Foi com um trailer de lanches que Rafael Vitica, 42, começou no ramo da culinária. O ano era 2002 e o bauruense estava à procura de emprego. Caçula de três irmãos, ele se destacava quando o assunto era cozinha.

“Todos gostavam de comer os lanches que eu fazia. Então, eu sempre cozinhava para a família inteira”, informa.

Percebendo o talento do filho, o pai de Rafael comprou um trailer para o bauruense fazer a própria fonte de renda. Na lanchonete, ele produzia hambúrgueres, cachorros-quentes e porções. Na época, já tinha ao seu lado Lilian Vitica, 40, hoje, esposa e sócia.

Juntos trabalharam, fecharam, abriram novamente, investiram e mudaram de ramo, de lanches para pizzas. “Não foi fácil. Aprendemos tudo na raça, viu?”, afirma Lilian sobre a trajetória da dupla nos negócios.

Neste ano, o casal comemora o aniversário de 10 anos da Pizzaria Vitica’s, empreendimento que criaram juntos e oferece mais de 70 sabores de pizza.

Sede da pizzaria e hamburgueira na Av. Duque de Caxias

Como nasce um pizzaiolo?

Quando Lilian afirma que aprenderam “na raça”, ela não está exagerando. No começo da Vitica’s, a equipe era composta pelo casal, pelo pai de Lilian e do Rafael,  além de um pizzaiolo. Lilian e o pai atendiam, enquanto Rafael ficava responsável pela produção dos recheios e da entrega de moto.

Tudo começou a mudar quando ele resolveu se arriscar nas massas. Até então, o bauruense ficava observando a produção e montagem das pizzas por parte do pizzaiolo. Com curiosidade, se mantinha após o expediente testando as próprias habilidades.

“Quando eu não tinha entrega, eu ficava vendo o pizzaiolo fazendo pizza. Acabava a noite, ele ia embora e eu pegava as massas que sobravam para treinar. Até que um dia ele faltou, num domingo, e eu assumi a cozinha. De tanto olhar ele fazer, eu aprendi”, explica.

A partir dali, as pizzas passavam pelas mãos de Rafael. Todavia, o bauruense não se limitou a apenas o conhecimento empírico. Cursos de massas, montagem de pizzas, fermentação natural, manipulação de alimentos, entre outros, compõem o currículo do atual chef pizzaiolo.

Rafael abre massa de pizza

Rafael recheia pizza

Sucessos do cardápio

O cardápio da Vitica’s oferece 74 opções de pizzas, entre doces e salgadas. Há sabores tradicionais e as criações da casa. Dentre as criações de sucesso entre os clientes estão a pizza de Carne Loka e a de Tomatito.

Com massa fina, a Carne Loka traz lagarto desfiado e temperado à moda do chef com molho, muçarela e catupiry. Já a Tomatito une molho, muçarela, muçarela de búfala, cream cheese, tomate cereja e manjericão.

Pizza de Carne Loka e Tomatito saindo do forno

Pensando em quem não come a borda, o local desenvolveu uma opção doce na pizza salgada. De acordo com Lilian, a sugestão surgiu por parte de um cliente e tem como objetivo servir de sobremesa.

“Quando a gente lançou a pizzaria há 10 anos, colocamos a borda recheada doce na pizza salgada. Para quem não gosta da borda, dá para comer a pizza salgada e consumir a borda como sobremesa, informa. “Hoje trabalhamos com borda de chocolate ao leite, chocolate branco e Romeu e Julieta. A gente testou e o sabor não mistura com o salgado da pizza, dá muito certo”, complementa.

A massa elaborada por Rafael segue as tradições e não leva ovos, tampouco leite. Intolerantes a esses ingredientes podem fazer pedidos com adaptações nos sabores originais.

“Muitos pais ligam perguntando se a massa vai leite ou ovo porque têm filhos intolerantes e a nossa massa não vai e dá para tirar o que quiser também”, informa Lilian.

Rafael produz borda doce de chocolate

Além das pizzas, há dois anos o local incluiu opções de hambúrgueres, dentre discos tradicionais e smashes. Eles contam também com refrigerantes, sucos e cervejas.

Novo salão

Durante o ano passado, Lilian e Rafael resolveram expandir a atuação da Vitica’s para além do atendimento apenas por delivery. Desde setembro, a empresa familiar conta com um salão para receber os clientes. Situado na quadra 23 da Avenida Duque de Caxias, mesmo local em que Rafael e Lilian começaram com o trailer de lanches há 20 anos, o local atende até 60 pessoas dispostas nas mesas de madeira.

Cashback de 5%

Os pedidos das pizzas e lanches da Vitica’s podem ser feitos pelo telefone, WhatsApp, site e Ifood. No caso de pedidos fora do Ifood, é possível receber 5% de cashback na próxima compra. O cadastro é realizado na sede da Vitica’s ou no momento da entrega por meio da máquina de pagamento. O valor é acumulado ou resgatado na próxima compra.

Equipe Vitica’s

Uma década merece destaque!

Nesta terça-feira (12), a Vitica’s completa 10 anos de atuação. Em comemoração, a empresa dará um ano de pizza grátis, sendo pizza grande e uma broto por mês. As regras para participar da promoção estão expostas no perfil da empresa no Instagram, assim como as especificações do prêmio.

publieditorial

Serviço

Vitica’s Pizzaria e Hamburgueria 
Horário de atendimento: quarta a domingo das 18h30 às 23h59
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 23-84, Vila Cardia
Telefone: (14) 3206-3207 | (14) 99635-3609 | (14) 99879-4372
Instagram: @viticas_pizzaria
Site: viticaspizzaria.menudino.com

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bença de Rua ocorre neste domingo (05) com 9 restaurantes locais, capoeira, música, artistas e artesãos

Neste domingo (05) ocorre a terceira edição do Bença de Rua, evento gastronômico e cultura…