Você sabia que toda primeira quarta-feira do mês de maio é Dia Internacional da Saúde Mental Materna

Para entender a relevância da data, neste sábado (6) e domingo (7), ocorre a 4ª Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna em Bauru. O evento é promovido pela bauruense Rafaela Schiavo, psicóloga, diretora e fundadora do Instituto MaterOnline.

Embora seja a 4ª edição, será a primeira presencial, já que nos anos anteriores as mobilizações foram feitas de forma online. 

Foto: Arquivo/Instituto MaterOnline

Além de Bauru, outras cidades de diferentes estados como Maringá (PR), Salvador (BA) e Brasília (DF) também farão eventos semelhantes para debater a temática.

A idealizadora do projeto, Rafaela Schiavo, explica o objetivo: “Queremos chamar a atenção da população em geral, pois quando uma grávida ou mulher no pós-parto apresenta alterações emocionais significativas, aumentam as chances do bebê nascer prematuro, ter atrasos no desenvolvimento e pode dificultar a relação entre mãe e bebê”, afirma Rafaela.

Confira a programação completa:

  • Sábado – 6 de maio

A partir das 8h, na praça Rui Barbosa, terá confecção de cartazes e conversa com os participantes sobre a saúde mental materna.

Em seguida, por volta das 9h30, o grupo reunido irá para o calçadão da Batista de Carvalho com os cartazes convidando os transeuntes para conversar sobre a importância do tema, a caminhada termina na praça Machado de Melo.  

  • Domingo – 7 de maio

Às 8h, começa a concentração na praça da Copaíba. Lá, terá uma roda de conversa com o tema ‘Importância de cuidar da saúde mental das mães’. Além disso, a prefeitura vai instalar brinquedos para as crianças.

Outras atrações incluem aferição de pressão com a equipe do Senac, acolhimento emocional para gestantes e mulheres no pós-parto, desenho na barriga de grávidas pela clínica Amary Partejar e tira-dúvidas de amamentação com o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (GAAME).

Em ambos os dias, as atividades são todas gratuitas e a previsão de término dos eventos é por volta das 11h.

Foto: Arquivo/Instituto MterOnline

O que é o Instituto MaterOnline?

Criado em 2018 por Rafaela, é uma organização formada por psicólogos e outros profissionais da saúde que trabalha com temas relacionados à perinatalidade (período que vai da gestação até um ano após o parto) e parentalidade (conceito que engloba as responsabilidades que um adulto deve ter ao cuidar da criança).

Rafaela possui graduação em Psicologia e Licenciatura Plena em Psicologia, mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e doutorado em Saúde Coletiva, todas as formações pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). 

Devido à experiência adquirida nas pesquisas científicas, Rafaela notou que o conhecimento ficava restrito à universidade, assim decidiu criar o Instituto

Hoje, eu ofereço cursos desde o básico, de duas horas, até cursos de especialização reconhecidos pelo MEC formando profissionais qualificados [em psicologia perinatal] para atender especificamente a saúde mental materna”.

Campanha Maio Furta-cor

Por fim, maio ainda é o mês da ‘Campanha Furta-cor’. Em atividade desde 2020, o mês é dedicado à conscientização da saúde mental materna. A proposta foi planejada pela psicóloga perinatal Nicole Cristino e pela psiquiatra Patrícia Piper. 

Para saber mais, acesse o site maiofurtacor.com.br.

Serviço

4ª Mobilização Nacional pela Saúde Materna em Bauru
6 e 7 de maio – confira a programação com os locais e horários
Eventos gratuitos
Instagram: @maternarcomciencia

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…