Kung fu Bauru

atleta de bauru kung fu
Foto: Arquivo pessoal

Eric Mendes tinha o sonho de praticar boxe e, inclusive, já estava com as luvas compradas para começar a treinar, quando o acaso o levou para o kung-fu. Depois de quase dez anos no esporte, o atleta da J.Oliveira Fight Team, de Bauru, virou referência no assunto e conquistou, recentemente, o Campeonato Sul-Americano pela terceira vez.

Essa foi a primeira vez que Eric conquistou o campeonato na categoria adulto, que é mais disputada e composta por atletas de alto rendimento.

“Depois de muito treino, foco, dieta, e estresse, posso dizer que tudo valeu a pena”, declara Eric Mendes, que conseguiu o título depois de meses de treinamento e dedicação.

Em entrevista ao Social Bauru, Eric afirma que foi esporte que formou o seu caráter e ajudou a ser a pessoa que é hoje. “A vida de um competidor envolve muitas coisas como: disciplina, determinação, foco, saber contornar situações adversas, ter força para voltar depois de uma derrota, trabalhar e batalhar por seu objetivo entre outras coisas. Enfim, vários valores que tenho hoje foram construídos através dessa jornada como atleta”, afirma.

atleta de bauru kung fu
Foto: Arquivo pessoal

Confira a entrevista:

Como foi o seu começo no kung-fu?
Eu comecei no kung-fu com 13 anos, no começo de 2007. Na verdade, eu queria fazer boxe, até tinha comprado uma luva, porém, quando voltei de uma viagem de férias e pronto para fazer boxe, todos meus amigos haviam começado a fazer kung-fu em uma academia perto de casa. Além disso, meu pai sempre me falava para fazer kung-fu (apesar de não saber exatamente como era), mas resolvi começar a praticar. Aí todos meus amigos foram parando e eu continuei, comecei a participar de competições e hoje estou aqui.

Quais as maiores lições que o esporte já te ensinou?
Eric: O que eu sempre digo para as pessoas é que o esporte praticamente formou o meu caráter, a pessoa que sou hoje tem grande influência da minha vida de atleta. Pois a vida de um competidor envolve muitas coisas como: disciplina, determinação, foco, tem que saber contornar situações adversas, ter força para voltar depois de uma derrota, trabalhar e batalhar por seu objetivo entre outras coisas. Enfim, vários valores que tenho hoje foram construídos através dessa jornada como atleta.

E Bauru é uma cidade cheia de atletas talentosos. Você acha que a cidade ainda não reconhece isso?
Eric: Então, esse é um assunto complicado, mas é fato que há muitos atletas que estão entre os melhores do país ou até do mundo em suas modalidades e que não são reconhecidos, e não só o caso específico de Bauru, mas isso se abrange por todo o Brasil. Conseguir verba pública como meio de incentivo para custear treinos e competições tem se tornado cada vez mais difícil, há o bolsa atleta do governo federal, porém ele destina apenas 15% da verba para esportes que não integram o quadro olímpico (que é o meu caso). Há também cidades que contam com bolsa atleta municipal, o que não é o caso de Bauru. Então acho que ainda falta muito para que a cidade passe a reconhecer e efetivamente apoiar os atletas bauruenses de destaque no cenário nacional e internacional, pois como disse ainda é muito difícil obter algum incentivo de verba pública.

E quais os apoios que você recebe hoje?
Eric: Eu tenho ajuda do preparador físico Marcelo Kenji, do nutricionista Lucas Alesi, tenho alguns patrocinados como Renascer Construções Elétricas, AF Soluções Elétricas, Four Gym Academia, Art Telecom. Aos poucos estou conseguindo manter os que consegui e captando novos, porém, ainda preciso correr muito atrás prara conseguir novos patrocínios.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…