Neste mesmo mês, em 1997, Seiko Ikehara, pai de Gilberto e Henrique Ikehara, inaugurou a Seiko Automóveis, após mais de 10 anos de experiência em outras lojas de seminovos. “Empreendedor e líder nato”, relembram os filhos, o empresário tinha visão de mercado e era conhecido pela honestidade. 

Em 2004, Seiko morreu em um acidente de carro. Ao mesmo tempo que conviviam com a perda do pai, Gilberto – na época com 17 anos – e Henrique – com 15 anos – tiveram que assumir o negócio do pai. “Entramos no susto”, resume o mais novo. “Eu pensava só em jogar bola, e de repente precisávamos cuidar da empresa que era o sustento da família”.

Essa história está ilustrada na parede da loja, na Av. Nações Unidas, próximo ao Confiança Rodoviária. A mesma decoração – com fotos de clientes e a filosofia da empresa – indica também as razões para a longevidade da empresa, que completa 25 anos em julho

Loja de seminovos

Especializada em carros seminovos, a Seiko oferece compra e venda de automóveis multimarcas e financiamentos.

Para celebrar as “bodas de prata”, brinca Gilberto, a loja realiza algumas ações no mês de aniversário, começando pela decoração especial com balões e um bolo. Os cinco sábados terão um café da manhã e também serão distribuídos brindes aos clientes. 

A principal atividade é o “feirão de mês inteiro”, comenta Henrique. A cada fim de semana, um banco – incluindo o Banco BV, parceiro da empresa – estará de plantão na loja para oferecer condições especiais de financiamento (disponíveis em compras feitas durante todo o mês).

Valores na prática

Também na parede da loja está escrito o ‘Manifesto Seiko’, uma forma de carta de compromisso com os clientes. “Divulgamos esse texto para reforçar nossos valores e fazer com que as pessoas sintam segurança conosco”, resume Henrique, considerando os preconceitos com o mercado de seminovos.

Loja de seminovos

O ‘Manifesto’, explicam eles, é uma forma de transmitir confiança ao resumir os valores legados do pai, e que hoje levam como pilares para a Seiko, definidos em três palavras: transparência, honestidade e respeito.

Mais do que escrever, eles trabalham para aplicar esses valores na prática. Como o ramo de seminovos envolve automóveis com histórico, uma das principais características da Seiko é sempre mostrar o ‘memorial’ do carro.

Loja de seminovos

Por isso, eles realizam a Vistoria Cautelar em todos os veículos. “Uma empresa terceirizada checa o carro, incluindo analisar a parte estrutural e também consultar se o carro passou por leilão, teve acidente, esteve em enchente… puxa todo o histórico”, explica Henrique. “Nós temos o documento e fotos que comprovam que o carro realmente está em segurança para direção”.

Outro serviço é a garantia de até um ano. Feita com uma empresa parceira, eles conseguem oferecer esse período de proteção após a compra.

Equipe da Seiko Automóveis (foto: Divulgação)

É dessa forma que buscam o respeito das pessoas em um mercado que exige alto investimento, e é assim também que conseguem condições especiais com os bancos (inclusive, o Banco BV patrocina divulgação da Seiko). Segundo os irmãos, as instituições financeiras preferem parcerias com lojas que possuam boas relações com os clientes.

Loja de seminovos

“Nós sabemos que o carro é o segundo maior investimento. São quatro ou cinco anos pagando, e às vezes usando a economia de uma vida. É um bem que você coloca no seu nome! Então, nós levamos a sério o mercado e fazemos de tudo para que seja a realização de um sonho”, conclui Henrique.

Reality Show dos seminovos

Outra forma de reforçar os valores é o uso das redes sociais, por meio da seguinte estratégia digital: mais conteúdo do que anúncios.

Em postagens, vídeos e stories, a Seiko faz o que eles chamam de “reality show”, ou seja, mostram como é trabalhar com carros. Desde os presentes a funcionários às viagens para buscar carros comprados em outras cidades, a empresa conta as histórias do dia a dia de uma loja de seminovos.

Loja de seminovos

Um dos vídeos que os irmãos mais gostam de fazer são os que apontam os detalhes dos carros assim que entram no estoque. Ao invés de esconder as falhas, eles as divulgam nas redes sociais. Nesse conteúdo, as qualidades do carro aparecem junto aos arranhões e riscos.

“Usamos as redes sociais para mostrar transparência”, enfatiza Gilberto, explicando como a presença digital da Seiko (que tem mais de 17 mil seguidores no Instagram) cria uma conexão com os clientes. 

Loja de seminovos

“Eles chegam aqui na loja sabendo do trabalho que está por trás de entregar o carro seguro. O cliente compra porque confia, e também porque já se sente nosso amigo”.

Aliás, falando em amigos, eles sentem essa relação no bordão “My Friends”, dito por Gilberto nos vídeos. “Acontece de estarmos andando na rua em algum lugar, e alguém chegar falando ‘E aí my friend!’. Às vezes são pessoas que nós não conhecemos. É uma sensação muito legal”, diz Henrique.

Filhos no comando

As redes sociais ajudam também a manter o legado do pai. A publicação fixada no Facebook, por exemplo, é como uma homenagem. Além disso, os dois gostam de falar sobre a história do Seiko, cujos pais – avós de Henrique e Gilberto – mudaram do Japão para Piratininga e, por lá, ele vendia legumes em uma carriola.

“Quando era vivo, ele nos fazia dar valor ao que ele conquistou e como foi difícil essas conquistas. A cultura japonesa sempre foi forte em casa”, conta Gilberto.

Ainda assim, o desafio foi grande ao assumir a loja, especialmente por ainda estarem na escola. Geralmente, em negócios familiares, os filhos são treinados antes de liderar a empresa. Devido à tragédia, não tiveram esse período. 

“Meu tio Shigueo trabalhava aqui e foi essencial para nosso crescimento”, conta Gilberto, relembrando também de Alessandro Ribeiro. Eram dois colaboradores que tinham mais experiência em veículos do que eles de idade.

Dessa forma, a Seiko é uma história de uma estrutura montada pelo pai e que, devido às circunstâncias, os filhos batalharam para manter. “Meu maior medo era perder tudo o que ele criou”, resume Gilberto, que entrou na empresa alguns anos antes do irmão. “Quando aconteceu o acidente, eu praticamente virei o homem da família, já que minha mãe não trabalhava na empresa. Comecei a arregaçar as mangas e meter a cara”.

Aos poucos, aprendendo a liderar e com apoio dos funcionários, os dois foram se unindo para manter a Seiko. O Gilberto, apaixonado por carros, é a parte comercial. Já o Henrique, formado em Administração, está na gestão

Dessa forma, chegando a 25 anos de empresa – sendo 18 desde a perda do pai -, os irmãos mostram essa união entre os valores do pai com a própria visão.

Loja de seminovos

publieditorial

Serviço
Seiko Automóveis
Endereço: Av. Nações Unidas – Norte, 1-95. Vila Formosa
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 13h
Site: www.seikoautomoveis.com.br
Contato: (14) 3222-4801 | (14) 98220-0030 | (14) 99691-8349
Instagram: @seikoautomoveis
Facebook: /seikoautomoveis

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…