Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. Esse número representa 6,9% da população nacional.

Se você não sabe exatamente como essa doença atua, o Ministério da Saúde tem a resposta. É uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando não consegue usá-la de maneira eficaz.

A insulina é um hormônio fundamental para nosso organismo. Contudo, altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Cuidados necessários

A melhor forma de prevenir o diabetes é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam, não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

O Ministério da Saúde aponta como os principais sintomas do diabetes:

  • Sede, fome e cansaço em excesso;
  • Perda de peso rápida e involuntária;
  • Hálito modificado;
  • Visão embaçada;
  • Vontade de urinar várias vezes ao dia.

Ação saudável

Além das recomendações de prevenção e percepção de sintomas, as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) abrem inscrições para o grupo “Nutrição e Diabetes“.

Promovido pelo curso de nutrição, o grupo é voltado para pacientes diabéticos e seus familiares. Ao todo, serão quatro reuniões com duração de uma hora cada. Além disso, também haverá uma oficina de culinária de doces e salgados para diabéticos.

As reuniões serão conduzidas pela professora Taís Baddo. Nelas, os pacientes saberão informações importantes sobre a doença, além de ter a oportunidade de compartilhar vivências.

“Desmistificaremos mitos alimentares relacionados ao diabetes. Toda reunião daremos dicas, receitas e ideias para tornar o dia a dia mais prático”, completa Taís.

O grupo tem como objetivos:

  • Assistir aos pacientes portadores de diabetes mellitus, envolvendo-os no processo de autocuidado;
  • Motivar os pacientes portadores de diabetes a realizarem uma alimentação equilibrada na busca pelo controle da glicemia, qualidade de vida e bem-estar;
  • Realizar ações de educação nutricional visando mudança no estilo de vida por meio de uma alimentação simples e acessível.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 28 de março pelo telefone da Clínica de Nutrição: (14) 2109-6233. Podem participar pacientes portadores de diabetes mellitus e seus familiares. As vagas são limitadas.

A primeira reunião será realizada no dia 04 de abril, das 09h às 10h, na Clínica de Nutrição da FIB.

Serviço:

Inscrições para o grupo “Nutrição e diabetes” na FIB

Período de inscrições: de 1° de março a 28 de março

Telefone: (14) 2109-6233 (Clínica de Nutrição)

Atividade gratuita

 

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…