Com os rápidos avanços no mercado de trabalho, o ensino profissionalizante torna-se essencial para o desenvolvimento da economia do país. A modalidade educacional contribui ao formar profissionais para funções específicas, atualizar profissionais para mudanças nas áreas e abrem possibilidades para preencher as tendências do setor produtivo.

Fundada em 1991, a Microlins é uma das maiores escolas do setor no Brasil, com mais de 400 unidades e mais de quatro milhões de alunos formados. “Há mais de 30 anos, nossa missão é preparar e encaminhar os profissionais para o mercado de trabalho”, enfatiza Arildo Júnior, diretor da franquia de Bauru.

Aqui na cidade, uma unidade foi inaugurada em julho deste ano, na Rua Agenor Meira, 4-51, no Centro. O local tem mais de 20 computadores disponíveis para turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Em vez de cursos fechados, a escola oferece módulos – aulas de conteúdos direcionados – que são combinados de acordo com as necessidades do aluno. Assim, eles podem escolher entre os mais de 100 módulos nas áreas de office, informática, programação, desenvolvimento WEB, administrativo, micro profissões, games, desenvolvimento de app e robótica.

Ou seja, a Microlins cria cursos únicos e personalizados ao aluno. “Digamos que você queira se formar em tecnologia, especialmente em C#, mas precisa reforçar o Excel. Beleza, nós montamos um pacote de módulos específico”, explica Júnior, esclarecendo que o tempo também está aberto nessa montagem.

“O pacote office completo demora um ano, sendo uma aula por semana. Quer duas por semana? Ou intensivo, com aulas todos os dias? Dá para fazer, sem problemas”, acrescenta.

Escola de ensino profissionalizante

Ademais, todos os cursos visam a preparação para o mercado. Isso inclui os módulos de funções específicas – como logística, vendas, marketing digital, desenvolvimento WEB e robótica – e de ferramentas para o trabalho – por exemplo, inglês e informática básica.

Professor e computador em sala

A metodologia de aula da Microlins é híbrida, misturando a presença do professor em sala com o uso do computador. Para Júnior, é uma forma mais eficaz de ensino, porque “explora a visão e audição visando aumentar a concentração, comenta.

Escola de ensino profissionalizante

Nas aulas, o aluno usa fone de ouvido, acompanha o conteúdo no computador e aprende com apoio de uma inteligência artificial. No mesmo dia, também assiste às aulas, conversas e orientação do professor. Dessa forma, as aulas são individualizadas, ou seja, o avanço não depende dos outros alunos.

Além disso, explica Júnior, a plataforma da Microlins tem recursos para garantir foco ao conteúdo. “Primeiramente, o fone de ouvido impede sons externos. Nós também usamos cores, fontes e sons para o aluno não se dispersar. Além disso, durante as aulas, o sistema mostra um botão que ele tem segundos para clicar, para checar se ele está prestando atenção”, explica.

Outra característica da escola é reforçar conteúdo com provas todos os dias. Em todo fim de aula, o aluno responde um questionário para indicar sobre o aprendizado do dia e, assim, avaliar se absorveu o conhecimento.

Ligação com o mercado de trabalho

Outra proposta da Microlins é facilitar a entrada dos alunos no mercado de trabalho, firmando parcerias com empresas para indicar os alunos, conversando com eles sobre propósito de vida e carreira e oferecendo eventos gratuitos, como uma palestra sobre liderança (que deve acontecer ainda em outubro) e o curso gratuito de Libras.

Escola de ensino profissionalizante

São formas de complementar o conteúdo técnico do ensino profissionalizante com a preparação pessoal. Segundo Júnior, o comportamento é um dos fatores levados em consideração na contratação e manutenção de um funcionário.

“As pessoas são contratadas pelo currículo, isso é fato, porque não dá para conhecer alguém em uma entrevista. Só que, depois, a empresa vai conhecer aquele funcionário! Então, você até pode ser contratado pelo currículo, mas vai ficar pelo comportamento”, explica o diretor local.

Curso gratuito com 15 aulas

Como parte da missão de integrar o aluno ao mercado de trabalho, a Microlins criou um curso gratuito de três meses voltado para desenvolver o comportamento de um bom profissional, especialmente em jovens.

O projeto oferece 15 aulas – sendo dez presenciais e cinco online, uma vez por semana – abordando assuntos como comunicação, networking, marketing pessoal, dicas de entrevista, oratória, propósito e produtividade. 

Escola de ensino profissionalizante

No final do curso, os alunos fazem uma prova e, em seguida, a Microlins vai buscar parcerias para tentar encaixar esses profissionais nas empresas. Como pontua Júnior, a ideia do projeto é ajudar as pessoas.

“Muita gente perde a perspectiva, o que gera ansiedade e falta de propósito. Então, nós abordamos diversas características importantes para as empresas, e também trazemos o autoconhecimento para eles começarem a se planejar e entender que sim: eles podem fazer a diferença”, enfatiza.

O projeto está aberto a pessoas de todas as áreas e idades. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário na sede da escola. A inscrição pode ser feita a qualquer momento, ou seja, não precisa esperar formação de turma.

Mudar a cabeça

Diretor da unidade de Bauru e formado em coaching, o paulistano Arildo Júnior entrou na Microlins para dar palestras no projeto gratuito em unidades da região do ABC paulista.

Desde então, passou por diversos setores da escola, incluindo gerente comercial, até adquirir a franquia de Bauru neste ano. Ele assume a unidade e começa o trabalho aqui na cidade buscando colocar em prática a missão da escola profissionalizante.

“Desde que entrei nesse projeto gratuito, foi assim paixão à primeira vista com a Microlins, porque vi que não era um retorno só financeiro. Você receber jovens sem perspectiva e ver a mudança na cabeça deles, é excelente. É gratificante ouvir um agradecimento de um aluno que conseguiu um emprego e virou o responsável pelo dinheiro da casa”, finaliza.

Escola de ensino profissionalizante

publieditorial

Serviço
Microlins
Endereço: Rua Agenor Meira, 04-51. Centro
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábados, das 8h às 17h
Contato: (14) 3500-2021
Site: www.microlins.com.br | me.ahazou.com/microlins-bauru
Instagram: @microlinsbauru
Facebook: /microlinsbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…