Quando alguém tem dores recorrentes, o ideal é não se automedicar, e sim ir a um médico buscar uma verdadeira solução. Uma edificação (casa, apartamento, prédio, etc) é igual: um problema ser mascarado por uma solução temporária, sendo que o indicado é resolver na estrutura.

“Um exemplo é quando fazem pinturas para esconder infiltração. Quando identificar a real causa, vai ter passado um tempo maior e ter problemas como armação corroída. Uma situação fácil de solucionar vira algo complexo com custo bem maior do que se resolvesse no início”, diz Amanda Balthazar, sócia da AM Engenharia e Perícias.

A empresa – em sociedade com Matheus Sacuma – faz o serviço de analisar estruturas para apresentar soluções duradouras para ‘patologias’ em edificações.

Segundo a dupla, é uma questão de segurança, pois previne acidentes e trata as falhas para que não surjam problemas. Outra questão é a financeira, pois evita prejuízos maiores no futuro e não desvaloriza o local. 

“O objetivo da nossa empresa é ajudar as pessoas a cuidar do imóvel, ou seja, do bem de maior valor na vida delas”, comenta Amanda.

Engenharia diagnóstica

Dessa forma, a AM trabalha com a chamada ‘engenharia diagnóstica’. Campo recente no setor e relevante devido ao envelhecimento das edificações. A área envolve processos de vistoria, inspeção, auditoria, perícia e consultoria tanto em imóveis já prontos, quanto em obras e construções.

Por isso, atua na prevenção, ao diagnosticar situações em qualquer fase da engenharia, e na solução, identificando a origem das falhas e propondo formas de resolvê-las.

Segundo a dupla, a engenharia diagnóstica também opera em diferentes frentes. Por exemplo, verificar se um prédio é seguro para morar ou se um apartamento novo possui falhas ocultas que prejudicam a durabilidade do imóvel.

Colocando em prática a engenharia diagnóstica

Atuando na engenharia desde 2018, com experiência em empresas da área e especializações em engenharia diagnóstica, os dois engenheiros se uniram e fundaram há quatro meses a AM Engenharia e Perícias.

A proposta da dupla é usar a expertise para oferecer análises aprofundadas em obras e edificações. A partir desse diagnóstico, a empresa entrega laudos técnicos, relatórios ou consultoria.

Por fim, dependendo do caso e da necessidade do cliente, a AM pode apresentar soluções para os problemas e fiscalizar a execução da obra.

Equipamentos especializados

Nesse processo, um diferencial da empresa bauruense são os equipamentos usados no diagnóstico. São diferentes aparatos que facilitam a vistoria e reduzem o custo para encontrar as falhas da construção.

Um deles é a lanterna UV, usada para identificar vazamentos e infiltrações, sem precisar “quebrar a parede”, como a dupla esclarece. Um líquido é utilizado como “traçador químico”, permitindo encontrar o percurso da água.

A caneta de umidade também ajuda no processo de identificar a porcentagem de água no local. Com isso, é possível perceber os pontos com excesso de água.

Outro equipamento é a câmera termográfica, que permite ver a radiação de cada elemento. “O concreto e a alvenaria emitem temperaturas diferentes. Quando eu tiro foto de uma parede que tem os elementos ‘pilar, viga e alvenaria’, eu consigo saber exatamente onde está o pilar, onde está a viga e onde está a alvenaria”, explica Amanda.

Serviços da AM Engenharia e Perícias

Dentro da atuação em engenharia diagnóstica, a empresa da Amanda e do Matheus oferece diferentes serviços:

  • Perícias e Laudos Técnicos: apresentação de um diagnóstico da situação do imóvel e soluções para os problemas;
  • Assistência Técnica Judicial: auxílio em processos a partir de aspectos técnicas da engenharia;
  • Inspeção Predial: de caráter preventivo, esse serviço faz uma análise completa do imóvel para evitar situações que geram grandes prejuízos financeiros aos moradores;
  • Vistoria Cautelar de Vizinhança: registra oficialmente o estado de imóveis vizinhos antes do início de uma obra;
  • Laudo de Recebimento de Obra: consiste na inspeção e/ou auditoria das áreas comuns do condomínio e seus documentos (projetos, memoriais, alvarás, etc.) a fim de verificar seu desempenho aparente;
  • Vistoria de Entrega de Chaves: serviço para garantir que o imóvel (comprado ou alugado) recém-entregue não apresenta problemas;
  • Avaliação de Imóvel Urbano: auxilia na determinação de valor de mercado de um imóvel por meio de uma análise técnica levando em consideração seu estado de conservação, localização e demais fatores.

“Curar as dores”

A analogia médica que iniciou o texto foi feita pelo casal de engenheiros. É que, para eles, existe um sentimento de “curar as dores dos clientes” com o trabalho de engenharia diagnóstica.

“A maioria das vezes, o imóvel é algo que demorou para comprar ou ficar pronto. E você ver aquilo ‘se despedaçando’, é doloroso. Então, eu entrei nessa área e resolvi abrir a empresa, por entender essas dores e querer apresentar soluções”, comenta Matheus.

“É sempre um sonho da pessoa, que, muitas vezes, não espera que dê problema. Desde o apartamento mais simples às casas mais luxuosas, é sempre uma batalha”, acrescenta Amanda.

publieditorial

Serviço
AM Engenharia e Perícias
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 12h
Contato: (14) 99887-6161
Site: www.ameng.com.br
Instagram: @am.engenharia1

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…