Já estamos em junho e com ele vêm a melhor festa do ano: a festa junina! Essa comemoração foi criada há muito tempo e leva esse nome por sempre comemorar as festas religiosas no mês de junho. Portanto, as festas são uma homenagem a vários santos católicos.

A festa junina é muito popular no nordeste, embora seja comemorada no Brasil todo. Mas por que no nordeste têm mais força? Porque lá a população sempre teve maiores problemas com as secas e, nessa época, eles aproveitavam para agradecer aos santos pelas chuvas que ajudavam na agricultura.

Festa tem que ter comida!

Festa sem comida não é festa, certo? Certo! Por isso, trouxemos algumas dicas de pratos para servir durante as comemorações juninas. A chef de cozinha Izabela Borges, explica que as comidas típicas da festa são comidas que lembram fazenda e sítio.

Entre os exemplos, estão: paçoca, curau, polenta, caldos, pipoca, pastel, bolo de milho, milho verde cozido e muitas outras delícias. Além disso, junho é época de colheita do milho, então temos a presença deste alimento em vários pratos, tanto doce quanto salgado.

Segundo Izabela, as comidas dessa festa, no geral, são bem caseiras! “Elas têm aquele gosto de comida de vó! A pipoca, por exemplo, pode ser uma saída pra quem não gosta dos preparos. Além disso, podem ser feitos bolos, caldo verde, polenta, sem muito esforço ou tempo!”, completa a chef.

Esquenta com quentão

Para beber, também temos diversas opções! A chef diz que, por conta do tempo frio dessa época do ano, as bebidas quentes predominam. “Quentão, vinho quente, choconhaque, cachaça! Além de esquentar deixam os convidados pra lá de animados”, explica.

Para quem realiza essas festas, uma dúvida pode surgir na hora de servir os quitutes! Mas a chef explica que, por ter essa memória de fazenda, a apresentação pode ser mais rústica, em cestos de palha ou cerâmicas de barro, deixando tudo mais simples!

“As festas juninas normalmente reúnem bastante gente. Para facilitar, é legal montar a mesa já com tudo individual, bolo cortado, pipocas em saquinhos e deixar o povo bem à vontade”, explica Izabela.

Receita para sua Festa Junina

Receita Chef: Iza Borges / Canva, Vivian Messias
Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bença de Rua ocorre neste domingo (05) com 9 restaurantes locais, capoeira, música, artistas e artesãos

Neste domingo (05) ocorre a terceira edição do Bença de Rua, evento gastronômico e cultura…