Você já parou para pensar como o corpo feminino é complexo? Todos os meses, ele sofre alterações hormonais e ainda consegue carregar uma outra vida dentro dele. Com tantas transformações e responsabilidades, o cuidado específico com a saúde da mulher é fundamental para manter todos os aspectos da vida delas em equilíbrio. 

Tanto que 28 de maio é o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher criado com o intuito de ampliar e debater os direitos das mulheres. Se você acha que apenas o ginecologista tem papel importante nesse assunto, saiba que os fisioterapeutas também são protagonistas! 

Foto: Marilia Ribeiro

Isso, porque esses profissionais atuam amplamente nas questões que envolvem as diversas fases da vida das mulheres. Segundo Letícia Rodrigues, especialista em fisioterapia pélvica, “a gente trabalha, principalmente, a reabilitação da musculatura perineal, que faz parte do assoalho pélvico”.

O assoalho pélvico é um grupo de músculos que dão sustentação à pelve. Caso ele não funcione bem, a mulher pode apresentar alguns sintomas como perda de urina, dificuldade em segurar gases ou fezes e dor ou desconforto durante a relação sexual. 

Diante desse quadro, é comum as mulheres desenvolverem depressão, perder a autoestima e até parar de sair de casa. Por serem tabus na sociedade, esses assuntos não são discutidos e as mulheres podem achar que tais problemas são normais. 

Atenção: eles não são normais e podem ser tratados! É aí que entra o fisioterapeuta. 

Saúde da mulher

Nada melhor do que uma mulher para cuidar de outra mulher, certo? Por isso, Letícia decidiu seguir a área da saúde da mulher.

“Eu consigo dar uma assistência geral para as mulheres, porque eu também sou mulher e entendo como nosso corpo funciona. Então, elas têm confiança em mim. Por isso fiz um espaço voltado para elas”, explica a fisioterapeuta. 

Foto: Marilia Ribeiro

O tratamento com a fisioterapeuta consiste em contrações dos músculos para que possam ser fortalecidos. Além disso, ainda tem a utilização de equipamentos e acessórios para fortalecer e dar funcionalidade para a musculatura.

Assim, é possível tratar dores no período menstrual, endometriose, problemas de disfunção miccional e sexual, constipação, menopausa, entre outros.

Fisioterapia para gestantes

Quando o assunto é gravidez, a fisioterapia entra com o intuito de aliviar a dor e o desconforto das mamães. Portanto, é possível simular o trabalho de parto e as posturas que podem ser feitas durante o parto com o objetivo de tornar esse momento mais prazeroso ainda. 

Foto: Marilia Ribeiro

Contudo, o trabalho com gestantes vai além, Letícia também consulta as mulheres mesmo depois de terem dado a luz. “Gestação é a minha paixão! Eu dei aula durante quatro anos para um grupo de gestantes e é a parte mais linda da vida da mulher”, relata.

Reabilitação depois do câncer 

A fisioterapia também ajuda na reabilitação das mulheres que passaram por cirurgias para retirar o câncer. Dessa forma, ela trabalha na parte pós-cirúrgica com orientações e com a reabilitação. 

“A gente atua na orientação, porque existem vários cuidados que a mulher tem que ter depois da cirurgia. Muitas vezes, elas não tem essa orientação específica que é muito importante”, esclarece Letícia. 

Além disso, em alguns casos, a cirurgia pode deixar sequelas e, com a fisioterapia, é possível mudar esse quadro.

De mulher para mulher

Além de cuidar da saúde, Letícia Rodrigues também trata da beleza das mulheres. Aliás, foi assim que ela começou, com a estética. Portanto, ela também oferece tratamentos faciais e corporais como limpeza de pele, peeling, clareamento, redução de gordura, celulite, flacidez, criolipólise, massagens, pós-operatório de cirurgia plástica e muito mais.

Foto: Marilia Ribeiro

“Eu trabalho com a estética há quase seis anos e criei um vínculo muito bom com as minhas clientes. Elas acabavam se abrindo e se queixavam: ‘ah, eu perco urina’, ‘eu tenho problema sexual’ comigo”, relembra.

Com a vontade de continuar estudando, ela começou a faculdade de Fisioterapia, com o intuito de se especializar em dermato-funcional, área da fisioterapia que atua na estética. 

Mas não foi bem assim: “Eu não conhecia a área da saúde da mulher, mas já no primeiro semestre eu tive contato e me apaixonei. Então toda a minha faculdade foi voltada para essa área. Agora, a mulher vem aqui se cuidar pensando na parte estética e eu consigo aliar com a parte da saúde”, finaliza.

publieditorial

Serviço
Letícia Rodrigues – Fisioterapeuta, estética e saúde da mulher
Local: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 9-45
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 08h às 19h, e de sábado, das 08h às 14h
Telefone: 98807-1175
Facebook: www.facebook.com/esteticaleticiarodrigues
Instagram: @fisio.leticiarodrigues

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…