brothers Bauru, as trilhas 638, Moderada e Moto 2 são boas alternativas para ciclistas mais experientes. “É um single track e exige algumas habilidades”, diz Cris Silva, coordenadora do grupo.

Skate e Patins

O skate é um esporte livre que consegue transformar qualquer lugar em um espaço para arriscar umas manobras. Mesmo assim, especialmente para quem curte uma rampa, sempre tem locais mais propícios.

Para o bauruense Wolnei Dos Santos, da loja Alterna Skateboards e skatista há mais de 30 anos, esse lugar é o Bauru Skatepark (BSP), em frente ao aeroclube, na Rua Araújo Leite, 37-17. “Apesar de não ser perfeita, ajuda bastante na prática e evolução do skate bauruense”, conclui.

Construída em 2015, a pista de skate tem trilho, mini quarters, spinners e bowl. Além desse, outro lugar disponível para andar de skate é a Pista de Skate Santa Edwiges, na Alameda Sócrates, na quadra 4.

Na mesma linha, o patins é outro esporte que é melhor utilizando as áreas abertas da cidade. Por isso, Thiago Artioli Azevedo, fundador do grupo Falcon Rollers, cita locais como a Praça do Parque São Geraldo, a praça no córrego da Água Comprida e o Vitória Régia. 

O grupo foi criado em 1993, ou seja, já patinou por diversos locais de Bauru, sempre compartilhando a atividade.

Dessa forma, o interessante para Thiago é quando a patinação é em grupo. Por isso, o melhor lugar vai depender dos dias que o Falcon Rollers se reúne: aos sábados, no Ginásio Raduan, e no domingo, na Av. Getúlio Vargas, no estacionamento do antigo Paulistão.

Vôlei e Basquete

As quadras são os espaços mais procurados pelas pessoas que querem praticar alguma modalidade, pois são feitas para esportes coletivos que precisam de linhas e de equipamentos como cesta, redes ou traves. Aqui, com times importantes no Vôlei e no Basquete, muita gente busca locais para praticar as duas modalidades.

Por isso, são nesses dois times que buscamos os nossos especialistas no assunto. Antes de brilhar com a camisa do Sesi Vôlei Bauru, a bauruense Mayhara Francini começou as carreiras nas quadras de vôlei da cidade e hoje aproveita o centro técnico do time.

Por isso, ela acredita que a estrutura do SESI – acessível aos usuários do clube – é o melhor lugar para jogar vôlei, por ter sido inaugurada recentemente, além de ter cobertura. 

Foto: Marcelo Ferrazoli/Sesi-SP

O mesmo vale para os jovens que estão iniciando a carreira no vôlei. “O SESI conta com o Programa Atleta do Futuro, que atua na formação esportiva gratuita de crianças e jovens de 6 a 17 anos”, diz. O local tem times nas categorias Sub-17, Sub-19 e Sub-21, que anualmente promovem seletivas.

Para o vôlei de praia, a melhor opção são as quadras públicas na Avenida Getúlio Vargas.

Outro atleta que ainda brilha nas quadras bauruenses, mas no basquete, é o Rafael Quiroga. Ex-jogador profissional, hoje ele participa do Campeonato de Basquete da Associação Luso Brasileira de Bauru (ALBB). 

Para ele, o melhor lugar para jogar basquete é justamente na ALBB. “Em primeiro lugar pelo valor histórico, já que em Bauru não há como existir basquete sem o Luso e nem o Luso sem basquete”, comenta, dizendo que começou a jogar lá aos 8 anos – hoje, está com 36. “Todos que gostam de jogar basquete tem que passar pela experiência de sentir a energia e poder dizer que um dia jogou na Luso”.

Foto: Reprodução/Instagram

Para as duas modalidades, os ginásios poliesportivos públicos da SEMEL são boas opções, além de outras como handebol e futsal. Aqui em Bauru, tem os ginásios:

– Darcy César Improta (Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 2-66);

– Guilherme Dal Colletto (R. Bernardino Pereira, quadra 1); 

– Izaat Muhamed Saadhem (R. Marieta França, quadra 8);

– Raduan Trabulsi Filho (Av. Darcy César Improta, quadra 3).

Outras opções gratuitas para jogar nas quadras são o SESC e o complexo na Avenida Nuno de Assis, para o esporte paralímpico.

Natação

Outro esporte que precisa de uma área específica para a prática é a natação, especialmente piscinas mais longas. Um lugar público é a Piscina Municipal ‘Frederico Arena’, na Rua Itororó, no Centro.

Entretanto, não existem tantos espaços abertos para natação pela cidade. As opções são locais com acesso restrito à piscina, como o Sesc. Ainda assim, quem quiser praticar o esporte, pode procurar esses locais para ver como acessar.

Outra possibilidade é a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), especialmente para jovens atletas. O professor Douglas Gonçalves, conhecido como ‘Nemo’, explica as vantagens da instituição. 

Foto: Divulgação/ABDA

Nós temos duas piscinas de 50×25. Então, você pode ter a experiência de nadar na piscina olímpica e na semi olímpica, onde os treinamentos são todos muito equilibrados. A temperatura da água é ajustada também para perfomance”, diz ele.

Para os alunos da ABDA, é oferecido um ciclo que começa desde aprender a nadar até competir como um atleta. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário da instituição e os requisitos de idade e ter vaga disponível.

Outros esportes

Bauru tem espaço para praticar vários esportes além dessas 8 modalidades. Por exemplo, o futebol, principal esporte do Brasil. Sobram espaços como campos, quadras e society para “jogar bola”.

Centros esportivos

Para outras modalidades, os centros esportivos são os mais recomendados. Entre eles estão o CEU (R. Maria José Silvério dos Santos, quadra 2), Centro Popular de Esportes e Lazer (Rua Aparecida Inês Crispim de Matos, quadra 8) e Praça de Esportes Cyrenio Ferraz de Aguiar (Rua São Paulo, quadra 1).

Artes marciais

Alguns esportes têm espaços específicos, como as artes marciais, no CSU na Rua Rui Barbosa, quadra 17; Academia ‘Francisco Takao Kajino’, 11-92. 

Atletismo

No estádio Dorival Cosmo, no Campo do Oriente; escola de atletismo na Rua Capitão Mário Rossi, n. 10-75; e centro ‘Cabo Alcides’ na Av. Waldemar G. Ferreira, quadra 9. 

Tênis de mesa e bocha

Modalidades menos conhecidas também estão presentes na cidade, como o Tênis de Mesa no Centro de Treinamento ‘Hugo Hoyama’, na Rua Wenceslau Braz, 12-69, e a Bocha no Centro Esportivo ‘Antônio Amadeu Canela’, na Rua Saldanha da Gama, 1-11.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Hospital arrecada armações de óculos para doar a instituições de Bauru

Se você tem algum óculos sobrando por aí, agora, pode dar um destino preferível ao lixo! O…