Trilhas em Bauru e região são uma opção de esporte

Você gosta de fazer atividades físicas, mas ainda não se encontrou no mundo dos esportes? Para quem experimentou de tudo, mas nunca levou nada adiante, já pensou em unir diversão, aventura e até paisagens incríveis? As trilhas são as alternativas de muitos bauruenses para fazer atividades físicas, seja a pé ou de bicicleta.

Educador físico e morador de Bauru há 12 anos, Thiago Zancopé Santo Pietro, organiza roteiros de trilhas na cidade e na região. Ao lado de Diego Baptista, ex-atleta e apaixonado por esporte, eles montaram o site Sujo de Barro, com informações sobre as aventuras e dicas de saúde.

“A cidade de Bauru é rica em estradas rurais com trilhas que podem ser consideradas fáceis e difíceis. Na região do Hospital Lauro de Souza Lima encontramos trilhas leves sem grandes subidas e fáceis de iniciar a prática esportiva. Qualquer pessoa pode praticar, desde que esteja em dia com a saúde e tenha uma orientação adequada, sugiro um acompanhamento de um professor de Educação Física, que pode dar algumas dicas importantes”, conta Thiago.

Além de Bauru, as cidades da região também possuem diversos locais para se aventurar e com atrativos como cachoeiras, por exemplo. “Em Garça, a 70 km de distância de Bauru, todas as trilhas sempre passam por uma cachoeira diferente deixando a pedalada ainda mais atrativa. Também sugiro as trilhas de Botucatu para quem não tem medo de subida e adora um visual, é uma grande opção”, completa o educador físico.

Para o bauruense Luiz Pascon, o esporte fica ainda melhor acompanhado da boa e velha bicicleta. Ele pedala em trilhas há cinco anos e fez um percurso de 145 km que durou cerca de oito horas.

“Tanto em Bauru, quanto na região, o ciclista de mountain bike que curte trilhas, tem ótimas e belas opções. Em Bauru, temos as famosas Trilha da Moto, Matosinho, Evaristo, Gaoduto. Já na região, temos inúmeras opções destacando as cidades de Botucatu, Avaré, Agudos, Lençóis Paulista, Pederneiras, Iacanga, Arealva, Bariri, Jau, Cabrália Paulista e Duartina”, enumera Luiz.

Para começar

Independente do tipo de trilha que for fazer, a recomendação para o iniciante é ir sempre acompanhado. Além de ficar ainda mais divertido, você terá sempre o apoio de outras pessoas caso algo aconteça.

“O mais importante para quem quer iniciar uma atividade de aventura é a vontade de respirar ar puro em comunhão com os amigos. Para quem escolher pedalar, é muito importante ter uma ‘magrela’ revisada por uma loja ou oficina de confiança. Tanto para quem pedala, quanto para quem vai a pé, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental, como capacete, luva e óculos. Além disso, nunca deve se esquecer de levar água”, diz Thiago.

Segundo o educador físico, esses cuidados devem ser levados em conta antes de sair para a aventura. Outra dica do profissional é respeitar os limites do corpo e saber a hora de parar e voltar para casa. Ele explica que forçar os músculos e as articulações pode levar a lesões, impossibilitando o indivíduo de voltar a realizar exercícios.

Aventura em grupo

Se você chegou até aqui decidido que vai se aventurar nas trilhas a pé, conheça mais sobre o Sujo de Barro. Eles contam com um grupo e organizam diversas trilhas em Bauru e região.

Para quem escolheu duas rodas para seguir as trilhas, saiba mais sobre o Bike Brother Bauru. O grupo está no Facebook com mais de dois mil membros e lá você encontra os horários e os pontos de encontro da semana para praticar o esporte.

Sem coragem?

O esporte é muito convidativo pelos lugares e pelas paisagens, mas ainda tem gente que tem certo receio de se aventurar no meio do mato. Para encorajar quem ainda está na dúvida, Thiago faz uma advertência.

“Tome muito cuidado, pois o esporte vicia e pode mudar a sua vida. Você vai perder peso, fazer novos amigos, conhecer lugares diferentes, melhorar a qualidade de vida e, com certeza, estampar um sorriso no rosto que dificilmente alguém vai conseguir tirar. Seja você, o seu melhor exemplo”, diz.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Saúde e Esportes
Comentários estão encerrados

Verifique também

FIB apresenta curso de Administração com foco em empreendedorismo

Um dos aliados na hora de abrir o próprio negócio é a base teórica e, para isso, o curso d…