A educação move gerações, sendo capaz de instigar a pessoa, fazê-la crescer e melhorar a vida da sociedade. A evolução da educação não acontece, contudo, só com o aluno. Para formar grandes pessoas, é necessário que o colégio esteja sempre se adaptando às novas realidades.

Em Bauru, o Colégio Interativo nasceu há 33 anos como um curso pré-vestibular, com apenas 10 professores. Eles tinham como objetivo criar um novo curso para melhorar as aprovações dos alunos de Bauru e região nas universidades mais concorridas.

Uma história de educação
O curso pré-vestibular foi criado em Bauru no local onde já funcionava uma escola primária particular tradicional na cidade: a Casa de Ensino Duque de Caxias e até hoje o colégio se mantém no mesmo local!

Contudo, o sucesso do pré-vestibular mostrou a necessidade de um ensino mais sólido. Dessa forma, o mesmo grupo de professores expandiu as atividades, assumindo a escola em que estavam e criando o colegial, atual ensino médio.

“Logo os professores perceberam que o desafio de manter um empreendimento ia muito além do trabalho educacional e quase todos preferiram largar a sociedade, voltando a se dedicar exclusivamente ao trabalho docente”, explica Jonas Kawasaki, sócio-proprietário do Interativo

E mesmo após 33 anos, alguns dos primeiros professores continuam trabalhando no colégio até hoje!

Do grupo original, os professores Jonas Kawasaki e Maria Luiza Serpa Kawasaki ainda permanecem no colégio como sócio e proprietários. Além disso, a filha dos Kawasaki, Cláudia, entrou para a sociedade após crescer estudando no colégio e, depois, cursando administração e pedagogia.

Qualidade e não quantidade
Assim como no começo, em que havia apenas 30 alunos, o colégio continua prezando pela qualidade de ensino, mais do que a quantidade de alunos.

Mesmo crescendo 10 vezes mais do que no início, o Interativo continua com um número menor de alunos se comparado com outras escolas.

“Para manter a qualidade do seu ensino, a escola mantém uma única turma em cada ano escolar, com um número limitado de alunos em cada uma delas”, conta Maria Luiza Kaeasaki.

Prezando ainda mais a qualidade, o Interativo também busca inovações para o colégio, trazidos não só pelos novos professores, mas também pelo estudo de novos projetos de ensino bem sucedidos em outras cidades e outros países.

Aulas diferenciadas
Um grande diferencial é o modelo pedagógico que se destaca dos demais colégios de Bauru. Desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, as crianças têm uma formação de base sólida, com professores especializados em alfabetização e em letramento matemático.

A partir do 3º ano, existem professores especializados nas áreas do conhecimento (Português, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), como é feito nos países mais desenvolvidos.

A partir do 8º ano, inicia-se uma preparação forte para os vestibulares mais concorridos. No Ensino Médio, além das disciplinas básicas obrigatórias para todos, são oferecidos cursos de aprofundamento em disciplinas específicas conforme o novo modelo de vestibular da USP.

Além disso, com o aumento da importância da língua inglesa, o Colégio Interativo também reforçou o inglês como instrumento de estudo em todos os anos escolares. A escola ainda oferece múltiplos trajetos educacionais individuais, com aulas opcionais, como dança e xadrez.

“Tudo isso feito de forma eficaz e acessível a todos os alunos, graças ao acompanhamento individual. Este é um dos grandes diferenciais do Interativo, o que explica a opção por um número limitado de alunos. Professores e funcionários conhecem pessoalmente todos os alunos”, explica os sócios.

Sempre em frente
Após os 33 anos de sucesso, o Colégio Interativo só visa o futuro, oferecendo ensino de qualidade sem deixar de lado a parte humana, desenvolvendo o melhor do aluno.

“Queremos continuar conhecendo todos os nossos alunos pelo nome, por sua personalidade e desenvolvimento individual, garantindo essa sinergia e confiança essenciais para o aprendizado”, finaliza os sócios.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…