Você já parou para pensar que todas as nossas ações geram algum impacto para o meio ambiente? Desde beber água em um copo plástico até construir uma casa, tudo o que fazemos reflete no meio ambiente. Por isso, se atentar à nossa relação com a natureza é fundamental para o futuro.

Se uma pessoa já afeta o meio ambiente, imagina uma empresa ou uma indústria! Dessa forma, existem diversas leis e exigências que devem ser seguidas para que esses empreendimentos sejam legalizados.

Para muitos, esses processos podem parecer obstáculos, por isso, os bauruenses Samir Gibran Junior e Guilherme Bovolini Ribeiro resolveram criar a Bio GS Ambiental, empresa de assessoria ambiental.

“O nosso objetivo é melhorar a relação da pessoa com o meio ambiente, mudando a visão do empresário de que isso é um obstáculo. Ao mesmo tempo queremos oferecer um serviço de qualidade, atendendo a todas as exigências dos órgãos com agilidade para que isso não vire uma preocupação na vida do cliente”, explica Samir.

Para ficar de bem com o meio ambiente

Inaugurada há três anos em Bauru, a empresa oferece serviços para dois potenciais clientes divididos em azul e verde. O azul engloba empresas, indústrias e postos de combustível. Já o verde é a parte agrícola, de corte de árvores, autorizações, enfim, tudo na parte ambiental.

No total, a Bio GS Ambiental oferece mais de 26 serviços no seguimento ambiental e em paralelo, a empresa conta também com uma equipe de engenharia civil para agregar um serviço mais completo ao cliente. Entre eles estão:

  • Projetos e licenças: licença e projeto de perfuração de poço artesiano (DAEE) e plano de gerenciamento de resíduos sólidos;
  • Autorizações ambientais: intervenção em APP (Área de Preservação Permanente), compensação ambiental, queima controlada e caracterização de vegetação.
  • Outorgas: direito de uso e intervenção do recurso hídrico (DAEE), captação, lançamento e travessia;
  • Tamponamento de poço de tubular: definitivo e temporário;
  • Licenciamento ambiental: licença prévia, de instalação, de operação, renovação de licença de operação, autorizações ambientais e Certificado de Movimentação de Resíduos;
  • Regularizações ambientais: Cadastro Ambiental Rural (CAR);
  • Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA): elaboração e cumprimento;
  • Secretaria Estadual do Meio Ambiente: auto de infração ambiental, defesa e recuperação de áreas degradadas.
  • Projetos Civis: projeto arquitetônico, regularizações municipais, unificação e desdobro de lotes, projeto técnico de prevenção e combate a incêndio (PT/PTS/AVCB) e laudo técnico de avaliação.

“Temos que desmistificar o fato de que se adequar às leis ambientais é difícil. Não é impossível, é burocrático, mas tem que preservar”, diz Guilherme Bovolini Ribeiro, sócio-proprietário da Bio GS Ambiental.

A importância desse trabalho

Para os sócios, oferecer esse tipo de serviço é facilitar a mudança de hábito das pessoas com o meio ambiente. Além de compensar os impactos que as indústrias, potenciais poluidoras, geram.

“É impossível não afetar o meio ambiente, mas temos que fazer isso da menor forma possível. Em 2018, plantamos cerca de mais de três mil e quinhentas mudas em Bauru e região”, relata Samir.

“A gente oferece um serviço de recuperação ambiental (TCRA). Temos cinco obras na região e plantamos cerca de três mil mudas em loteamento CDHU, pois é um modo de compensação, mesmo que não haja cortes de árvores”, completa Guilherme.

Plantação de mudas feitas pela Bio GS

Bio GS Ambiental Bauru

A empresa nasceu de dois amigos de escola, os bauruenses Samir e Guilherme. Formados em áreas similares, gestão ambiental e engenharia ambiental, eles decidiram se unir. “Um dia a gente se encontrou e o Guilherme disse que estava fazendo engenharia ambiental. Aí eu falei ‘se forma logo pra gente começar a trabalhar juntos’. Ele respondeu ‘vamos começar já’. Então a gente começou o escritório mesmo sem ele se formar”, relembra Samir.

Hoje, com diploma em mãos, a empresa completa três anos com um objetivo em mente: “mudar a visão sobre a burocracia imposta, porque nada é impossível”, finaliza Guilherme.

Guilherme Bovolini Ribeiro, engenheiro ambiental e sanitário, sócio-proprietário da Bio GS

Serviço
Bio GS Ambiental
Local: Avenida Getúlio Vargas, 9-60 (1º andar, sala comercial 3)
Telefone: (14) 4141-1077
Facebook: www.facebook.com/BioGsAmbiental
Site: www.biogsambiental.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…