Na estreia da coluna, vamos criar uma série de textos para homenagear inúmeros cineastas, e não tinha como começar sem mencionar um dos principais responsáveis pela paixão de quem vos escreve por cinema: Quentin Tarantino.

Cineasta, intérprete e roteirista norte-americano Quentin Jerome Tarantino nasceu no dia 27 de março de 1963, na cidade de Knoxville, Tennessee. O nome escolhido para o garoto prenunciava seu futuro, pois era inspirado no personagem ‘Gunsmoke’, criado por Burt Reynolds.

Ao completar dois anos de idade ele foi com a família para Los Angeles. Desde cedo, ele frequentava as exibições cinematográficas, transformando-se logo em um inveterado cinéfilo. Se tornaria célebre nos anos 90 por seus roteiros inusitados, seus diálogos inesquecíveis e pela recorrência a cenas de violência, características que geram na cinematografia norte-americana uma nova estética.

Após o término dos estudos, ele ingressa na James Best Theatre Company, onde começa a estudar técnicas interpretativas. Seu primeiro roteiro, “Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit”, foi elaborado quando ele completou 22 anos. Um de seus empregos iniciais tinha ligação direta com o cinema, ele atuava em um clube de vídeo, a Vídeo Archives, em Manhattan Beach.

Ao lado do colega Roger Avary, que seria futuramente o roteirista de uma de suas produções, Pulp Fiction, ele assistia a inúmeros filmes, os quais eram exaustivamente debatidos. Seu primeiro trabalho comercializado, “Amor à Queima-Roupa”, de 1993, o leva a se destacar na produção de roteiros.

Seu grande sucesso, Cães de Aluguel, de 1992, nasceu em um dos incontáveis eventos de Hollywood, quando Tarantino conhece Lawrence Bender e o produtor o convence a escrever um novo roteiro.

É vencedor de dois Oscars de Melhor Roteiro Original e foi eleito o 19° maior diretor de cinema dos últimos 25 anos segundo o levantamento da Quartz através do Metacritic.

Principais Obras

Quentin Tarantino é um dos maiores diretores de cinema, diversos filmes do diretor aparecem com recorrência em listas do American Film Institute, na qual os qualifica frequentemente como um dos melhores de todos os tempos. Citaremos aqui alguns principais, que apesar de não ser uma lista gigante, são extremamente marcantes.

Os Oito Odiados (2015);

Em busca de abrigo para se proteger de uma nevasca, dois caçadores de recompensas, um prisioneiro e um homem que alega ser xerife conhecem quatro estranhos.
Onde assistir: Prime Video e HBO Max.
Agregador no Rotten Tomatoes: 74%

Era uma vez… em Hollywood (2019);

No final da década de 1960, Hollywood começa a se transformar e o astro de TV Rick Dalton e seu dublê Cliff Booth tentam acompanhar as mudanças.
Onde assistir: Netflix.
Agregador no Rotten Tomatoes: 85%

Bastardos Inglórios (2009);

Durante a Segunda Guerra Mundial, na França, um grupo de judeus americanos conhecidos como Bastardos espalha o terror entre o Terceiro Reich. Ao mesmo tempo, Shosanna, uma judia que fugiu dos nazistas, planeja vingança quando um evento em seu cinema reunirá os líderes do partido.
Onde assistir: Prime Video, Star Plus e Globoplay.
Agregador no Rotten Tomatoes: 89%

Cães de Aluguel (1992);

Criminoso reúne seis bandidos para grande roubo de diamantes. Algo sai errado e um deles é ferido durante roubo e os bandidos precisam descobrir quem foi que os traiu, o que gera enorme tensão no grupo e enfraquece a todos.
Onde assistir: Paramount Plus, HBO Max e Globoplay.
Agregador no Rotten Tomatoes: 90%

Django Livre (2012);

No sul dos Estados Unidos, o ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participar de competições mortais.
Onde assistir: HBO Max.
Agregador no Rotten Tomatoes: 86%

Kill Bill: Volumes 1 e 2 (2003, 2004);

Noiva assassina é traída por antigo grupo e fica em coma por quatro anos. Quando acorda, procura vingança e mata seus companheiros um por um. Ao confrontar seu antigo mestre e amante, uma surpresa a espera.
Onde assistir: Paramount Plus.
Agregador no Rotten Tomatoes: Volume 1: 85% e Volume 2: 84%

Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994).

Assassino que trabalha para a máfia se apaixona pela esposa de seu chefe quando é convidado a acompanhá-la, um boxeador descumpre sua promessa de perder uma luta e um casal tenta um assalto que rapidamente sai do controle.
Onde assistir: HBO Max.
Agregador no Rotten Tomatoes: 92%

Curiosidades

Dono de uma personalidade excêntrica, listamos algumas curiosidades:

● Um gosto peculiar por pés, isso pode ser observado com detalhes em À Prova de Morte (2007). Também há cenas de pés em Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994), Kill Bill – Volume 1 (2003), Jackie Brown (1998), Bastardos Inglórios (2009) e Era uma vez… em Hollywood;

● Cães de Aluguel (1992) foi o primeiro filme dirigido por Tarantino. Para conseguir orçamento para o filme ele precisou vender o roteiro de Amor à Queima-Roupa (1985) por 20 mil dólares, depois disso ele se consagrou diretor e conseguiu financiamento para os próximos filmes;

● Ele usou 450 galões de sangue em Kill Bill;

● Ele convidou Julia Louis-Dreyfus para atuar em Pulp Fiction;

● Tem um currículo maior como ator, produtor e roteirista do que diretor;

● Ele processou Oliver Stone por causa de Assassinos por Natureza;

● Durante a sua adolescência, ele foi porteiro de um cinema pornô, além de também ser o responsável por arrecadar o dinheiro das bancas que vendiam os filmes.

Premiações

Em sua carreira, os filmes de Quentin Tarantino recebeu inúmeras indicações ao Oscar e recebeu prêmios da Academia de Cinema. Além disso, recebeu outros importantes prêmios como BAFTA e Globo de Ouro. Veja alguns dos prêmios recebidos por Tarantino:

● 1995 – Oscar: Pulp Fiction (Melhor Roteiro Original);

● 1995 – BAFTA: Pulp Fiction (Melhor Roteiro Original);

● 1995 – Globo de Ouro: Pulp Fiction (Melhor Roteiro);

● 2013 – Oscar: Django Livre (Melhor Roteiro Original);

● 2013 – BAFTA: Django Livre (Melhor Roteiro Original);

● 2013 – Globo de Ouro: Django Livre (Melhor Roteiro);

● 2020 – Globo de Ouro: Era uma Vez em… Hollywood (Melhor Filme Cômico ou Musical).

Meu TOP 3

Confesso que Tarantino não é meu TOP 3, mas eu entendo o quanto ele influencia e de certa forma é referência hoje no cinema. Tentando fugir um pouco do óbvio, vou citar três filmes do qual eu gosto mais, pelo menos até hoje.

3. Os Oito Odiados

Considerado por muitos como um dos mais fracos e monótonos, afinal, o filme se passa praticamente em um único ambiente, colocando todos os personagens quase como uma peça teatral, onde cada um tem o seu momento e comprova a genialidade no roteiro com diálogos intermináveis, eu gosto bastante. Além da trilha absurda composta pelo gênio Ennio Morricone.

2. Pulp Fiction: Tempo de Violência

O primeiro filme foi realizado em grande escala, com um roteiro não linear, e recheado de estrelas de Hollywood. O filme chamou a atenção pela autenticidade e pela maneira original, na época.

1. Cães de Aluguel

O filme reuniu todas as características do diretor, e de tudo que estamos acompanhando em seus novos filmes. Existe um pouco de Cães de Aluguel em cada novo lançamento. Seja na violência, nos diálogos e nas atuações. Além da maneira de trabalhar em narrativas separadas que vão se juntando até o final. É de longe meu favorito.

Quentin Tarantino é influente, autoral e com um dom de contar histórias envolventes, conseguindo ao mesmo tempo, trazer para uma realidade tão próxima e cotidiana que, talvez, seja por isso que a gente curte tanto.

Confira mais textos do colunista: www.socialbauru.com.br/author/gabrielcandido

Compartilhe!
  • Fallout

    Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …
  • Eu vim de Bauru mas eu volto pra lá

    Eu estou voltando, confirmo sim, mesmo quando viajo para longe, quando estou a quatrocento…
  • Monstros do Cinema

    Nunca imaginei que Godzilla e Kong: O Novo Império seria o sucesso comercial e segue de lo…
Carregar mais em Colunistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fallout

Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …