Bauru carrega cada vez mais o nome do esporte brasileiro para todas as partes do mundo. Agora não é diferente. Dois atletas da ABDA foram convocados para a seleção brasileira de atletismo para competir pelo Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-20 na Colômbia.

A competição acontece agora nos dias 15 e 16 de junho e contará com a presença dos bauruenses Jeovana Fernanda Santos e Leonardo Ferreira do Nascimento, atletas da ABDA (Associação Bauruense de Desportes Aquáticos).

atleta abda atletismo
Foto: Wagner Carmo

Leonardo disputará a prova dos 3000 metros com obstáculos e lidera o ranking brasileiro da modalidade. Para Jeovana, esta é a terceira vez que é convocada para a seleção de atletismo e disputará as provas de 300 metros com obstáculos e 300 metros rasos.

Terceira convocação

Estar competindo pela seleção brasileira não é para qualquer um e, para a bauruense Jeovana, essa já é a terceira convocação.

A atleta comenta que a convocação pode acontecer de diversas formas. Umas delas é que, quanto mais o esportista participa das competições, mais ele vai subindo no ranking do esporte na América do Sul. Dependendo da sua colocação, a seleção brasileira faz a convocação.

atleta abda
Donato Fidelis – Alta Fotografia

Sobre essa chamada, empolgada, Jeovana expõe:

“É uma alegria, porque estou representando o meu país, a minha família e a minha equipe. Não tem explicação, todo atleta sonha em representar seu país em uma competição como essa”.

Mesmo com o nervosismo, Jeovana afirma que está bem focada e espera trazer a medalha para casa. Mas confessa: para controlar a ansiedade, rói as unhas!

Esporte que muda a vida

Mesmo com 19 anos, Jeovana percebe como o esporte mudou sua vida. “Melhorou muito a minha disciplina, respeito e educação!“, conta.

Seu primeiro contato com o atletismo foi aos 14 anos, com uma competição na escola. Foi quando surgiu a oportunidade de treinar profissionalmente.

“No começo eu não gostava não, ia só para fugir da aula, mas depois, eu fui pegando o gosto”, confessa Jeovana.

A primeira competição profissional aconteceu em 2015. De lá para cá, já perdeu as contas de quantas medalhas já conquistou.

atleta abda
Foto: Wagner Carmo

Para esse resultado, Jeovana treina semanalmente, de terça e quinta em dois períodos, e de segunda, quarta e sexta em um. Além do treino, a atleta também faz acompanhamento nutricional. Tudo para trazer resultados cada vez melhores para a carreira.

Pronta para embarcar para a Colômbia, Jeovana e Leonardo têm a chance de mostrar a força do esporte no Brasil.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…