Foi com uma embalagem para os Dias dos Namorados que Aniele Estevo, Ana Carolina Fructuoso e João Mateus Luciano, estudantes de design na Unesp Bauru, ganharam um prêmio no Latin American Design Awards 2023 (LADAWARDS), concurso que visa “reconhecer os melhores trabalhos gráficos realizados durante o ano”. 

A premiação ocorreu em agosto deste ano no Museu de Arte de Lima (Mali), em Lima, no Peru. Designers, estúdios criativos e artistas visuais de toda a América Latina participaram do prêmio, que divide os projetos feitos por alunos e profissionais.

De acordo com LADAWARDS, foram mais de mil trabalhos inscritos em dez categorias avaliadas por 34 júris internacionais. Desse montante, 213 projetos foram selecionados como vencedores. 

Os alunos de Bauru concorreram, basicamente, na categoria que avaliava livros e embalagens. Na divisão, 14 projetos foram vencedores, sendo 11 brasileiros e três, em específico, da Unesp Bauru

A embalagem promocional para o Dia dos Namorados, intitulada de “O Amor É Pra Somar”, foi executada como trabalho final para uma disciplina do curso de design da Unesp.

“O Amor É Pra Somar” (Gif: reprodução/LADAWARDS)

“As inspirações [para o trabalho] vieram da própria aula. A gente trabalhou os conceitos, cada um dentro do seu escopo, e tudo com a proposta de trabalho final. Nessa proposta a gente desenvolveu a embalagem e eu desenvolvi o livro”, conta Aniele. 

O livro, citado pela estudante, foi outro projeto que ela fez individualmente para uma disciplina da faculdade e ganhou um prêmio na mesma edição do concurso. No livro infantil “Lados”, Aniele atuou como designer, editora e diretora de arte. 

Livro “Lados” (Gif: reprodução/LADAWARDS)

Segundo a estudante, os critérios avaliados pelo prêmio são: Execução, como qualidade desenhos, tipografia, excelência de imagem e apresentação do projeto como um todo; Criatividade; Propósito, como a comunicação entre produto e usuário final; e Inovação.

A premiação do LADAWARDS consiste em selos de validação internacional para cada projeto vencedor. 

“Ele trabalha mais em cima dessa questão do reconhecimento e da validação de você enquanto design nesse cenário, o que ajuda bastante a gente com visibilidade. E querendo ou não, a maior parte dos concursos que não são focados em estudantes m essa característica de validação de projetos”, conta a estudante. “Muitas agências brasileiras, onde há designers consagrados, vira e mexe estão nessas premiações em busca desses selos, porque eles querem se manter visíveis e relevantes nesse mercado. Então, acho que ter esse projeto avaliado pelos mesmo júri que essas pessoas consagradas no cenário de design latino, dá um cargo de validação muito gigantesco, mesmo sem o retorno financeiro”, finaliza.

Além desses dois trabalhos, Jhefferson Canuto, aluno do curso de design da Unesp Bauru, também teve um projeto premiado na mesma edição e categoria do concurso. 

“O Entrudo” (Foto: reprodução/LADAWARDS)

“O Entrudo” (Gif: reprodução/LADAWARDS)

Intitulado “O Entrudo”, é um livro experimental que descreve uma breve história do antecessor do carnaval. As ilustrações misturam técnicas que exploram a impressão digital e carimbos produzidos manualmente em fotopolímero líquido. A obra ainda resgata ilustrações e caricaturas de jornais da época, além de ornamentos tipográficos.

Confira outros trabalhos premiados em: https://awards.latinamericandesign.org/ganadores-estudiantes-2023/

 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Saúde mental das mães é foco de atividades gratuitas em Bauru neste domingo (5)

Neste domingo (5), Bauru receberá a Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna, a part…