Fazendo uma lista sobre as principais estreias no cinema dá para notar um ano recheado de grandes produções, mas ao mesmo tempo, nada de muito surpreendente. Adaptações de videogames e o universo de heróis em peso (assim como nos últimos 10 anos). Remakes e continuações de franquias também se destacam. Separei alguns filmes e séries que neste início de ano me chamam a atenção.
Filmes
● Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Confesso que os dois filmes do Homem-Formiga nunca me chamaram a atenção, provavelmente estarei no cinema, mas a expectativa se mantém bem abaixo da média. Muito se diz que esse filme será a virada de chave da Marvel atualmente, mas por enquanto, não vi nada que brilhasse os olhos.
● Dungeons and Dragons
Tenho certeza que será bem ruim, mas qualquer jovem que cresceu familiarizado com o universo de RPG poderá curtir.
● Shazam! 2
Acho o primeiro filme honesto, mas bem fraco. O trailer não empolga, mas acredito que vale conferir.
● John Wick 4
Quem diria que um filme despretensioso se tornaria uma das franquias mais legais da ação dos últimos anos. Claro que o carisma de Keanu Reeves também ajuda.
● Super Mario Bros – O Filme
Apesar de ter um ar infantilizado, o filme fala com um público mais velho e que com certeza teremos muita gente nas salas. Parece ir pelo mesmo caminho do filme do Lego, estarei lá.
● Guardiões da Galáxia 3
Ao que tudo indica, o capítulo final da saga dos Guardiões com James Gunn. Tem um tom de despedida deixado pelo trailer da Marvel, talvez seja o filme que eu mais queira ver.
● Velozes e Furiosos 10
Capítulo 10 da franquia que começou lá no início dos anos 2000 e se tornou um fenômeno. Não sou lá muito fã, e agora a saga conta com a adição de Brie Larson.
● A Pequena Sereia
As novas adaptações da Disney não tem chamado muito a minha atenção, não. Rei Leão, Aladdin e Pinóquio foram bem abaixo do esperado. Gosto do elenco, mas expectativa lá no chão… ou melhor, no fundo do mar.
● Homem Aranha: Através do Aranhaverso
Esse eu estou muito afim de conferir, adorei o primeiro filme, tanto pela história quanto pela estética.
● The Flash
Depois de tanta confusão na produção e no elenco, eu nem acredito que esse filme realmente vai sair. Tinha tanta coisa confirmada, até uma volta do Michael Keaton, mas depois de tanta mudança, não confio em mais nada em relação a esse filme. Se sair mesmo, eu vou ver, mas ainda tenho dúvidas.
● Chico Bento
Sou muito fã das produções da Turma da Mônica, a parceria com Daniel Rezende nos trouxe dois filmes incríveis e uma série divertida. Mas ainda tem pouca coisa para comentar sobre o filme, estou de olho.
● Indiana Jones e o Chamado do Destino
Minha maior expectativa, gosto de filmes anteriores, até do polêmico quarto filme. Tenho minhas dúvidas se ainda vale a pena continuar com o Harrison Ford, mas eu quero muito ver aonde que essa saga vai parar, ou de fato, acabar nesse filme.
● Missão Impossível 7
Resumo: Tom Cruise surpreendendo todo mundo com alguma cena maluca de ação.
● Oppenheimer
Christopher Nolan de volta, depois do questionável Tenet, ele traz agora a história real sobre o Projeto Manhattan.
● Barbie
Zero expectativas, até que tudo que foi saindo sobre o filme parece ser bom. Do elenco, direção e a forma que eles vão abordar essa história. Indo para uma linha mais crítica, parece promissor.
● The Marvels
O filme que é uma continuação do filme da Capitã Marvel, da série Ms. Marvel e de certa forma da série Wandavision. Parece ser legal, no aguardo.
● O Exorcista – reboot
Tenho minhas dúvidas se vale a pena refazer novamente essa história. O filme é um clássico, mas o tema hoje já não é novidade mais no cinema.
● Duna – Parte 2
Sou fã de Denis Villeneuve, gostei do primeiro filme e lendo o primeiro livro. Ansioso para a parte 2.
● Wonka – A Fantástica Fábrica de Chocolates
Zero expectativas, filme prequel sobre a vida de Willy Wonka, alguém quer saber sobre isso?!
● Killers of the Flower Moon
Novo filme do genial Martin Scorsese, confirmado no elenco: Leonardo DiCaprio, Brendan Fraser e De Niro. Filme previsto para novembro e será uma produção exclusiva do Apple TV+. Fizemos um especial sobre ele aqui.
● Rebel Moon
Depois de anos na linha de frente da DC, Zack Snyder em parceria com a Netflix vai lançar, segundo ele próprio: “Star Wars do Snyder”. Vamos ver…
● The Killer
David Fincher de volta, pouca coisa sabe sobre esse filme, mas ele conta com um elenco bom: Michael Fassbender, Tilda Swinton e com a brasileira Sophie Charlotte.
● Napoleão
Ridley Scott com Joaquin Phoenix, é só isso.. e é suficiente para querer assistir.
● Aquaman e o Reino Perdido
Quem sai por último apaga a luz. O último filme da DC neste universo que começou lá no Man of Steel de 2013. Ao que tudo indica, será uma aventura sincera, mas carregará como o fim do universo que a gente conhece da DC.
● Beau is Afraid
Para quem gostou de Midsommar e Hereditário, Ari Aster volta com um filme que pouco se fala, mas parece ser interessante. Previsto para abril.
Séries
● The Last of Us
Sucesso dos games vai ganhar sua adaptação no HBO Max, por tudo que foi lançado, parece ser muito bom.
● The Mandalorian (3ª temporada)
Primeiro grande sucesso do Disney Plus com Star Wars, vem para sua terceira temporada.
● Stranger Things (5ª temporada)
Quinta e aparentemente última temporada, a série ganhou um fôlego extra com o sucesso da temporada anterior. Acredito que seja uma das maiores produções da Netflix do ano.
● The Boys (4ª temporada)
Me diverti com a temporada anterior, mas foi a mais fraca das três até então. Um dos maiores sucessos do Prime Video promete muita ação e loucuras.
● Invasão Secreta
A volta de Samuel L. Jackson na Marvel, pouco conteúdo liberado até agora, mas está com uma cara de série de espionagem, acredito que será uma surpresa positiva.
● Echo
Personagem secundária da série do Gavião Arqueiro, sem grandes expectativas.
● Loki (2ª temporada)
Não fui muito fã da temporada anterior, não curti esse caminho que eles seguiram com o personagem. Série para assistir na hora do almoço…
● Ironheart (Coração de Ferro)
Personagem apresentada em Wakanda Forever, mas nada muito empolgante até agora.
● The Witcher (3ª temporada)
Última temporada do Henry Cavill como Geralt de Rívia, tomara que finalmente essa série mostre a que veio, por enquanto, bem abaixo do esperado.
2023 vem com poucas novidades, no geral, será um ano repleto de continuações e remakes, o que não é ruim. Mas traz um ar de saturação (principalmente no gênero de super heróis), e fica a sensação que será um ano de poucas obras originais.
Confira mais textos do colunista: www.socialbauru.com.br/author/gabrielcandido/