Fundado em 1980, o Parque Zoológico Municipal de Bauru completa 42 anos nesta quarta-feira (24). Desde sua criação, o espaço segue com o objetivo principal de conservar a fauna.

A diretora do Zoológico, Cláudia Ladeira, destaca o trabalho de apoio realizado pelos órgãos ambientais de Bauru e região por meio da assistência à fauna de vida livre realizando o resgate, os cuidados veterinários e, sempre que possível, a soltura destes animais. “Fazemos tudo o que é necessário para conseguir com que eles voltem à natureza”, afirma.

Assim, a maioria dos animais que vivem no Parque são oriundos de outros zoológicos ou centros de conservação. Alguns poucos chegaram à instituição com sequelas provenientes de ações humanas, como o tráfico e atropelamentos, ficando impossibilitado o retorno ao seu habitat natural.

Os casos de reprodução alegram a história do Zoo Bauru. Inclusive de animais ameaçados de extinção como o mico-leão-dourado, a ararajuba e o lobo-guará, símbolo do local. Esses animais sob cuidado humano são muito importantes para a manutenção do patrimônio genético das espécies e manutenção das populações.

Leia também
5 momentos marcantes durante os 40 anos do Zoo de Bauru
Zoo registra nascimentos e população pode acompanhar os filhotes pela internet

Para proporcionar maior bem-estar aos animais, alguns recintos estão passando por reformas e está sendo finalizada a obra do ambulatório veterinário que vai oferecer melhores condições de atendimento aos animais. Além disso, para receber o público, está em andamento a construção de um restaurante, previsto para ser concluído em 2023.

Toda a melhoria efetuada no Zoológico visa aprimorar as condições do espaço para abrigar os animais e continuar promovendo a conservação da fauna. “Desejamos continuar realizando o nosso trabalho sempre da melhor maneira possível”, ressalta Cláudia Ladeira.

Cuidados com os animais exigem carinho e atenção

Atualmente, vivem no Zoo Bauru cerca de 700 animais de 170 espécies, como pinguins, flamingos, corujas, cervos, jaguatirica, aves de rapina, maritacas e diversos outros. Entre eles encontram-se os animais ameaçados de extinção como o macaco-aranha-da-testa-branca, lobo-guará, onça-pintada, arara-azul, urubu-rei, etc. Além dos animais exóticos como o tigre-siberiano, babuíno-sagrado, casuar, avestruz, camelo, lhama, entre outros.

Para cuidar de todos eles, os biólogos e a equipe de veterinários possuem uma rotina de medicina preventiva na qual é estipulada uma agenda para realização de exames de sangue, profilaxia dentária e exames de imagens, com todos os animais do plantel.

O principal meio de trabalho da equipe é a observação. Todos os dias os técnicos (veterinários, biólogos e zootecnista) realizam ronda no Zoológico. Eles observam se os animais estão com comportamento normal ou se estão apresentando algum problema. A alimentação é outro ponto que é observado.

Além disso, outro trabalho desenvolvido para o cuidado dos bichos é o enriquecimento ambiental aplicado pelo oferecimento, aos animais, de ferramentas, como por exemplo, caixa, essência, folhas, troncos, cipós, etc. Tudo a fim de estimulá-los a realizar comportamentos naturais para a espécie.

Educação ambiental

O Zoo Bauru também tem como função essencial incentivar, por meio do Programa de Educação Ambiental, o interesse nas pessoas pelo cuidado com todas as formas de vida. Para isso, várias ações são promovidas para um público amplo e diverso.

Dentro do Programa, por exemplo, estão as visitas guiadas pelo Zoológico voltadas, principalmente, para as escolas de Bauru e região, que podem acontecer com ou sem monitoria. Além das visitas, também são desenvolvidos os projetos Bicho do Mês e Detetive no Zoo.

Visite o Zoológico

O Parque funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O ingresso custa R$ 5,00. O Zoo Bauru fica às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), no km 232, no final da avenida Nações Unidas – região do Hospital Estadual e do campus da Unesp de Bauru.

Por estar localizado em uma área importante de preservação, de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, a diretora Claudia Ladeira afirma “é um lugar de contemplação tanto dos animais, quanto da vegetação.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 3231-2632 e acompanhe também o Zoológico pelas redes sociais no @zoobauru.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru.




Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Saúde mental das mães é foco de atividades gratuitas em Bauru neste domingo (5)

Neste domingo (5), Bauru receberá a Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna, a part…