ingrid2-link1

nutricionista bauru
Foto: Luther Imagens

O Social Bauru conversou com Ingrid Marcato, nutricionista da cidade que mudou completamente a rotina, o corpo e se transformou em uma atleta bodyfitness – algo que ela nunca imaginou!

Nesta entrevista, ela conta sobre esta transformação em sua vida e como se tornou campeã no Campeonato Estreantes da IFBB – International Federation of Bodybuilding and Fitness – em São Paulo.

“Passei por inúmeras dificuldades, desde gastos, já que não tenho patrocínio, até ter que trabalhar o psicológico para aguentar a rotina de treinos pesados e dietas sem muita variação. Então, quando eu fui campeã, me emocionei muito… foi muito gratificante. Eu até chorei de emoção! (risos).”

Confira o bate-papo:

Quando você começou a cuidar mais do corpo?
Ingrid: Quando entrei no mundo da musculação. Sempre quis ter um corpo mais atlético com músculos, mas sem ficar masculina, já que sempre fui magrinha. Aí comecei a treinar, porém nunca tinha o resultado esperado, pois não me alimentava corretamente e não treinava de maneira certa. Foi então que conheci o Vitor Marcato, que veio a se tornar meu esposo, que me auxiliou nos treinos e na parte alimentar, já que ele tinha uma base, devido ao tempo maior de profissão.

E por que resolveu tomar esta iniciativa?
Ingrid: No início de tudo, só fui para musculação porque tive que fazer fortalecimento do lombar, pois tive lombalgia por causa do muay thai. Conforme o tempo foi passando, fui ‘pegando gosto’, olhando as pessoas que tinham um corpo mais atlético e queria ficar mais forte, porém, feminina! (risos). Foi quando meu esposo começou a competir, vi o quanto ele passou por dificuldades para segurar a dieta, treinos intensos e trabalho e isso me instigou a querer participar, pois sempre gostei de desafios e sempre fui ligada a esportes competitivos e sempre gostei de chegar ao meu limite.

E você acabou se casado com o seu personal, né? Vocês se conheceram a partir dos seus exercícios?
Ingrid: Sim, casei com o meu professor! (risos). Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Nos conhecemos na academia, ele corrigiu meus treinos e começou a me auxiliar. Com isso, nos aproximamos e ele veio me conquistando aos poucos, e foi aí que começamos a sair e estamos juntos até hoje, graças a Deus.

Como é a rotina de vocês? Um pega muito no pé do outro?
Ingrid: Nossa rotina é bem corrida. Ele trabalha com suplementos esportivos e como personal trainer. Eu o auxilio na loja e faço meus atendimentos nutricionais, já que sou nutricionista formada. Depois do expediente, ele vai dar aula de personal até meia noite e eu vou para casa preparar as refeições, organizar a casa e ir treinar. Não paramos para nada! (risos). Nossa pausa é no final de semana que temos um tempo para ficar juntos e descansar.

nutricionista bauru
Foto: Divulgação

E quais os cuidados que você tem com o corpo?
Ingrid: Procuro sempre me organizar, pois nosso dia a dia é bem puxado: trabalho, dieta, treinos e casa… Como a dieta é bem restrita, a maior parte do tempo levo preparando as refeições e treinando.

E você é uma atleta bodyfitness, certo? O que isso significa?
Ingrid: Sou uma atleta bodyfitness, é uma categoria linda! A atleta tem que ter um corpo em Y e manter sempre a feminilidade e graciosidade. Amo minha categoria. Sofri para conseguir me enquadrar no padrão, porém, tenho muito o que melhorar. Para entrar no padrão da minha categoria, tive que abrir mão de minhas pernas que eram musculosas e volumosas – sofri muito para conseguir um volume de perna e depois abrir mão disso foi muito dificil. Também passei por um trabalho muito árduo, aumentando meu volume de membros superiores e fiquei praticamente 1 ano sem treinar membros inferiores; somente dando pequenos estímulos.

Desde quando você está neste processo?
Ingrid: Então, eu sempre realizei atividades físicas, porém me envolvi na musculação há exatamente quatro anos e estou neste esporte há dois anos. Sofri muito no começo com a dieta restrita, treinos pesados e trabalhei muito meu psicológico, pois tive que abrir mão das minhas pernas e glúteos maiores… (risos).

E quais os campeonatos que você ganhou e quando foram?
Ingrid: Ano passado quando iniciei no esporte, fiz uma preparação de apenas dois meses. Com isso, não consegui os ajustes necessários para ser campeã. Aí, participei de dois campeonatos em sequência, onde fiquei na 6º e 4º colocação, porém precisava dessa experiência e maturidade para o que estaria por vir. Este ano, depois de 1 ano de preparação, participei do Campeonato Estreantes da IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness) de São Paulo, onde me consagrei campeã. Em seguida, fui para o campeonato Paulista da IFBB, onde também fui campeã e com isso consegui uma vaga para o campeonato nacional da IFBB, onde fiquei na 6º colocação do nacional.

Imagino que tenha sido uma emoção muito grande quando venceu, né?
Ingrid: Sim, passei por inúmeras dificuldades, desde gastos, já que não tenho patrocínio, até ter que trabalhar o psicológico para aguentar a rotina de treinos pesados e dietas sem muita variação. Então, quando eu fui campeã, me emocionei muito, principalmente na segunda vez, pois o campeonato paulista é onde se encontra os melhores do estado, e devido as enormes dificuldades que levei para estar lá, foi muito gratificante. Eu até chorei de emoção! (risos).

Hoje, olhando toda a trajetória, você acha que mudou completamente de vida?
Ingrid: Acho que sim. Desde a rotina de passeios, locais que frequentava até o ciclo de amizades mudaram devido à minha rotina e o objetivo que eu tinha. Antes, eu comia muitos doces, bebia muita Coca Cola, comia comidas gordurosas e não me alimentava nos horários corretos. Quando me adaptei a esse estilo de vida, tive que me policiar muito mais.

E você acha que qualquer um consegue?
Ingrid: Sim! Não é fácil, mas é um esporte muito gratificante e que exige muita disciplina. Não tem escapadinhas no final de semana, pois o seu corpo não sabe o que é sábado e domingo. Você tem que comer corretamente e respeitar os horários. E uma dica para quem quer começar a competir é: tenham perseverança, foco e força de vontade, pois não é nada fácil, mas não desistam com os primeiros tombos. E sempre procurem alguém de sua confiança para te auxiliar.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…