tec-fib-topo

Para quem está em busca de um novo objetivo este ano, cursar uma faculdade pode ser uma excelente opção. Mas, aberta à temporada de vestibulares e matrículas, vem à dúvida: o que cursar?

E as opções são muitas. Além de ter que escolher qual carreira seguir, outra decisão a se tomar é em relação ao tipo do curso. Os cursos tecnólogos ou tecnológicos são alternativas viáveis para diferentes públicos.
Segundo o MEC, “a educação profissional em nível tecnológico, correspondente a cursos de nível superior na área tecnológica, destinados a egressos do ensino médio e técnico”.

Ou seja, ele corresponde a um curso superior, mas com algumas diferenças, como explica Kleber Luiz Nardoto Milaneze, coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da FIB: “este tipo de curso não é técnico e sim, de formação superior. A diferença é que eles são realizados em menos tempo: cerca de dois a três anos, tendo cerca de um ano a menos que os cursos superiores. Por isso, é ideal para aqueles que desejam uma colocação rápida no mercado ou querem fazer um segundo curso superior”.

Segundo o coordenador, o tempo é reduzido, pois trata-se de um curso mais focado em matérias práticas. “Por exemplo, uma pessoa que está cursando bacharelado em administração irá ter aulas diversas na grade, como sociologia, marketing, entre outras. Já no tecnológico, estas matérias são mais focadas. Claro que ambos têm a sua importância”, diz.

E, apesar de no passado estes cursos serem mais voltados à tecnologia, hoje o campo é muito amplo. “O nicho é grande e as faculdades tiveram que procurar mais opções para oferecer a estas pessoas. Hoje, são vários cursos que visam suprir a necessidade de uma rápida demanda para o mercado de trabalho”.

FIB oferece quatro cursos tecnólogos

As Faculdades Integradas de Bauru, FIB, contam com quatro cursos de Ensino Superior Tecnológico: Design de interiores, Design de moda, Gestão de Recursos Humanos, com duração de dois anos, e Produção Audiovisual (2 anos e meio). Eles dispõem de completa infraestrutura e estão com condições especiais de pagamento.

A Faculdade disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a FIB conta também com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior, e com um financiamento interno, exclusivo da Faculdade.

Público-alvo

De acordo com Kleber, os cursos são para todos os públicos, como jovens e pessoas que já estão no mercado de trabalho e procuram uma nova graduação. “Aqui na FIB temos um público muito variado. Tem o profissional que quer aprofundar o conhecimento, como um psicólogo que faz o curso de RH. Pessoas que buscam novos conhecimentos e acabam fazendo algo totalmente diferente ou aquele jovem que deseja a primeira graduação. É um público bem heterogêneo, permitindo versatilidade na sala de aula”, garante o coordenador.

As inscrições para o vestibular devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br.


publieditorial
Serviço:
A FIB está localizada na Rua José Santiago, quadras 15 e 16.
Mais informações pelo telefone (14) 2109 62 06.
Facebook: www.facebook.com/FibBauru
Site: www.fibbauru.br

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…