homeoffice-topo

Junto com as tecnologias cada dia mais avançadas, chegam também as novas propostas de formas de viver e trabalhar. As nuvens, computadores e smartphones permitem que quase tudo seja feito a partir de qualquer lugar e a qualquer hora. O home office é uma consequência de toda essa evolução.

Apesar da tradução literal ser “escritório em casa”, o home office não precisa necessariamente ser executado do lar. Pode ser de um bar, cafeteria, parques, aeroportos, hotéis, táxis e, claro, em casa.

As vantagens para o funcionário e para a empresa? Flexibilização do tempo e menos estresse por causa de trânsito, o que resulta em maior rendimento. “Acredito que ter a oportunidade de passar mais tempo em casa, com a família e amigos ou até mesmo ter uma possibilidade maior de se dedicar a projetos pessoais é um dos principais pontos para que um funcionário tenha o seu bem-estar preservado”, afirma Lucas Nunes, relações-públicas que atua como freelancer e trabalha com home office desde 2012.

O home office pode parecer simples, mas, além de necessitar de uma adaptação com a profissão, ele também exige que o funcionário tenha muita disciplina e planejamento. “Creio que essas duas características sejam fundamentais. Quem não as tiver raramente se adapta, pois, embora o local de trabalho seja diferente, não se pode confundir e inverter os papéis”, opina José Munhoz Fernandes, professor da pós-graduação Gestão Estratégica de Pessoas do Senac Bauru.

Ainda segundo o professor José Munhoz, as profissões que estão aptas a receber o home office como alternativa são: professores (cursos EAD), consultores, representantes comerciais, operador de telemarketing e/ou call center, dentre outros.

Outra característica necessária para trabalhar bem em home office é a concentração. “Manter a concentração em casa é um pouco difícil porque naquele momento você poderia fazer qualquer outra coisa”, explica Lucas, “acredito que o principal fator pra permanecer concentrado é ter um ambiente de trabalho organizado e limpo, além de manter um estado mental de foco nas atividades que está realizando e evitar distrações que possam afastar você das suas tarefas”, finaliza.

Segundo a Top Employers Institute, ocorreu um aumento de 15% no número de empresas que instituíram o home office em 2014, contra 6% em 2013. É por essa linha que Carol Brito, jornalista que atualmente trabalha em Dublin e faz home office, vê o futuro. “Eu acho que essa coisa de se matar de trabalhar, ficar horas dentro de um escritório está cada vez mais perto do fim. Não sei se o home office é o futuro para todas as carreiras, mas acho que pelo menos uma rotina de trabalho mais flexível, com possibilidades mais abrangentes, começa a surgir para ficar”.

Consultoria: José Munhoz Fernandes, professor da pós-graduação Gestão Estratégica de Pessoas do Senac Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…