No fim do ano passado, o Congresso Nacional promulgou a reforma tributária, estabelecendo um novo sistema de tributação sobre o consumo. O próximo passo é aprovar as leis complementares, que definem como as mudanças vão acontecer na prática.

3ª Edição (foto: Divulgação)

“É um grande impacto no dia a dia das empresas de todos os segmentos do Brasil”, enfatiza Talita Ritz, organizadora do Taxday, evento de empreendedorismo tributário, em sociedade com Aline Lins. “Já temos um sistema complexo, com um emaranhado de legislações federais, estaduais e municipais. Agora, vamos conviver com a ordem antiga, a nova e a de transição”.

Falando sobre a reforma tributária

Dessa forma, a tributarista bauruense explica que, independente de avaliar a qualidade da reforma e de esperar as leis complementares, é preciso entender que o Brasil inicia uma fase de complexidade fiscal.

São questões como o impacto diferente para cada setor, a união de tributos, a criação de novos impostos, a mudança na Recuperação de Créditos Tributários, a convivência com um período de transição, os estudos que indicam aumento de tributos para algumas áreas, entre outros pontos.

3ª Edição (foto: Divulgação)

4ª edição do Taxday

Pensando nisso, Talita e Aline decidiram que a 4ª edição do Taxday será focada na reforma tributária. A proposta é abordar como o novo sistema impacta o trabalho de advogados tributaristas e contadores, além dos empresários e contribuintes. “Nesse cenário de dúvidas, nós vamos tentar trazer luz para os profissionais”, resume Talita.

O evento acontece no dia 13 de abril, das 8h às 22h, no WTC, em São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento.

3ª Edição (foto: Divulgação)

Aplicando o conhecimento na prática

Apesar de focar em uma questão complexa, a proposta da edição de 2024 é falar da reforma tributária sem perder a característica do Taxday, que é fugir do academicismo de congressos e tratar do direito tributário aplicado em negócios (por exemplo, escritórios de advocacia).

“Como a mudança no sistema impacta meu dia a dia enquanto operador do direito? O que posso fazer pelo meu cliente?” São perguntas que vamos abordar”, comenta Dimas Tafelli, um dos coordenadores do evento.

Falando sobre a reforma tributária

Por isso, o evento traz palestras que vão explorar a parte técnica de um modo prático e didático, visando tanto ensinar sobre o assunto, quanto preparar os profissionais para aplicar o conhecimento. A ideia é aprender a fazer o planejamento tributário, pensar a matriz de risco e ajudar os clientes na tomada de decisões estratégicas nesse novo sistema tributário.

Além disso, oferece momentos de descontração e networking, como o happy hour que encerra as 13 horas de evento. “Nós brincamos que o Taxday é também um espaço de oportunidades. Advogados, contadores e empresários vão lá para fechar negócios. Na última edição, tivemos sete dígitos em negócios fechados!”, garante a tributarista.

3ª Edição (foto: Divulgação)

Palestrantes do Taxday

Para tratar de um tema tão complexo, Talita e Dimas explicam que a escolha dos convidados foi um dos aspectos mais importantes do evento. Entre os palestrantes, estão:

  • Everaldo Maciel, ex-secretário da Receita Federal.
  • Marcos Mello, professor e delegado da Receita Federal em Bauru por mais de 30 anos.


Podcast com participação de Marcos Mello

  • Leonardo Loubet, referência do tributarismo no agronegócio, que vai abordar os impactos nesse setor.
  • Bruna Prado, ‘tax manager’ da Johnson & Johnson, cuja palestra foca nas mudanças no setor da indústria. 
  • Lina Santin, Presidente da Comissão Especial de acompanhamento da legislação complementar da Reforma Tributária do IASP e integrante de uma das equipes que vai definir as leis complementares da reforma.

A programação ainda conta com o ‘contador das estrelas’ Jhonny Martins; Waine Peron (sócio líder da Tax da EY Brasil) tratando dos impactos da reforma tributária no setor de serviços; a própria Aline abordando os créditos tributários durante a transição; e Talita tratando de ‘Contencioso Tributário após a Reforma Tributária’. 

Confira a programação completa no site do evento.

Falando sobre a reforma tributária

Evento nacional

Voltado para o empreendedorismo tributário, o Taxday é uma criação da advogada de Bauru, Talita Ritz, com a sócia paulistana Aline Lins. Atende uma das áreas mais procuradas no Direito e uma das que mais possuem profissionais com escritórios próprios que precisam combinar técnica e negócios.

3ª Edição (foto: Divulgação)

Atingindo esse público, o evento apresentou crescimento nas últimas edições. Neste ano, dobrou o número de inscritos, estão confirmados participantes de todas as regiões do Brasil e teve recorde de inscrições antecipadas.

“Vendo esses números, nós sentimos que a responsabilidade aumenta! Primeiro, para fazer um ambiente agradável para quatrocentas pessoas. Além disso, prezamos para que os palestrantes e os conteúdos tenham qualidade e que realmente dêem reais contribuições”, finaliza Talita.

3ª Edição (foto: Divulgação)

publieditorial

Serviço
Taxday
Endereço: World Trade Center | São Paulo – Av. das Nações Unidas, 12551 – Cidade Monções, São Paulo
Data: 13 de abril, das 8h às 22h
Site: lp.taxday.com.br
Informações: (11) 93901-5018
Instagram: @talitaritz | @alinelinns | @dimas.tafelli

3ª Edição (foto: Divulgação)

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…