“Licorice pizza” é uma gíria norte-americana para discos de vinil, o que remete ao século passado. Além disso, é nome de uma famosa loja de discos da Califórnia, cidade que é pano de fundo para a história do último filme dirigido por Paul Thomas Anderson, concorreu ao Oscar de 2022 nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção.

Licorice Pizza conta a história de Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffmann, filho do ator Philip Seymour Hoffman) crescendo, correndo e se apaixonando no Vale de San Fernando em 1973. Os dois iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam um com o outro e, inevitavelmente, se apaixonam por outras pessoas para evitar se apaixonar um pelo outro. Mas há um
detalhe entre os dois: ela tem 25 e ele 15.

Eles se conhecem em um dia de foto na escola de Gary, onde Alana está ajudando os fotógrafos no fatídico dia. O filme acompanha a navegação traiçoeira do primeiro amor e como Alana tem a jornada de autodescoberta de uma jovem: experimentando diferentes empregos e roupas, diferentes prioridades e personalidades e vendo o que se encaixa. Enquanto Gary está iniciando sua carreira de ator em Hollywood, com a ajuda dos pais e trazendo consigo Alana para o meio.

Se analisarmos a obra através do olhar convencional de roteiros, vários desses episódios podem parecer aleatórios ou mesmo sem uma motivação definida. A questão é que compõe uma estrutura de eventos que segue uma trajetória de vida própria.

Licorice Pizza é um filme que não traz uma história potente e relevante de modo geral, mas sim um conto simples e divertido. Criado unicamente para prender a atenção através do sentimento de conforto. Gary e Alana se dedicam à venda dos produtos ao longo de todo o filme, o que acaba sendo uma desculpa para que estejam sempre juntos, embora ambos o tempo todo não assumam seus sentimentos.

A fotografia é outro destaque, assinada pelo próprio Paul Thomas Anderson ao lado de Michael Bauman, conhecido em trabalhos como: Homem de Ferro, 2008 e Ford vs Ferrari, 2019. O filme se passa no Vale de San Fernando, na década de 70, local e época onde o diretor cresceu. A produção foi filmada em 35mm, o que dá uma textura contextualizada que ajuda na imersão.

O diretor aposta em cenas longas que seriam maçantes se não fossem tão bem feitas, quase que de uma maneira, fazendo você se sentir dentro do ambiente. Como o momento em que Alana faz um longo percurso pelas ruas com um caminhão sem gasolina em marcha-ré na descida das colinas da Califórnia.

Enquanto que, de modo geral, os filmes anteriores de Paul Thomas Anderson sugerem algo grandioso tanto na elaboração técnica dos planos e da decupagem (travellings longos, uso de gruas, sequências longas com a câmera em steadicam e etc.) como também, em certos casos, na construção das cenas propriamente como em Sangue Negro (2007) é o ápice disso no melhor sentido e Licorice oferece um caminho alternativo.

Outro ponto que vale ressaltar, é a maestria e a ordem das músicas todas durante todo o filme. Artistas como: Paul McCartney & Wings, The Doors e David Bowie ajudam na construção da história, além de ocasionalmente contextualizar na imersão.

Paul Thomas Anderson

Paul Thomas Anderson, é um cineasta norte-americano nomeado onze vezes ao Oscar de melhor roteirista, produtor e diretor. É considerado um dos melhores realizadores da atualidade. Entre seus filmes mais famosos estão: Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); Magnólia (1999); Sangue Negro (2007); Trama Fantasma (2017) e Licorice Pizza (2021).

Anderson é um membro da primeira geração do chamado grupo “Cineastas do VCR”, onde junto com diretores como Quentin Tarantino e Kevin Smith, aprendeu o ofício da direção não em escolas de cinema, mas sim vendo inúmeros filmes em vídeo, adquirindo desta forma um vasto conhecimento da cultura e da técnica cinematográficas.

Considerações

Licorice Pizza é uma ótima aposta para quem procura algo diferente, divertido no meio de tantas opções nos streamings atuais. Trazendo uma história que não é de amor ou de paixão, mas sim de uma forma de carinho e aproximação vivida por poucos, explorando o que é simples e transformando em um sentimento grande. O filme tem suas complexidades e se torna uma bela opção para quem gosta de uma comédia romântica menos engraçadinha.

Licorice Pizza, 2021.
Veredito: 5/5
Onde assistir: Prime Video
Duração: 2h 13m
Direção: Paul Thomas Anderson
Agregador no Rotten Tomatoes: 91%
www.youtube.com

Confira mais textos do colunista: www.socialbauru.com.br/author/gabrielcandido

Compartilhe!
  • Fallout

    Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …
  • Eu vim de Bauru mas eu volto pra lá

    Eu estou voltando, confirmo sim, mesmo quando viajo para longe, quando estou a quatrocento…
  • Monstros do Cinema

    Nunca imaginei que Godzilla e Kong: O Novo Império seria o sucesso comercial e segue de lo…
Carregar mais em Colunistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fallout

Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …